domingo, 28 de julho de 2013

- Mudança de Casa no Canadá





Nem completamos um ano de Canadá e já mudamos de casa.

Será que somos um casal instável? Deixe-me pensar... Em 5 anos de casamento estamos na nossa quarta casa, sendo duas no Brasil e duas no Canadá. Mas acredite ou não, há um motivo completamente justificável para cada uma destas mudanças, no caso desta última foi redução de custo.

Sim, é isso mesmo. Em geral as pessoas mudam para uma casa maior e mais cara. Em parte, fizemos o contrário, pelo menos na questão preço. Agora estamos em um lugar melhor, maior e 30% mais barato. Isso pode parecer contraditório, mas na verdade o valor do aluguel do apartamento que morávamos é que estava fora da realidade. O primeiro lugar em que moramos em terras canadenses ficava em um prédio visado, na moda e super valorizado, por isso, pagávamos acima do valor de mercado. Tudo bem que ficava muito bem localizado, em um edifício novo e com várias facilidades no entorno, sobretudo para quem gosta (ou precisa) fazer as coisas a pé, mas quando está começando a vida em outro país não há chance para gastos com luxos e facilidades.

Mas não foi à toa que alugamos exatamente este imóvel atípico. Resumindo, na ocasião em que procurávamos um lugar para morar no Canadá, tínhamos dois complicadores: 2 cachorros grandes e ainda estávamos no Brasil quando o alugamos, ou seja, o fato de ainda não estarmos estabelecidos no país significava que nosso crédito era inexistente. Com a situação desfavorável nesse momento, tivemos dificuldade para achar um locador que nos aceitasse, e pagamos alto por isso. Mais detalhes sobre esta questão estão escritos no post "Procura de imóvel em Vancouver".

Sabendo do alto valor em aluguel, estávamos incomodados com a situação, principalmente porque achávamos que o apartamento não valia o preço cobrado se comparado às outras opções na cidade.

Depois de nós dois já estarmos estabelecidos no Canadá, o Maurício trabalhando e um histórico de crédito iniciado, a nossa situação ficou diferente. Com alguns pontos favoráveis, resolvemos procurar algo que não pesasse tanto no nosso bolso.

O contrato de locação que estava em andamento terminaria apenas em outubro, mas ficamos preocupados em demorar para achar algo bom e começamos a dar uma fuçada no mercado para ver como estavam os preços, o que poderíamos encontrar pela frente e se realmente valeria e pena a mudança. E mais uma saga começou. Novamente estávamos com os olhos fixos no Padmapper, Kijiji e Craiglist. E de novo a questão "pet" parecia ser um barreira. Mas tínhamos um ponto de vantagem desta vez, agora poderíamos negociar com o proprietário a aceitação da nossa Golden já que visitaríamos o local pessoalmente.

Por causa disso, o Maurício começou a pesquisar imóveis e ignorou completamente as restrições a animais descritas nos anúncios. Vimos vários apartamentos em diversos locais, até que ele agendou algumas visitas. Entre as opções vistas (pessoalmente e anúncios), um específico nos interessou muito pois estava dentro do nosso budget, era bem localizado e maior do que o apartamento que estávamos. No anúncio estava claro o não aceite de cachorros, mas durante a visita conversamos com o proprietário e ele acabou permitindo a Jesse. Na prática, ele foi visitar o local que estávamos morando para conhecer nossa cachorra pessoalmente que, para a nossa sorte, é extremamente educada. Com um bom "xaveco" e nova realidade, ele aceitou a nossa proposta.

O lado ruim desta história é que tivemos que reincidir o contrato que estava em andamento, o que não queríamos. Pela lei, não poderíamos fazer isso a não ser que fosse feito um acordo com o proprietário. O Maurício explicou a situação e negociou com a Landlord a nossa saída antecipada. Naturalmente ela não ficou feliz mas concordou desde que retivesse o "depósito de segurança" como multa. O depósito de segurança é um valor retido pelo proprietário no início do contrato para o caso de eventuais danos ao patrimônio que podem acontecer durante a estadia do inquilino. Em geral é equivalente a 1/2 aluguel e para que tem animais, é cobrado em dobro (totalizando 01 aluguel inteiro). Este valor é devolvido no término do contrato, exceto se o locador achar que deve arrumar algo causado pelo morador. Na realidade, trata-se de um "reembolso" antecipado.

No nosso caso, não houve nenhum problema com o apartamento, mas a "malandrinha" negociou que aceitaria a quebra contratual mediante a uma multa igual ao depósito, aceitamos. A justificativa usada para convencê-la da antecipação foi o incômodo causados por nossos vizinhos. E isso de fato era uma enorme inconveniência  Tínhamos constantes problemas com barulho de madrugada (chegamos a acionar a polícia em uma vez) e com excesso de lixo que jogavam pelas varandas dos apartamentos superiores e caiam no nosso pátio. Era um porre ter que ficar lavando o quintal porque os outros eram porcos! 

Concluindo, saímos de lá mediante a uma multa mas sem brigas maiores. Fizemos os cálculos e valia a pena pagar a penalidade e trocar de imóvel.

Enfim, fizemos nossa mudança da forma mais econômica possível comprando o mínimo necessário no Ikea (é claro) e transportando nossos pertences no próprio muque. Nada de contratação de empresa terceirizada. Foi super cansativo, mas compensador. Levamos uma semana inteira para levar tudo o que era nosso e mais uma para limpar e organizar as coisas. Mas mudança é mudança. O que eu percebi é que mesmo estando em um local pequeno, eu e o Mauricio somos “junta-tralha”. Oh casal bom para ter tranqueira em casa! Mesmo morando em um cubículo conseguimos juntar muita coisa! E olha que a maioria dos nossos pertences estão no Brasil na casa dos meus pais. De qualquer maneira, tivemos duas semanas para fazer o deslocamento de tudo. Como a casa nova fica apenas a 3 quadras do imóvel antigo, resolvemos distribuir o trabalho de mudança e organização em 15 dias e fazer tudo aos poucos. Por causa disso, nem alugamos o famoso U-Haul. Como nós mesmos teríamos que carregar tudo (ou melhor, o Mauricio teria que carregar tudo sozinho já que sou fraca), preferimos não concentrar o trabalho em um único dia.

Agora estamos em uma nova casa (apartamento tipo townhouse), melhor acomodados e menos pobres todos os meses!!! E o mais importante, felizes!


=======================================================
 Abaixo algumas fotos do apê antigo:
=======================================================




Sala / cozinha
(tudo junto e misturado em 1m2)

Cozinha

Quarto
(o outro quarto não tinha janela)

Patio
(varanda)

Escritório
(na verdade é um canto da sala ao lado do sofá)
Storage na área comum do prédio
(uma grande ajuda para quem não tem espaço)


=======================================================
 Abaixo algumas fotos da mudança:
=======================================================



Um dos dias dos pacotes

Carrinho p/ ajudar no deslocamento
(foi devolvido!!)

Jesse no dia da Mudança
(o Mauricio foi correndo porque não cabia no carro!!)

Compra no Ikea
(o Mauricio passou sábado montando as coisas)

Carro carregado com as coisas do Ikea
(porta-malas não fechava, então fizemos gambiarra)


Ao escrever um comentário, por favor, indique um email de contato (que não será divulgado publicamente)




sábado, 27 de julho de 2013

- Celebration of Light






Se há um evento que define o verão em Vancouver, é o CELEBRATION OF LIGHT, uma competição internacional de pirotecnia musical e festa: três noites dos melhores fogos de artifício que existem. E mais do que brilho no céu, as luzes que se formam no alto são sicronizados com músicas fazendo do espetáculo um verdadeiro show.

Celebration of Light, atrai mais de 1,4 milhões de espectadores todos os anos é considerado o festival mais aguardado pelos residentes da cidade. Este ano de 2013 registra a 23 º edição e espera uma movimentação próxima de CAD$ 40 milhões em turismo e hospitalidade incrementais.

O evento é anual e trata-se de uma competição amistosa na qual 3 ou 4 países são convidados a participar do “jogo” e devem apresentar um show de fogos e som na praia English Bay, localizada em Vancouver. O festival acontece no decorrer de uma semana do verão, na qual cada país participante faz a sua apresentação em uma determinada noite.

Historicamente, a primeira edição foi realizada em 1990 e a competição, anteriormente chamada de "Symphony of Fire", foi criada pela empresa Benson & Hedges, uma indústria de Tabaco. Em 2000, foi sancionada uma lei que passou a proibir propaganda do Tabaco em Vancouver e, desde então, o festival passou a ser chamado de Celebration of Light. Agora que não há mais vínculo com a indústria de cigarro, cada ano uma empresa é patrocinadora do evento.

No ano passado o Brasil participou pela primeira vez do evento e competiu contra a Itália e Vietnã. Mesmo não tendo sido o ganhador, o show brasileiro foi muito admirado pelo público e imprensa. O vendedor foi a Itália e, pelo jeito, não é uma pedra no sapato do Brasil apenas no futebol!

Show do Brasil no Celebration of Light

Será a primeira vez que iremos ao Celebration of Light e por tudo o que já ouvimos, estamos ansiosos para conhecer mais esta mania canadense! 

Neste ano concorrerá ao prêmio o Canadá, Reino Unido e Tailândia. O evento acontecerá no dia 27/07 (sábado), 31/07 (quarta-feira) e 03/08 (sábado).




O caledário do esperado evento segue abaixo:




Para informações detalhadas, entre use o link Celebration of Light

Ao escrever um comentário, por favor, indique um email de contato (que não será divulgado publicamente)


terça-feira, 23 de julho de 2013

- Falando em churrasco... corte carne Brasil x Canadá



Como comer é algo que fazemos literalmente diariamente, então, é inevitável ter que se adaptar aos costumes local. Uma coisa que para nós está sendo impactante é o preço da comida e por isso, estamos mudando um pouco os nossos costumes na forma de nos alimentarmos.


Eu e o Mauricio somos fãs das comidas mais leves, como saladas, legumes, grelhados e frutas. Geralmente consumíamos muito frango no Brasil, mas aqui (pelo menos em Vancouver) o frango não é uma boa alternativa de preço. Em função disso, tenho substituído a fonte de proteína do nosso cardápio com mais frequência. O lado bom é que tenho consumido muito mais peixe, mas o Mauricio só come frutos do mar na culinária japonesa, o que não é algo simples de se fazer em casa. Por isso, para ele tenho tentado fazer mais carnes bovinas, a única coisa que dificulta um pouco é que estas carnes não são iguais as do Brasil.


Claro que boi é boi em qualquer lugar no mundo, mas os cortes (divisão do boi, argh!!) são diferentes entre o Brasil e o Canadá (e EUA). No começo sofri um pouco para entender, mas depois acabei pesquisando um pouco e me adaptei.


Na realidade não há uma maneira de traduzir na íntegra os nomes, já que o mapa do animal é dividido de forma distinta entre os países. A única carne que é idêntica é o Filé Mignon, tanto no corte como no preço, que também é a mais cara por aqui. Mas para as outras, existe uma tabela de equivalência que ajuda um pouco na hora de escolher qual carne comprar e qual prato preparar.


O que vale, é entender a origem de cada uma delas. Se você não é uma pessoa fresca como eu que pensa que bife é bife e não um animal, certamente não terá problemas com isso. No meu caso, quase virei vegetariana fazendo esta pesquisa, mas fui até o fim para tentar fazer algo de bom para o maridão!

Abaixo segue uma lista que pode facilitar a vida pelo corte Brasileiro:




=====================================================================

Acem: CHUCK
Alcatra: TOP SIRLOIN
Braco: SHOULDER
Capa de File: PRIME RIB
Contra File: STRIPLOIN
Contra File Argentino: SIRLOIN
Costela: RIB
Coxao Duro: OUTSIDE ROUND
Coxao Mole: TOP INSIDE
Cupim: HUMP
File de Costela: STRIP LOIN
File Mignon: MIGNON ou TENDERLOIN
Fraldinha: BOTTOM SIRLOIN
Aba de File: SKIN OF TENDERLOIN BEEF
File de costela: RIB EYE
Lagarto: EYE OF THE ROUND
Lombinho: THICK SKIRT
Maminha: TRIP-TIP
Musculo: MUSCLE, SHANK
Patinho: KNUCKLE
Peito: BREAST
Pescoco: NECK
Picanha: RUMPSTEAK
Ponta de Agulha: SHORT RIBS
Rabo: OX TAIL


=====================================================================

Abaixo o mapa de corte Canadense:




Ao escrever um comentário, por favor, indique um email de contato (que não será divulgado publicamente)

segunda-feira, 8 de julho de 2013

- Churrasco a moda canadense






Há umas semanas atrás fomos convidados para ir a um churrasco canadense e para nós isso seria outra uma oportunidade de conhecer mais um pouco dos costumes locais, e claro, uma chance de conhecer gente, comer e beber. Para nós tudo o que se refere aos costumes dos nativos daqui é um enorme mistério e nunca sabemos o que devemos (ou não) fazer ou como agir em cada situação. O negócio é não ter medo e encarar toda novidade como uma experiência.

O evento aconteceu na varanda e depois mais gente foi chegando. No total estávamos em 10 pessoas e confesso que todos foram extremamente receptivos, principalmente porque sabiam que meu inglês é péssimos e levaram numa boa os meus "foras", que devem ter sido muitos. Ficamos um pouco alterados por causa do álcool, já que não nos deixavam sem copo na mão nem por um minuto. Acenderam a churrasqueira e.... nada de picanha. Na verdade havia burguer. Mas tenho que admitir que estava ótimo, além da enorme variedade de acompanhamentos que a Kayla (anfitriã) ofereceu.  Ficamos suuuuuper satisfeitos e digo mais, sem puxar sardinha para o lado dela (que nem lê este blog), foi um dos melhores hambúrgueres que já comi, se não foi o melhor. Na hora da sobremesa havia muitas frutas e todos se esbaldaram nos docinhos... que fez sucesso!! 


Neste dia, o tempo estava perfeito. Um céu super azul, sem nenhuma nuvem e com uma paisagem maravilhosa da varanda. O por do sol atrás das montanhas foi um show a parte.
Algumas pessoas já haviam nos dito que festa canadense tem hora para começar e para terminar e que geralmente é curta. Neste caso, fomos embora à 1am, e só porque já estávamos para lá de Bagdá. Eles continuaram por lá bebendo mais...


No dia seguinte não poderia ter outro resultado: ressaca. No meu caso foi ressaca em dobro. Em primeiro lugar tive ressaca física pelas bebidas e em segundo ressaca intelectual. Minha cabeça estava fritando de tanto inglês que tive que falar, porque afinal, não falo nada neste idioma, então preciso pensar muito para conseguir me comunicar. Mas foi tudo muito ótimo e já prometi a eles que na próxima vez levarei cachaça brasileira!


Para começar, quem nos convidou foi uma das veterinárias que trabalha na clínica onde levamos nossa cachorrinha. Acho que talvez tenha sido por dó por sermos estrangeiros e estarmos meio perdidos ainda. Como ficamos sabendo que não é muito fácil fazer amigos em Vancouver porque as pessoas são mais fechadas e formais, não pensamos duas vezes e aceitamos o convite.

Um dia antes do churrasco ela ligou para passar o endereço e a hora que deveríamos chegar: às 6 pmish. "Ish"? Que diabos é isso? Bom, para quem não sabe (e eu não sabia) as pessoas usam a expressão ish quando querem dizer um horário aproximado (tipo "por volta das 18h").

Nós ainda não sabíamos (e continuamos não sabendo) como as coisas funcionam por aqui quando se visita alguém em casa e isso pode ser um pouco constrangedor, principalmente para mim que sou meio neurótica com estes detalhes de ser educada e querer fazer tudo certo sempre.

Mesmo não conhecendo ninguém que pudesse nos explicar a cultura canadense, já havíamos observado que em algumas ocasiões quando alguém chegava no nosso prédio para visitar um morador aos finais de semana, a pessoa geralmente estava carregando uma sacola com bebida e algumas vezes comida. Por conta disso, deduzimos que deveria ser cultural os convidados levarem algo para o anfitrião. Pensando nisso, achamos melhor perguntar à anfitriã o que seria do agrado dela para levarmos. De cara ela sugeriu bebida e se achássemos conveniente poderíamos levar alguma sobremesa "brasileira".

Sobremesa brasileira??? Ué, no Brasil eu costumava servir aos amigos sorvete e pronto. Mas acho que não era isso o que ela esperava. E o que planejamos levar? Me desculpem os fãs de cocada, doce de leite, goiabada e pudim de leite. Eu optei por algo mais simples, rápido e fácil de fazer: brigadeiro e beijinho. O único problema é que faltava o leite condensado, ou seja, o principal ingrediente. Para quem não sabe, leite condensado não é a coisa mais fácil de se encontrar por estes lados, e quando há no mercado, você tem que procurar com bastante cuidado porque geralmente é uma latinha bem pequena que fica perdida entre milhares de outros enlatados nas prateleiras. E nada de muitas opções, se tiver sorte, achará uma marca e só. Dei uma andada entre alguns mercados acabei achando no Safeway (mercado tipo Pão de Açucar no Brasil, que tem umas muitas coisas boas para comprar e geralmente com preço um pouco mais alto). Acabei comprando algumas latas e preparando a "sobremesa" no mesmo dia (no copinho porque estava com preguiça de fazer as bolinhas).

Bom, voltando ao assunto principal...  Fomos ao churrasco as 18:30h e levamos cervejas (indicada pelo chefe do Mauricio) e os docinhos. Chegando lá só havia um casal e já o cumprimentamos e foram super simpáticos. Fiquei meio sem graça porque não paravam de olhar para os nossos pés. Aí me lembrei de que devíamos ter tirado os sapatos assim que entramos no apartamento (o que não fizemos). Pedimos desculpas pela "falta de educação", a anfitriã foi super gentil e disse que não precisávamos nos importar com isso, mas preferimos seguir as regras deles e entramos na moda "shoes off".








Ao escrever um comentário, por favor, indique um email de contato (que não será divulgado publicamente)