domingo, 27 de setembro de 2015

- Emburrecendo


Você já teve a sensação de que está emburrecendo, ou melhor, desaprendendo? Ou que está completamente desatualizado? Pois bem, esta é a minha mais nova fase de vida. E como isso foi acontecer?


Well, vida de novo imigrante justifica tudo. Enquanto a maioria das pessoas gostam de compartilhar publicamente o lado poético da
vida em outro país, eu me vejo perdida no meio de infinitas informações ao meu redor. E mesmo depois de mais de dois anos de Canadá, ainda existe muita novidade sendo absorvida diariamente. E quando digo muita, quero dizer muuuuuuita mesmo. Acho que não existe uma hora do dia em que não aprendo algo novo. E nem sem quando isso vai diminuir... Claro que aprender é uma atividade constante na vida de qualquer pessoa, ainda bem. Mas atualmente, apesar de já ser adulta, sinto que voltei a ser uma criança que está tentando entender tudo e qualquer coisa ao alcance dos 5 sentidos. O problema é que o meu "HD" já está relativamente ocupado, e às vezes parece que tenho que apagar algumas informações para armazenar outras novas. E é bom mesmo fazer isso, porque quando não se apaga o que já sabe, corre o risco de misturar tudo (rsssssss).

A verdade é que sinto que estou "emburrecendo". Sim, em-bur-re-cen-do. E o pior, em vários ângulos da minha vida. Obviamente o idioma é um dos itens problemáticos. Assassino a língua portuguesa a todo instante. O inglês nem se fala. Agora estou criando o "Priscilanês". Para quem quiser, posso dar cursos particular sobre o novo idioma criado por mim mesma. Uma maravilha! Marido até se assusta de vez em quando. Não somente pelas minhas derrapadas grosseiras, mas porque antes de vir para cá eu era bem "chatinha" com a minha forma de lidar com o Português. E apesar de nunca ter sido perfeita na escrita e na fala, eu tinha orgulho de tentar falar tudo "quase" corretamente.

 

Ultimamente adquiri a terrível mania de criar palavras novas, ou até concordâncias inéditas. Às vezes eu lembro das palavras em português e seus derivados pela metade, e aí invento qualquer coisa no meio da conversa. E são coisas do tipo "intensamente ou intensificadamente", "adequação ou adequadação", "incansadamente ou incansavelmente", "variavelmente ou variadamente", entre outras coisas absurdas. No meio da conversa falo algo esquisito, percebo que eu disse alguma coisa errada, paro de falar, fico repetindo a palavra de formas diferentes até encontrar aquela que encaixa melhor no contexto, não necessariamente a correta. Um show de horror!!!! Eu não sabia que idioma poderia ser desaprendido, ou confundido desta maneira. Sério. Confesso que outro dia falei "menas". Gente, "menaaaaaas". Este é o pior deslize possível. "Menas" não poderia ter acontecido. Quando eu falei esta palavra, no mesmo instante eu me corrigi. Juro! Mas não tem como voltar no tempo e esta derrapada aconteceu. Não é para começar a se preocupar? Será que já está no momento de procurar psiquiatra? Ai que medo de mim mesma (hahahah).

Ainda bem que matemática é igual no mundo todo. Ou não. Claro que sim Priscila! Com certeza é. Deve ser. Talvez seja. Não sei mais. Brincadeiras à parte, como arquiteta uso o sistema imperial, o que parece não ter lógica nenhuma. E não se trata somente de operações matemáticas com fração. Trata-se de mistura mesmo. Por exemplo: 3'-4 5/8" + 28" = 5'-8 5/8" ou 68 5/8" (??????). Aí você lembra que a sua calculadora não tem sistema imperial. E mesmo que tivesse, você não saberia usar. Mas tudo bem, porque afinal, eu aprendi a fazer conta de fração na escola lá na quarta série quando eu tinha uns 10 anos. E é muito simples, basta usar o "mdc" (mínimo divisor comum), ou será que eu deveria usar o "mmc" (máximo múltiplo comum). Sei lá, só sei que não posso somar 3/8 com 1/4 se não tiverem o mesmo divisor (posso???). E o pior, 1' = 12" (leia-se um pé é igual a doze polegadas, ou one foot comprises twelve inches). Por que doze????????? Pelo amor de Deus! Estou acostumada a fazer conta de dez em dez!!! Por que doze????? Por que doze????? Aí vira aquela confusão. 5" + 9" =14", ou seja, 1'-2" (um pé e duas polegadas). E isso é simples, porque 14-12 =2, então temos 1 pé inteiro e 2 polegadas, porque no pé cabem 12 polegadas então.... Socorro!!!!! E eu jurava que era boa de matemática. Só faltava ter que usar logaritmo... Será que tem e ainda não estou sabendo?


Aí vai juntando tudo né. As novidades da vida, as contas para pagar, o emprego novo, o inglês, o sistema imperial, o sistema de construção no Canadá... Calma Priscila, sem pânico. Respira fundo e conta até 10 (ou seria melhor contar até 12 para se acostumar com o sistema imperial). Sei lá minha filha, conta qualquer coisa para colocar oxigênio nesse cérebro porque o negócio tá feio!!!!


Mas calma, ainda tem mais coisa me emburrecendo. Na minha "pacata" vida brasileira eu tinha o ótimo hábito de estar antenada a tudo (até então eu não sabia que a minha vida era pacata). Eu simplesmente amava ler e ouvir notícia. Eu adorava ler jornal impresso pela manhã. Sei que é coisa de gente mais velha, mas é a verdade. E isso não bastava, no carro eu só ouvia AM. E não somente porque eu era nerd, mas também porque escutar notícias era um
mecanismo contra enxaqueca. E só quem sofre disso sabe o que eu estou dizendo. Eu não conseguia (e ainda não consigo) ouvir música por longos períodos pois vira um barulho atormentador. Por isso acabei adquirindo o hábito de ouvir notícias no carro como distração no trânsito, unindo o útil ao agradável. Eu sabia tudo o que estava acontecendo no mundo. 

Mas hoje eu não consigo mais ler notícias, nem ouvir! Não dá tempo. Não sei mais o que está acontecendo no Brasil, no mundo. Socorro!!!! Presidente de onde? Dólar subindo? Impeachment de verdade? Guerra? Crise? Refugiados de onde? Coitados! Jura que isso está mesmo acontecendo? Descobriram isso agora? Inventaram esta coisa aí? Cientista quem? Novo planeta? Vão mesmo para Marte? Vacina nova para esta doença? Que ótimo! Que doença é esta mesmo?


Gente, é desanimador. Atualmente tenho que escolher entre ler sobre arquitetura, sistema imperial ou aperfeiçoar o inglês. Ainda preciso saber mais sobre o cantinho que vivo hoje e como fazer a minha vida funcionar por aqui. Eu nunca imaginei um dia que ficaria em déficit com as informações gerais do mundo. E isso me dá um aperto no coração. Sinto que às vezes estou regredindo ao invés de progredindo. Sei que isso não é verdade, espero! Mas é triste sentir que estou meio deslocada do mundo. E podem até dizer que falta de tempo é desculpa. Mas não é somente a questão de tempo, mas sim o foco atual. E é por isso que digo que imigrar é "FODA", pois as dificuldades estão nos detalhes. Sabe quando parei para imaginar que aprender tanto me faria desaprender tanto? Que ironia! Ok, sei que não estou desaprendendo. Estou apenas deixando algumas questões de lado temporariamente. Todo momento tem as suas devidas prioridades. E hoje tenho as minhas. E não tenho como fugir disso. Por isso, só me resta torcer para que isso realmente seja apenas uma fase passageira.


"Desculpa mundo, vou ter que te deixar um pouco de lado. Espero que possamos nos encontrar novamente num futuro próximo e compartilhar as novidades. Hoje, realmente preciso me focar no pequeno mundo em volta do meu umbigo por uma questão de sobrevivência. Não fique magoado, um dia estaremos sintonizados novamente, prometo!"