sexta-feira, 8 de novembro de 2013

- PS: Mais info sobre Curso de inglês para imigrante Canadá (ELSA)





Há um tempo atrás eu escrevi aqui no blog sobre um curso de inglês que estou fazendo específico para adultos imigrantes na condição de Residente Permanente – post: Curso de inglês para imigrante Canadá (ELSA)

Apenas agora tive conhecimento de uma informação bem importante a respeito deste curso, e claro, resolvi compartilhar aqui no blog.

Eu comentei que a pessoa interessada deveria fazer uma prova para avaliar o conhecimento no idioma. De acordo com nível de inglês avaliado, a pessoa poderia escolher uma escola dentro de uma seleção oferecida pelo programa, conforme lhe fosse mais conveniente.

Uma coisa que eu não mencionei, até porque eu mesma não sabia, é que cada escola dá ênfase em um tipo de assunto a ser abordado durante o curso. Isso quer dizer que as aulas de inglês podem girar em torno de adaptação cultural, cotidiano, trabalho, sistema edicacional, etc.

Sendo assim, na hora de escolher a escola é muuuuuito mais interessante o estudante perguntar sobre os assuntos abordados do que procurar a escola por proximidade de casa. Claro que estudar em um lugar perto é bem atrativo, mas acredite, ir para a aula e discutir o assunto completamente fora do interesse é muito chato e improdutivo. Digo isso por experiência própria.

No meu caso, para a maior sorte do mundo, estou estudando em uma escola muito legal, linda, super estruturada e perto de casa. Mas o melhor de tudo é que o assunto das aulas é super do meu interesse: trabalho. Em geral, a professora discute questões relacionadas ao mercado de trabalho canadense (workplace). Mas estar nesta escola não foi tão simples assim. Antes desta, passei por outras duas. Claro que isso pode parecer loucura, mas a que estou cursando agora tinha uma enorme fila de espera e aceitei começar a estudar em uma unidade qualquer que tinha vaga, sem me importar com a distância. Na ocasião a aula começava às 9:00h e terminava às 14:30. Por causa do horário, pedi alteração para qualquer uma outra que tivesse vaga no período da manhã (das 9:00h às 12:00). Como eu tinha plano de começar a trabalhar, estudar no curso que fosse até às 14:30h atrapalharia minha busca por uma vaga.

Sendo assim, mudei de escola. O pior é que eu odiei tudo lá. Não gostei da turma, da professora, da estrutura, de nada. Sem falar que era super entendiante. Mas ainda assim continuei a frequentar as aulas pois meu foco em aprender inglês era maior do qualquer chatisse. Após completar 30 dias nesta unidade, fui chamada para estudar na escola que estou agora, pois havia aberta uma vaga. Aí pedi transferência imediatamente, afinal, era a escola que eu queria desde o início. Mas devo admitir aqui que o interesse principal era a proximidade de casa. Eu poderia ir a pé porque a distância é de apenas 2km, sendo que o caminho até lá é através de um parque, ou seja, lindo!!! Eu até poderia ir de carro para evitar o frio, mas sabe como é, esta caminhadinha ajuda a manter a forma né?!

Aí…. Sem mais nem menos, um dia a professora perguntou se eu estava gostando do assunto e se era do meu interesse. Eu nem havia entendido a pergunta e achava que ela estava sendo apenas gentil. Respondi que estava amando, e isso era um fato verdadeiro. Tudo o que era passado era interessante e agregava muito ao meu conhecimento em relação a cultura canadense, sobretudo nas questões profissionais. Mas eu achava que era só uma coincidencia. Depois de toda uma conversa fique sabendo que cada escola deste programa que participo, chamado ELSA, dá enfâse para um tipo de assunto. Aí fui entender porque a outra escola era tão entendiante para mim. Lá, os assuntos eram direcionados para educação e o público alvo (aluno) era basicamente mães e pais, ou seja, imigrantes que possuem filhos. Portato, absolutamente nada a ver comigo!!!

Eu vivia perdida nas conversas e não tinha nada em comum com os outros alunos. E não era à toa. Eu era a única que não tinha filhos. Toda hora tinham workshops sobre educação, adaptação de crianças e adolescentes nas escolas canadenses, consultorias, etc, etc, etc. Imagina eu, sem filhos, ficar ouvindo só sobre isso. Era a morte. Como o meu interesse era aprender inglês, eu encarava. Até porque não sabia desta história de diferença nas abordagens entre as escolas.

Atualmente as coisas tem sido diferente nesta unidade em que estou. Quase não tenho gramática, aliás, não tenho nada disso. Mas vira e mexe participo de feiras e workshops relacionados a trabalho, profissionalismo, mercado, adaptação, áreas de atuação, etc.

Assim caro leitor, caso o seu caso seja de imigrante Residente Permanente e pretenda participar do mesmo programa que frequento, busque por uma escola de acordo com o assunto ok?! ;)








3 comentários:

  1. Muito bom saber!!! Dica anotada!

    Beijos :)

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  2. Qual eh o nome da escola que vc gostou?

    Obrigada

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    1. Olá, obrigada pelo comentário. A escola que eu gostei chama-se Douglas College. O único inconveniente é que eles só possuem o nível 4 e 5. Se este for o seu caso, vale a pena tentar pois o curso é razoavelmente bom.
      Um abraço
      Priscila

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