quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

- Os primeiros 15 dias...






Depois de uma longa viagem de avião, começamos mais um capítulo da nossa vida.
Os três primeiros dias foram ocupados pela organização do apartamento e pela chegada dos cachorros. Ficamos tão focados em tentar colocar as coisas em ordem, ou pelo menos quase em ordem, que nem lembrávamos que estávamos em outro país!

Logo nestes três dias iniciais o Mauricio pegou um resfriado, daqueles que dão até febre. Aí, fiquei com inveja e, logo após a melhora dele, foi a minha vez de ficar doente. Também três dias com 38,5 graus de temperatura. Isso foi ótimo, pois já testamos a farmácia canadense (como se isso fosse algo bom rsss).


O tempo



Chegamos no meio do inverno e a temperatura média de zero grau deixava isso evidente. Certamente a causa principal dos respectivos dodóis. O tempo era basicamente nublado com períodos de chuva. Aliás, dizem que isso é comum em Vancouver. O Mauricio custa a acreditar nesta história do tempo constantemente chuvoso. Vira e mexe o ouço comentando: "não vou acreditar em nada no que dizem, quero ver com meus próprios olhos". Isso é o que eu chamaria de "fé", já que pelo histórico da cidade, o nosso futuro será debaixo de água mesmo !!!

No quinto dia, assim que acordamos vimos a neve caindo no terraço. Nosso quarto tem uma janela enorme, então o visual foi maravilhoso. E isso foi ótimo, pois foi quando nos demos conta da situação: "realmente estamos no Canadá"!!! Foi o primeiro contato dos cachorros com a neve. Mas como estava fraca, nem chegou acumular no chão. Mas ainda assim foi linda!!!

Os dias seguintes foram semelhantes, com um pouco de tudo: chuva, nublado, aberturas de sol, neblina, neve - do tipo "tudo junto e misturado". As temperaturas sempre baixas, mas suportáveis. Entre -3 e 3 graus celsius.


Aproveitando o sol para um passeio mais longo


Primeira visita



Logo no início do ano, depois de uma semana que havíamos chegado, meu cunhadinho já foi nos visitar. O Leandro foi dar uma forcinha para o Mau, já que ele ficaria sozinho depois do dia 15 de janeiro.  E claro, aproveitar para esquiar um pouco...



A diversão



Confesso que ir no final do ano foi uma coisa pensada. Sabíamos que se chegássemos no período das datas festivas poderíamos curtir um pouco o lado turístico do local sem tanta pressão. E foi o que fizemos, afinal, para mim e para o Leandro, estes dias seriam de férias!!!

Por isso, fomos esquiar uns dias em Whistler, que fica a mais ou menos a duas horas de Vancouver. Eu e o Mauricio já conhecíamos o local, mas para o Leandro foi a primeira vez. Whistler é uma cidade maravilhosa e está na minha lista dos melhores lugares do mundo (para mim, é claro!). Para se ter uma idéia, sou apaixonada pela Disney e sempre que posso viajo para lá. Mas depois que fui a primeira vez para Whistler, fiquei tão encantada que hoje digo que o local disputa o ranking com o Mickey. Farei um post só para falar de lá, porque o local merece.

Também aproveitamos para passear um pouco em Vancouver, sobretudo Downtown.



Bagagem para Whislter

Comida

Este é um assunto que também merece um post exclusivo, pois são vários pontos que podem ser comentados... Em resumo, tentamos explorar as oportunidades do dia a dia de Coquitlam, nossa nova cidade. Fomos em restaurantes, mercados, quitandas, mercearias e tudo o que havia na vizinhança. Fácil???? Nem um pouco. Mas deu para sentir o que nos espera!

Antecipo uma coisa, assim como os EUA, para quem gosta de tranqueiras, os mercados são "prato cheio". Para quem vive na dieta (como é o nosso caso), tem que estar disposto a gastar $$$$.

Oferta de supermercado é que não falta. Nós visitamos diversos Safeway, Save on Food, Canadian Super Store, T&T Supermarket (este especializado em comidas asiáticas), entre outros.



Fábrica de cerveja



Transporte


Tráfego intenso???? Sim, isso existe em Vancouver. Mas a boa notícia é que acontece apenas nos horários de pico. E ainda assim, sem comparar com São Paulo, pois apenas as grandes avenidas ficam com trânsito intenso. Como alternativa ao carro, existe o trem (mas sem muita opção de linha), o skytrem (tipo metrô, mas não é subterrâneo), seabus (tipo um ônibus aquático) e, claro, os tradicionais carro, moto e bicicleta.

Uma coisa eu achei legal. Nas horas de maior movimento, as linhas de trem disponíveis para transporte de carga, funcionam em horário especial para transporte de pessoas. Mudam-se os tipos de trem e você pode usufruir de mais esta opção para o período de maior tráfego.



Esperando o trem em Coquitlan



Skytrain

Horários

Para quem mora (ou já morou) em São Paulo conhece um conceito chamado 24h. Claro que é uma cidade complicada e estressante, mas se tem uma coisa que sempre admirei e usei por lá foram os serviços que funcionam 24h por dia. Alguns negócios nem chegam a "virar a noite", mas ficam abertos ao público muito além das 18h. São vários os estabelecimentos a disposição fora do horário coemrcial e vão  muito além dos tradicionais bares e restaurantes.  O paulistano acaba acostumando a usufruir dos serviços até tarde da noite e acabam sentindo a diferença quando visitam qualquer lugar do mundo. Imagina o choque para quem vai morar fora e percebe que as cidades dormem! Claro que esta é uma metáfora, mas como bons paulistanos, aprendemos a fazer muita coisa a qualquer hora, sobretudo após o período de trabalho.

Na região de Vancouver, assim como a maioria das cidades, são raros os estabelecimentos que funcionam até tarde. Muito pelo contrário, o normal são os comércios pararem por volta das 18h. Certamente será mais uma questão para se adaptar.

Além disso, no inverno o dia é mais curto. Entre 15:30h e 16:00h já começa a escurecer. Para quem não está acostumado, isso passa a ser muito estranho. Quando são 19:00h já começa a dar um soninho.... Se não se controlar, vai correr o risco de hibernar!


A conclusão

Bom, para resumir, não temos uma opinião formada pois só o tempo nos dará a experiência necessária para avaliarmos o local. Tudo foi muito corrido....

Agora, a brincadeira vai começar pra valer!!!



Ao escrever um comentário para o qual espera uma resposta, por favor, indique um email de contato. Comentários com emails de contato não serão publicados.














Nenhum comentário:

Postar um comentário