sábado, 30 de março de 2013

- Susto canadense










Nesta semana, passamos por um susto. No meio noite, enquanto dormíamos, ouvimos repentinamente um barulho estridente bem alto e uma voz de fundo dizendo algo que, inicialmente, não entendíamos.

Como já estávamos no sono pesado, levamos um tempo para entender o que era. Mas depois de uns poucos minutos percebemos que era um alarme apitando, e o pior, de dentro do nosso apartamento. O efeito sonoro era muito alto e insuportável. Junto ao "piiiiiii" uma voz dizia "Carbon monoxide". Quando o Maurício compreendeu o que a "voz" dizia, ele só teve uma reação e disse: "Monóxido de Carbono? Que por** é essa?"

Enfim, era um aparelho fixado no teto da sala que havia disparado um alarme sonoro e informava que o problema era presença de Monóxido de Carbono no ambiente.

Assustados, primeiramente corremos de um lado para outro feito baratas tontas. Depois começamos a procurar pelo apartamento se havia algum sinal de fumaça ou algo do gênero. O Maurício foi dar uma volta pelo prédio para ver se havia alguma situação de emergência. Estava tudo normal. 

Sem pensar muito, ele subiu em uma cadeira e desligou o aparelho do teto para parar um pouco com barulho e a tal "voz". Depois de uns minutos, religou o alarme na tentativa de "reiniciar" o equipamento e, desta vez não voltou a tocar. Ficamos mais um tempo aguardando algum sinal, mas nada! Ficamos preocupados em ter alguma coisa errada que não estivéssemos identificando, mas ainda assim, não achamos coisa alguma. Ainda bem!!


No fim das contas não era nada, provavelmente uma falha do equipamento. Mas ainda que tenha sido um alarme falso, ficamos bem assustados.








Passados alguns dias (menos de uma semana), mais um choque sonoro em nosso ouvido durante a madrugada. Automaticamente o Mauricio levantou-se e subiu em uma cadeira para desarmar o aparelho fixado no teto novamente. Calmamente ele olhou para mim e disse: "Ué, o som não vem deste aparelho." De fato, o barulho era diferente. Quando paramos para entender o que estava acontecendo, ou melhor dizendo, quando abrimos nossos olhos de verdade, percebemos que havia uma movimentação nos corredores do prédio. Fomos ver o que estava acontecendo e desta vez havia uma galera descendo pelas escadas. Aí lá fomos nós fazer o mesmo. Trocamos o pijama, pegamos documentos, a Jesse e saímos do edifício pela escada de emergência. Havia muita gente na rua e um monte de carros de bombeiros. Em plena madrugada os moradores agasalhados nas calçadas e os bombeiros trabalhando. Ficamos impressionados com a velocidade que tudo aconteceu. Da hora que tocou o alarme até sairmos do prédio não deu 10 minutos. Todos devem ser muito bem treinados, nós fomos no embalo...

Novamente alarme falso (thanks God). Mas desta vez o negócio foi mais sério, afinal, movimentou o corpo de bombeiro que foi ao local com 3 caminhões mais uma van, e os moradores tiveram que evacuar o edifício. Neste caso, não foi falha no sistema, alguém acionou o alarme, provavelmente algum adolescente inconsequente. Resultado: o condomínio foi multado pela prefeitura e estão procurando quem foi o autor da brincadeira. Aqui isso é levado muito a sério (e nem dá para ser diferente) e este tipo de "trote" é considerado crime (dá cadeia de verdade).

No fim, por mais que tenha sido uma atitude infeliz de alguém, ficamos aliviados por não ter sido nada real. Estávamos preocupados, pois já sabemos que problemas de incêndio não são comuns, mas também não são tão raros na região.

Às 5 am voltamos para nosso apartamento.


Ao escrever um comentário para o qual espera uma resposta, por favor, indique um email de contato. Comentários com emails de contato não serão publicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário