quinta-feira, 22 de agosto de 2013

- Arquitetura no Canadá - parte 1



*Antes de você começar a leitura deste post, quero lembrar que o texto foi elaborado com base no pouquíssimo conhecimento que eu tenho no momento a respeito de arquitetura no Canadá. Por mais óbvio que seja, quero ressaltar que tudo o que está escrito aqui não deve ser considerado como fonte de informações relacionada à profissão, mercado de trabalho e tampouco sobre validação de documentação. Desta forma, antecipo que não tenho conhecimento suficiente para avaliar o mercado e nem oportunidades da área. Sem mais delongas, vamos lá...
 
Como já escrito no blog, somos um casal de arquitetos loucos suficientes para deixar uma vida profissional (e pessoal) para trás e imigrar para o Canadá em busca de um novo modo de vida, e isso significa mudar nossos costumes. E mais do que isso, mudar nossos valores e maneira de encarar a vida. Para deixar bem claro, em nenhum momento viemos atrás de dinheiro e/ou ascensão profissional.

Mas isso também não significa que pretendíamos esquecer nossas experiências adquiridas na carreira e fingir que não aprendemos nada até hoje. Nós dois completaremos 10 anos de formado agora em dezembro e, vamos combinar, o nosso conhecimento profissional aumentou muito neste período. Mesmo sabendo que ainda temos muito para aprender, não dá para descartar o que já conseguimos até hoje né?! Pensando nisso, nosso plano macro foi o de trabalhar na nossa área, até porque fizemos o processo de Skilled Worker e, em tese, teríamos oportunidades como arquitetos no Canadá. No entanto, sempre tivemos consciência de que daríamos alguns muitos passos para trás na nossa carreira, sobretudo no início da vida canadense.


PREPARATIVOS NO BRASIL

Apenas como contexto, lembro que quando fizemos o processo de imigração, as coisas eram um pouco diferentes de hoje. O tempo era de pelo menos dois anos de espera e o andamento do processo era incerto em relação a sua evolução, e não sei o porquê, o acompanhamento do status pela internet era algo que não funcionava e vivia desatualizado. As notícias concretas eram apenas através do recebimento de cartas (até parece que foi a mil anos atrás). Cada correspondência era um passo que havia avançado, mas até o recebimento da última solicitando os nossos passaportes, não arriscamos fazer nenhum planejamento real. Até então, era só a vontade de mudar.

Resumindo, por um tempo deixamos a nossa vida em stand by porque não sabíamos se viríamos ou não. Foi um período meio "perdido" em que ficamos em cima do muro. O máximo que fazíamos era viajar a turismo mesmo. Sempre usávamos a frase: "não sei se vale a pena fazer isso, porque não sabemos se vamos para o Canadá e blá blá blá..." Era um saco! Por conta de tantas incertezas, não tínhamos nenhuma opção debaixo da manga quando chegamos no país. Nenhum emprego, nenhuma entrevista, nada em vista.

Nos 3 meses antecedentes à nossa vinda, tentamos correr atrás de informações mais sólidas sobre o nosso mercado de trabalho na cidade em que tínhamos escolhido. Queríamos nos preparar para a nova fase o máximo possível, mas isso foi em vão. Enquanto estávamos no Brasil, não foi muito fácil conseguir informações úteis e todo o conteúdo que conseguíamos era sempre muito vago. Em função disso, não pudemos nos preparar muito para o que viria pela frente, assim, assumimos que seria pelo caminho mais difícil e faríamos tudo na raça mesmo. Resolvemos que aceitaríamos iniciar em algo simples (survival job) até nos adequarmos a nossa área. Estando ainda longe, restou poucas alternativas e faltando um mês para a viagem a única coisa que fizemos foi juntar o máximo de documentos profissionais que pudemos. Traduzimos somente os do Maurício e os meus eu deixei para traduzir no Canadá.

No meu caso, eu tenho duas formações e ainda não sabia sei qual é o mercado local com mais e melhores oportunidades. E como ainda tinha tenho que aprender o idioma, não quis antecipar gastos na tradução de qualquer coisa sem saber o que realmente seria necessário.

Para resumir, não sabíamos o que os canadenses iam querer de nós, mas sabíamos o que podemos oferecer. Pensando desta forma, separamos os documentos que pudessem comprovar as nossas experiências:

- diplomas
- certificados de cursos complementares e especializações
- históricos escolar
- cartas de referência
- fotos e históricos de projetos realizados
- ementa (*)

* A ementa, para quem não sabe, é a descrição de um curso e de todas as matérias que o compõe. Cada instituição dá um nome para este documento, mas o que vale é o conteúdo. Esta ementa deve descrever detalhadamente cada disciplina e as respectivas cargas horária. O documento é utilizado para fazer a equivalência das matérias, pois como cada universidade pode dar o nome que bem entender para as disciplinas, fica difícil avaliar o que o aluno realmente aprendeu. Por isso, é imprescindível ter este documento para quem pretende (ou for obrigado) estudar por aqui. Isso facilita a análise da formação do profissional e permite eliminar matérias de cursos locais e diminuir o seu tempo de duração. A ementa é mais importante para profissões regulamentadas para as quais a formação do profissional é avaliada por algum órgão local.

Mas de todos os documentos citados acima, hoje eu diria que as cartas de referência são as peças mais importantes deste quebra-cabeça.


NO CANADÁ: ARQUITETURA

Antes de mais nada, todas as informações que passarei aqui não são formais e não devem ser consideradas como verdade absoluta. Apenas descreverei as coisas que conseguimos até o momento e são válidas para a região que estamos, British Columbia.

Indo ao assunto... quando chegando no país o Maurício foi logo saber como "ser arquiteto" no Canadá. Até então, a única coisa que sabíamos é que é profissão regulamentada. Aqui, assim como no Brasil, existe um órgão responsável pelos arquitetos chamado Architectural Institute of BritishColumbia (AIBC) que seria o equivalente ao antigo CREA e atual CAU. Ele foi até lá para saber como as coisas funcionam e o que descobriu foi que a primeira coisa que um arquiteto estrangeiro tem que saber quando chega no Canadá é se é um profissional elegível (ou não) para ser arquiteto.


SER ELEGÍVEL OU NÃO, EIS A QUESTÃO

Mas o que isso quer dizer? Esta expressão "ser elegível" significa que a pessoa graduada em arquitetura tem condições técnicas para exercer a profissão no país de acordo com as necessidades locais. Aqui, ter o título de arquiteto não é algo simples que vem automaticamente após o término da faculdade, na qual basta fazer um bom trabalho de graduação no final do curso e pronto.

Ser arquiteto no Canada é um pouco mais complicado e a profissão é levada bem mais sério. A diferença principal está na questão do registro. Após a conclusão do curso, o estudante formado por aqui ainda precisa fazer mais dois anos de especialização e, após isso, ainda fazer uma prova para conseguir tirar o registro. Antes de qualquer pânico, mesmo sem o registro é possível trabalhar como arquiteto em algum escritório, mas o profissional não poderá assinar nenhum projeto tecnicamente e claro, não será contratado como arquiteto. Provavelmente terá um cargo de desenhista, designer de interiores ou similar.

No caso de um imigrante que já seja arquiteto no país nativo, quando chega no Canadá, pode aplicar para saber se é elegível ou não. Para isso é feita uma avaliação da experiência na carreira, que deve ser comprovada através de uma entrevista e por papéis (cartas de referência, contratos, portfólio, diplomas, históricos, etc).

Basicamente é avaliado o conhecimento técnico com o propósito de saber se o profissional é habilitado para atuar na área por aqui. Traduzindo em meias palavras, se a pessoa sabe projetar em conformidade às condições locais. Neste caso, é bem dividido arquitetura de design de interiores.

As principais habilidades consideradas para a elegibilidade são:

- criatividade,

- habilidade de desenho,

- proficiência em matemática,

- habilidade em CAD (preferencialmente sistema BIN),

- conhecimento oral e escrito do inglês (incluindo termos técnicos da área),

- qualidade e clareza na comunicação (o que é diferente de saber o idioma),

- conhecimento em técnicas construtivas similares às do país.

Em relação a tudo que é avaliado, não vejo nenhum problema pois é a base de arquitetura mesmo. Talvez a única coisa que complica seja a questão dos métodos construtivos que são bem diferentes das do Brasil. Aí, não ter este conhecimento é algo natural mesmo. Mas um pouco de estudo pode resolver o caso.


CASO 1 : profissional não elegível

A primeira coisa que o arquiteto tem que ter em mente é que a forma de projetar é completamente diferente. Os principais quesitos considerados importantes são os conhecimentos técnicos relacionados aos métodos construtivos, que devem ser adequados às condições climáticas (neve, vento, temperatura, localização no hemisfério norte, etc) e à prevenção contra incêndio.

Vamos supor que o profissional seja excelente, fez milhares de projetos maravilhosos no Brasil, era famoso e ainda assim não consiga comprovar experiência suficiente para trabalhar como arquiteto no Canadá. É um caso perdido???? Não. E não há necessidade de se desesperar pois há solução.

Esta pessoa terá que fazer um curso de adequação para complementar o seu conhecimento profissional para se tornar elegível. Aí entra a história daquele documento chamado ementa. Será feita uma avaliação de equivalência entre os cursos do Brasil e os daqui. Dependendo de como foi a formação do aluno, assim como a sua performance, várias matérias serão eliminadas. Então, o tempo deste curso poderá variar muito, podendo ser de 1 ano a 5 anos. Após o curso, aí sim o profissional poderá fazer a prova para se tornar arquiteto registrado.


CASO 2 : profissional elegível

No nosso caso, apenas o Maurício já foi ver qual é o seu "status". Ele tem alguns pontos a favor pois já trabalhou na Suíça e sabe fazer projetos em condições equivalentes às canadenses (exceto as questões legais). Como ele tinha como comprovar esta experiência somada às adquiridas no Brasil, ele foi considerado elegível. Mas a história não pára por aí...

Para conseguir o título, ele precisa primeiro trabalhar em uma empresa de arquitetura por seis meses, na qual o arquiteto titular seja registrado. Após este período, este arquiteto deve dar uma carta indicando o Maurício a ser registrado.

Com a carta em mãos, ele aplica para tirar o registro. A partir daí, fará uma prova e passará por uma avaliação técnica feita por um Board (um grupo específico de arquitetos) que verificará se ele estará habilitado para tirar o título.

Ufa! Estando tudo ok, recebe o registro.

A grande dificuldade disso tudo é conseguir emprego em uma empresa que esteja disposta a fornecer a tal carta e que o arquiteto titular seja registrado e ainda dê a indicação. Mas aí, eu já acho que é uma questão de tempo. Por isso, se a pessoa realmente quiser ser registrado, terá que se focar neste detalhe na procura do emprego. A vantagem é que é um profissional mais valorizado, claro, além de poder assinar projetos.
________________________________
______________________________

No meu caso, ainda não sei se trabalharei nesta área ou na outra, então nem perdi tempo correndo atrás destas coisas. O Mau acha que vale a pena tirar o registro pela valorização de currículo, mas isso será algo mais para o futuro porque ele ainda precisa criar um histórico por aqui que comprove a experiência e subir um pouco no plano de carreira para chegar na tal carta.

Na prática, eu acho que o tempo de fazer o curso ou conseguir a tal carta é o mesmo. A vantagem de já ser elegível é que não precisa gastar $$ pagando por uma outra faculdade, mesmo que seja parcial.

O que eu acredito, é que independente da formação ou qualidade profissional, o imigrante tem que ter paciência pois é um recomeço na carreira. Tem estar disposto a descer vários degraus da escada na profissão. Eu em particular acho que isso faz parte e ninguém disse que seria fácil. Se já é difícil se destacar na área no próprio país onde tudo é conhecido, não precisa nem dizer o quanto é mais árduo o trabalho em outro país. Ou seja, aqui temos que voltar para trás para começar a carreira novamente láááá do início. Se vale a pena? Só o tempo nos mostrará.

Bom, mas aí vai de caso a caso. Espero que este post esclareça um pouco para quem tem dúvidas a respeito.  


_________________________

Mais informações... no próximo post (clique aqui). Se você leu até aqui e ainda tem dúvidas sobre a nossa opinião a respeito do mercado de trabalho, sugiro ir vários posts a frente clicando aqui.

_________________________

NOTA IMPORTANTE PARA INTERESSADOS EM ARQUITETURA

Para informações a respeito de cursos de arquitetura e áreas relacionadas, consulte um site interessante clicando aqui.

Além deste, duas universidades mais conhecidas por aqui também oferecem vários programas interessantes e vale a pena acessar os sites da UBC.

Abaixo relaciono alguns links diretos ao assunto que podem ajudar:

UBC - ARQUITETURA

UBC - SUSTENTABILIDADE

UBC - PAISAGISMO

UBC - URBANISMO

UBC - MERCADO

UBC - PROGRAMA

78 comentários:

  1. Nossa Pri, quanta informação importante!!! O que tenho lido em relação a província de Ontario para se tornar arquiteto é bem parecida com a de British Columbia.
    Tenho uma dúida: como não podemos trabalhar de cara como arquitetos, mas podemos trabalhar na área, quais seriam as vagas que poderiamos aplicar? Pergunto pq sempre que entro em sites de busca de empregos nunca sei por qual posição procurar...
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Get Away!

      Sei o quanto a ansiedade pesa antes de vir e é normal que você tente antecipar o máximo de informação e solução possível, mas muita coisa você vai acabar entendendo só quando chegar. Por isso fica difícil te explicar pelo blog, principalmente porque as coisas são bem diferentes. Mas vou tentar te situar um pouquinho... Diferentemente do Brasil, aqui não é comum você enviar o currículo de forma genérica para uma empresa descrevendo as suas qualificações com um objetivo aleatório e, ficar esperando que eles lembrem de você quando precisarem de alguem. Por aqui, você já se candidata para uma vaga específica que está a disposição no quadro de funcionários, sendo assim, você aplica para a posição que a empresa precisa no momento. Você saberá se atenderá ou não as exigência do cargo porque na descrição da vaga são demonstradas as qualificações exigidas pela empresa para a determinada função. Aí você poderá saber se suas atribuições estão de acordo ou não com o que eles querem. Se sim, você enviará o seu currículo (no formato canadense) com o objetivo da vaga a disposição. O título não vem ao caso, e sim, o que você pode oferecer e comprovar pelas experiências. Não se preocupe com isso, pois como imigrante PR você terá direito a uma consultoria que lhe ajudará a entender isso e a montar o seu currículo da forma adequada. O Canadá oferece um serviço de "colocação profissional" e tudo isso é esclarecido. Pode ficar traquila quanto a forma de procura e nomes das vagas que tudo ficará claro.

      Espero ter esclarecido um pouquinho!

      Bjs

      Excluir
  2. Olá Pri,
    Muito legal o blog, estou a um tempo já procurando coisas sobre como imigrar pro Canadá e especialmente como exercer minha profissão ai. Acabei de me formar pelo Mackenzie em arquitetura e estou pensando em ir pro Canadá com meu namorado, porém só em janeiro de 2015, mas estou preocupada com toda a burocracia pra conseguir visto e etc. Como foi pra conseguirem o de vocês? queria o de residente permanente para poder trabalhar na área e estudar também, pois com o que você falou e eu já tinha lido, provavelmente vou precisar estudar mais um tempo ai para conseguir ser elegível. Você se importaria de trocar uns emails para conversarmos um pouco sobre isso? estou bem perdida e procurando qualquer ajuda possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kamila, obrigada pelo comentário.

      Vou tentar te ajudar um pouco através desta resposta ☺
      Quanto a forma de vir como residente permanente, há várias maneiras de imigrar para cá. Não sou especializada nisso, mas posso falar pelo forma que fizemos. No nosso caso, optamos por um método chamado Federal Skilled Worker Program (FSWP), que é um processo que se baseia na sua formação e experiência profissional para lhe habilitar (ou não) para imigrar para o Canadá. A primeira coisa que você tem que pesquisar é se a sua profissão (ou do seu namorado) é de interesse do deste país, pois eles não aceitam qualquer uma. Todos os anos é divulgada uma lista com os tipos de profissionais que estão sendo aceitos, e isso varia de acordo com o mercado de trabalho nacional. Esta relação se chama NOC (National Occupational Classification) e você pode consultá-la no site (www.cic.gc.ca). O que eu sei neste momento é que o processo mudou e não é mais igual ao que eu fiz, no entando, o conceito se mantém. A vantagem é que atualmente é bem mais rápido do que anteriormente. Como as coisas estão diferente, qualquer orientação que eu lhe der pode atrapalhar ao invés de ajudar. A melhor coisa que você pode fazer é ir diretamente ao consulado canadense e consultar qual é o melhor processo para vocês. Caso você não more em São Paulo, acho que pode fazer a consulta por telefone. De qualquer maneira, neste site que te indiquei há muitas informações a respeito. Desculpa não poder ajudar muito além disso.

      Outra coisa, vi que você está preocupada com a burocracia. Se isso é algo que lhe incomode, sugiro nem começar o processo, pois além de suuuuper burocrático, exige muuuuuuita paciência, persistência e uma razoável quantia financeira para concluir tudo. Além do mais, o processo é só o começo, porque as maiores dificuldades estão aqui, depois que chega no Canadá. Não quero lhe desanimar, mas estou sendo bem realista para não te desiludir lá no final. Mas o mais importante, é que depois de tudo, hoje eu olho para trás e acho que valeu a pena! ☺

      Qualquer outra dúvida ou ajuda, fique a vontade para me escrever!!! Vamos trocando informações.

      Um abraço

      Pri

      Excluir
    2. Nossa, que bacana !Interessante este blog !Sou Acadêmico ainda, formo no ano de 2015, e quero sair deste país, prevendo uma catástrofe financeira !País vai vira uma cuba Sul Americana !Um tempo atrás, pensava somente em grana, más percebi, que quero é qualidade de vida, morar em um lugar que somos tratados com mais respeito por parte dos governantes !País atrasado, rico em impostos !Adorei suas dicas, já ouvi fala bem do Canadá e Noruega !Quero poder, andar de bicicleta e transporte público e não ser taxado com um "zé ninguem", pobre ou favelado e sim como um cidadão ! Forte abraço !

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    4. Olá Vitor,
      Obrigada pelo comentário!
      Concordo com as dificuldades do Brasil e isso é um grande empurrão para sair daí! Não é nada fácil, mas dá para encarar as dificuldades...
      Continue acompanhando nossa história pois são pessoas como você que me motivam a escrever aqui!!!
      Um abraço e boa sorte
      Priscila

      Excluir
    5. Sim pô, eu que tenho que agradecer, pela atenção !Fiquei surpreso pela rapidez da resposta !Parabéns !Olha só, irei escrever algumas perguntas, e sempre que possível, em seu tempo, você verifica, se não for incomodo. Quando você fez Arquitetura no Brasil, você formo Arquiteta Urbanista ?Fez alguns cursos (AutoCad, Revit, MsProject ou algo do tipo) No Canadá, você exerce qual tipo de função da Arquitetura ? (Por favor, não me leve a mal) Grande abraço e fica com Deus !

      Excluir
    6. Olá Vitor

      No período de formação, confesso que fiz milhares de cursos em paralelo (Auto Cad, 3D Max, Vector Works, ArchiCad, Photoshop, etc). Quando saí da faculdade eu mexia com bastante softwares e depois acabei me especializando mais com o ArchiCad pois foi a ferramenta que mais gostei. Atualmente eu não trabalho com arquitetura por aqui, até mesmo porque ainda no Brasil me especializei em Marketing e trabalhei mais com isso. Este post foi escrito baseado na experiência do Mauricio (marido) que também é arquiteto e trabalha na área. No caso dele, a quantidade de programas que ele sabe é incontável (rsssss). Ele procura sempre se atualizar em relação a isso, sobretudo de acordo com a demanda de mercado. Atualmente ele tem usado por aqui o Vector Works, Archi Cad, Revit, Sketchup, Maxell. Mas não precisa se matar com isso pois é possível ir aprendendo de acordo com o desenvolvimento profissional. Eu mesma recomendo saber pelo menos um software de sistema BIM (Archicad, Vector, Revit, etc) e um de textura (3D Max, Maxell, Cinema 4D, Art Lantis, etc). Querendo ou não, é impossível saber usar todos que existem e cada empresa usa a ferramenta que lhe é mais conveniente. Então fica difícil saber exatamente os programas que o mercado usa. Conforme você for trabalhando, também vai aprendendo outros programas.

      Ah! A função dele é de arquiteto mesmo, especializado em desenvolvimento de projeto (criação e executivo).

      Boa sorte nos estudos!

      Um abraço
      Priscila

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá Pri, gostei muito do seu blog, está me tirando algumas dúvidas!! Eu e meu namorado vamos imigrar para o Canadá em abril, pois ele foi transferido para Toronto. Eu acabei de me formar mas não tenho tanta experiência na profissão mas gostaria de ir com visto de trabalho, ao invés de ter que casar correndo pra conseguir o visto... sabe como é... Eu gostaria de saber da área de paisagismo, seria o mesmo processo de fazer uns 2 anos de especialização para tornar-se elegível e conseguir um emprego na área já quando estiver vivendo ai? pelo que eu li nos emails anteriores parece difícil conseguir um emprego a distância para já chegar com o visto de trabalho, fora ir no consulado, vc sugere algum site de busca de empregos? Eu não ligaria de estudar mais um pouco para me adequar, o problema pra mim é realmente como entrar no Canadá, pois com visto de Turista eu não poderia encontrar um trabalho e daqui fica difícil encontrar um... Bom, muito obrigada pelas informações e tudo de bom pra vcs nessa nova fase!!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá Juliana, obrigada pelo comentário :)

      Eu não sou nenhuma expert no assunto de imigração porque fizemos um único processo para vir chamado Federal Skilled Worker Program (FSWP). No seu caso, acho que você não terá tempo hábil para fazer o mesmo. No entanto, pelo o que você escreveu se eu entendi direito, você tem condição de estudar em um curso de especialização por uns dois anos sem trabalhar né?! Aí acho que o caminho mais fácil é vir como estudante mesmo. Em alguns casos, sei que é possível vir como estudante e ter permissão para trabalhar ao mesmo tempo. Não sei exatamente como isso funciona, mas já ouvi falar sobre casos de brasileiros que fizeram isso como intercâmbio. Talvez seja um bom caminho. Desculpa não poder ajudar muito, mas tenho medo de aconselhar demais e falar bobagem num assunto que não é muito familiar para mim. De qualquer maneira, fique a vontade para perguntar mais…

      Boa sorte e um abraço.
      Priscila

      Excluir
  5. Olá, Priscila, tudo bem?

    Muuuuito legal o seu post, esclareceu muitas coisas! Bom, eu estou começando agora a pesquisar sobre o processo de imigração para o Canadá, também sou arquiteta, e tenho uma dúvida um pouco boba, mas vamos lá:

    Eu devo primeiro procurar um emprego na área (dentro das qualificações e classificações que você mencionou no post) e então dar entrada no processo de imigração permanente, ou devo dar entrada como residente permanente e depois procurar emprego / equivalência na área?

    Comecei agora a pesquisar, e ainda estou um pouco confusa, são muitas informações! Gostaria, se possível, ouvir sua opinião a respeito disso. Muito obrigada e toda sorte do mundo para vocês.

    Dila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dila

      Obrigada pelo comentário.... Vamos lá para a resposta.
      Para conseguir trabalhar por aqui você precisa de um visto de trabalho ou já ser residente permanente. Se sua idéia for morar aqui, sugiro você tentar o processo de Skilled Worker para já vir regularizada. Neste caso, o site do consulado canadense explica direitinho como tudo funciona. Se preferir, você pode ir pessoalmente até lá (se for fácil no seu caso) para receber um atendimento e as explicações necessárias. O que você tem que ter em mente é que este tipo de processo é seletivo de acordo com o mercado canadense. Quando eu o fiz (2008) a nossa experiência profissional (marido e eu) se enquadrava no programa e por isso, pudemos aplicar para residente permanente. Todos os anos uma lista chamada NOC é divulgada pelo Canadá apresentando as profissões que estão habilitadas para este programa. Ou seja, você terá que esperar a deste ano para saber se poderá participar do mesmo processo. A vantagem é que se você se enquadrar na lista de profissões significa que tem condições profissionais de se adaptar ao país. Eu entendo que este é o melhor caminho. Mas sei que existem outras formas, até como mencionei podendo tirar visto de trabalho. Não posso afirmar com certeza que você não conseguiria emprego aqui sem estar com a documentação em ordem, mas acho que procurar emprego antes do processo é o caminho mais difícil. Se nós que estamos aqui com tudo em mãos certinho temos dificuldades de conseguir trabalho, imagino que seja pior sem estar regularizado. Eu também sou arquiteta e ainda não trabalho na área. Diferente do maridão, estou tendo que passar por uma adaptação cultural forçada antes de tentar algo como arquiteta (você pode acompanhar isso em outros posts). Para resumir, sugiro você tentar antes de tudo a residência permanente ;)
      Espero ter ajudado!!! Qualquer coisa, escreva mais!!!!

      Um grande abraço
      Pri

      Excluir
  6. Olá Priscila!
    Muito bom seu post! Me auxiliou muito!
    Sou arquiteta também e estou pensando em ir ao Canadá com meu namorado. A princípio queremos ficar apenas um período de 2 anos para estudar. Você indica algum curso ou alguma coisa que irá acrescentar no meu currículo ao voltar para o Brasil? Posssuo inglês fluente e francês intermediário então queria fazer um curso na área de arquiteura mesmo!
    Obrigada!
    Um abraço,
    Gabriela

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá Gabriela, obrigada pela visita!

      Arquitetura por aqui é muito diferente do Brasil, em absolutamente todos os sentidos. Os métodos construtivos, maneira de projetar, concepção e todos os assuntos referente a projeto e construção. Por uma questão cultural, assim como condições físicas e climáticas, o comportamento do canadense é muuuuito diferente do brasileiro, desde a forma de trabalhar em obra e os materiais usados na construção, até a maneira de lidar com os clientes e fornecedores. Por isso, não sei dizer se o conhecimento que você vai adquirir aqui será “super mega ultra” aplicável aí no Brasil. Claro que todo conhecimento sempre é bem vindo e isso poderá abrir muitas portas para você no futuro, até porque existem muitos tipos de cursos e dependerá do que você escolher. Mas acredito mais na experiência de vida do que na profissional. Acho (na minha modesta opinião) que é melhor não pensar em estudar aqui como um complemento ou extensão do curso de arquitetura brasileiro. Acredito mais que será um novo aprendizado.

      Mas se você realmente virá para cá pensando em algo para currículo, talvez a melhor opção seja algo relacionamento a sustentabilidade (LEED), já que é um assunto atual e mundialmente conhecido. A UBC é uma excelente instituição para você começar a procurar algo e oferece cursos muito bons de Master.

      Espero ter ajudado um pouquinho :)

      Um abraço
      Pri

      Excluir
  8. Olá Pri!

    Nossa , quanta gente na mesma situação! nem imaginava!
    Minha pergunta é quanto ao Provincial Nomine Program. Vou aplicar para U.B.C masters.Eles dizem que para ganhar o resident permanent visa voce tem q ter uma oferta de trabalho certa já quando estiver se formando, é isso mesmo? É dificil isso?Penso se seria muito arricado pagar a facu inteira e no fim nao ter a oferta de trabalho e ter q voltar p brasil...
    Outra duvida é em relação ao masters, vc sabe se fazendo um Post Professional Masters também consigo emprego na area?

    obrigada!

    abraço e boa sorte ai !:)

    ResponderExcluir
  9. oi Pri!

    Nossa , muita gente na mesma situação hein?
    Também sou arquiteta e to aplicando p um master na UBC.
    Vou tentar o Provincial Nominee program.Você sabe se nos arquitetos precisamos da job offer qndo terminar o curso? Tem um tempo minimo de curso?Qual o prazo p conseguir o residente permanente visa?...To com medo de me formar e nao conseguir um trabalho e ter q voltar para o Brazil...mto preju né?...Como tá o mercado ai?Dá para trabalhar durante a facu? vc sabe se a ubc tem scholarships?
    ( desculpe , muitas perguntas... mas se vc souber responder uma ja ta otimo!;)
    abraço e boa sorte!:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila, obrigada pelo comentário

      Não sou especializada em imigração, mas vou escrever de acordo com o que tenho ouvido de outros casos, mas isso não significa que você poderá considerar uma realidade ok?! O que eu tenho escutado por aí é que você pode vir cursar o Master e trabalhar sim durante o curso. Mas isso vai depender do seu “pique” e da carga horáriado do curso e do emprego. Talvez você até consiga algo na área como estagiária, mas também pode considerar um trabalho tipo “survival”, como vendedora de loja por exemplo. Tendo emprego e um determinado período de residência você poderá aplicar para o PR. O que você tem que saber (e eu não sei lhe informar) é qual o tipo de visto que você tem que pegar para vir como estudante e ainda assim poder trabalhar simultaneamente. Digo isso porque arrumar emprego não é algo simples, imagina se você não estiver regularizada, certamente será mais difícil. Você estudando e trabalhando poderá conseguir o PR, mas não é garantido. Se você realmente quiser vir com certeza absoltuta de ser residente permanente, sugiro fazer o processo ainda no Brasil através do Federal Skilled Worker. Desculpa não me aprofundar muito nos detalhes, mas como você sabe, sou arquiteta, então meu conhecimento em relação a documentos e a imigração é “zero”. (rsss)

      Em relação ao mercado, o Master te ajudará a se candidatar às vagas em uma equivalência aos canadenses. Isso não garante trabalho, mas ajuda na concorrência né?!

      Bom, conforme vamos descobrindo as coisas, vou dividindo as informações aqui no blog. Quem sabe mais para frente não passo mais detalhes a respeito.

      Um abraço

      Priscila

      Excluir
  10. Olá, nossa, adorei o post!...
    Faz um tempo que estou procurando recomeçar a vida fora do país, pesquisei bastaaante e considero o Canadá o mais próximo da minha personalidade, então acho que o processo de adaptação será o mais fácil.

    Sou recém formada em arquitetura ( turma 2011) só dois anos de profissão, tenho uma experiência maior com materiais cerâmicos, pois trabalhei com eles por um ano e estou fazendo um curso bem completo em softwares para desenvolvimento de maquetes eletrônicas (acho que encontrei o que realmente gosto de fazer) . Moro no interior de São Paulo, o nome da cidade é Barrinha à 400 km da capital (pois é!).
    Assim que me formei descobri o quanto ia ser difícil me consolidar profissionalmente, mas, Sra. Priscila, tem um agravante à mais: não falo inglês. Por isso vejo o sonho tão distante, aqui no interior não há cursos tão bons de inglês.

    Tenho uma estratégia, vou concluir o curso de maquete eletrônica, tentar me mudar para São Paulo, Rio.. etc (alguma capital) vou trabalhar, fazer um bom curso de inglês e aí sim me mudar... ou juntar dinheiro e fazer intercâmbio!

    De coração eu desejo muito sucesso para você e o Sr. Maurício, realmente tem que ter coragem para mudar de vida tão completamente assim, sei lá... muitos não entendem essa vontade de morar no exterior... essas borboletas no estômago que me dizem que falta algo aqui kkkk!

    Vocês tem algum conselho para quem ainda nem tenha o inglês? Por onde posso começar? Minhas ideias estão meio atrasadas?

    Parabéns mesmo! Tudo de melhor sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Gabriela,

      Suas idéias não estão atrasadas não. Toda idéia é válida ;)
      O melhor negócio é fazer um plano bem realista para você se programar. O que sugiro é que você entre em contato com o consulado do Canadá para ver todas as opções de imigração que existem, e aí sim se planejar de acordo com a alternativa mais próxima da sua realidade. O que nós (marido e eu) fizemos foi meio loucura pois mudamos nossa vida que já estava caminhando bem no Brasil. Às vezes vale mais a pena estudar inglês aqui fazendo um intercâmbio e ver se gosta do país. Na minha opinião, quanto antes vier e menos raízes tiver no Brasil, mais fácil será a sua adaptação por aqui. Conheço algumas pessoas que vieram apenas para estudar e dizem que não morariam aqui de maneira nenhuma. Tem gente que não se adapta ou cria expectativa errada do local. Isso é uma questão muito pessoal.
      De qualquer maneira, boa sorte com seu plano!!

      Continue lendo nossas aventuras canadenses :)

      Um abraço

      Priscila

      Excluir
  11. Muito bom o blog Priscila! Eu e meu marido temos muita vontade de imigrar pro Canadá, mesmo tendo que recomeçar e estamos pesquisando as melhores formas. É bom poder acompanhar as aventuras de vocês, é como se vocês estivessem abrindo os caminhos! Boa sorte! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Obrigada pela visita!!! Fico feliz em saber que ajudamos de alguma forma, mesmo que de uma forma simples ;)
      Boa sorte no processo de vocês
      Um abraço

      Priscila

      Excluir
  12. Olá
    Como é a arquitetura no Canadá? É rústica? É complexa?
    Queria saber, é urgente!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      É difícil explicar assim tão resumidamente, mas se eu tiver que comparar com o Brasil, diria que é infinitamente mais complexa, pois além da criação, é muito mais técnica. Para resumir, completamente diferente do Brasil e, além disso, é profissão regulamentada.

      Priscila


      Excluir
  13. Olá Priscila, adorei seu blog esclareceu muitas coisas pra mim e pra muita gente pelo jeito rsrs Parabéns pela conquista.
    Eu sou estudante de arquitetura, faço CEUNSP em Salto, não é uma faculdade muito reconhecida, mas o curso de arquitetura tem até um reconhecimento.
    Mas enfim, eu e meu namorado queremos muito mudar de vida, e escolhemos o Canadá, mas eu estou um pouco insegura, até por que começamos com essa idéia a poucos dias e ela ainda não está muito aprimorada, estamos na fase de juntar maior quantidade de informações possível, não temos o inglês fluente ainda, apenas o intermediário, mas sabemos que é primordial e ja está no topo da nossa lista. A questão é, queremos nos mudar assim que eu terminar a faculdade, que seria em 2017, temos muito tempo pra nos preparar, estou anciosa e um pouco perdida rsrs, queria saber se você tem algum conselho por eu ainda estar cursando a faculdade, se eu posso levar isso como vantagem ou desvantagem, estou disposta a passar por dificuldades, sei que depende de muita luta, mas você tem alguma dica por eu ainda estudar e chegar ai sem experiência na minha área? (essa parte de falta de experiência me preocupa rsrs, mas como eu disse estou disposta, só quero encontrar soluções que eu possa correr atrás). Aguardo resposta ansiosamente.

    Abç. Bruna Muriel ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna,

      As coisas são bem diferentes daí do Brasil, como um todo. É difícil falar muito sobre arquitetura pois a adaptação depende muito de cada pessoa e é um longo caminho. Como parte da imigração, acredito que toda formação é válida, mas considerar a mudança de área depois que estiver aqui, também pode ser uma opção. Acredito mais no investimento do inglês do que na formação profissional, pois são pouquíssimas as áreas que possibilitam trabalhar sem nenhum tipo de adaptação local. Hoje sofro muito com a falta do idioma independente dos meus 10 anos de experiência. Até existem oportunidade, mas sem o inglês num bom nível, a experiência é quase inválida.

      Boa sorte no seu processo e estudos

      Um abraço
      Priscila

      Excluir
  14. Muito obrigada Pri, vou me esforçar muito no inglês rsrs.

    Li os outros post, e tirei mais dúvidas, me informei bem mais por esses dias, agora só resta me garantir ser aceita.E queria saber (se vc souber me responder) como que funciona o processo de arranjar um lugar para morar ai, vejo bastante imóveis e propostas, mas de primeiro momento temos q ficar em hotel pra achar uma casa para alugar e daí ter grana até comprar uma né? Bom imagino q seja isso rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna,

      Na verdade não sei em que parte do processo de imigração você está e nem qual é o tipo de documento que você pegará. Como há muitas opções de vir para cá, fica difícil dar muitas sugestões e isso depende de cada pessoa e da respectiva condição. No nosso caso, atualmente alugamos um apto. Ainda estamos em fase de teste e adaptação, por isso optamos em nos mantermos no aluguel até termos certeza de onde queremos viver. Neste momento, não queremos nos fixar em nenhum lugar até termos convicção do que será melhor.

      Desculpa a resposta tão vaga!

      Um abraço
      Priscila

      Excluir
  15. Oi tenho 17 anos e penso em me formar en arquitetura e meu sonho e morar no canada o que e melhor me formar aqui ou tentar fazer uma falcudade ai ? Gostei muito do seu blog e me ajudou a esclarecer muitas coisas e ver que temos que ter muita força de vontade se essa é nossa meta valeu msm :) !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nathan
      Se você tem plano para morar no Canadá e tem condições de se formar aqui, acredito que seja uma boa opção fazer a graduação por aqui. Assim, suas chances no mercado de trabalho após formado serão maiores. Além disso, você já estará adaptado ao país, o que também conta pontos! Boa sorte nos seus planos!!!

      Priscila

      Excluir
  16. Priscila, o que você aconselharia a um estudante do primeiro semestre de arquitetura que está fazendo um intercambio de Inglês no Canadá, para que ele aproveite esse período no seu país para aprender um pouco sobre a sua futura profissão? Você teria como ajuda-lo de alguma forma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Exdras
      Infelizmente não vejo opções para trabalhos na área de arquitetura. Conheço pessoas já formadas que vieram para estudar inglês e não conseguiram nada, nem mesmo como estágio. Tanto o tipo do visto (estudante) como o período de permanência por aqui (temporário) são compiladores. As empresas procuram em geral pessoas com experiência, idioma fluente e que possam trabalhar a longo prazo. Mas caso o estudante queira apenas uma experiência de trabalho, recomendo lojas de varejo, restaurantes ou coisas do tipo. Pelo menos poderá treinar o inglês ;)
      Att
      Priscila

      Excluir
  17. Oi Pri, adorei o blog. Estou cursando arquitetura, tenho a pretensão de sair do Brasil para migrar no Canadá (Toronto). Minha dúvida é, concluo aqui ou é melhor "recomeçar" ai? Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Norma, obrigada pela visita e leitura!
      Não sei exatamente em que período da faculdade você está. Caso esteja no final, acho que vale terminar aí e pegar logo o diploma para não desperdiçar o investimento já feito (tempo e financeiro). Mas sabendo que aqui é tudo diferente, já tenha consciência de que terá que fazer uma forte adaptação caso queira ser um profissional registrado. Agora, se estiver bem no início e tiver a oportunidade de estudar aqui, com certeza esta seria a minha opção.
      Um abraço
      Priscila

      Excluir
    2. Estou no 3º, porém financeiramente falando, só conseguirei ir no ano que vem, provavelmente estarei no 5º período, ou seja, no meio do curso, achas que mesmo assim é válido terminar aqui ou ir para ai? Bjos

      Excluir
    3. Aaah, esqueci de perguntar antes... Pri, qual o valor em média que gastarei com estudos ai? Curso aquitetura.

      Excluir
    4. Olá Norma
      Eu não tenho conhecimento de custo de cursos de arquitetura, pois não planejei fazê-los e acabei não indo atrás desta informação. Mas você consegue saber disso através de uma consulta ao site da UBC (www.ubc.ca). Quanto a questão de você terminar o curso (ou não), é difícil de responder. Esta é uma avaliação muito pessoal que só você poderá fazer. Teria que pensar no investimento financeiro e de tempo tanto do passado como do futuro. Pesar os ganhos e as perdas. Aí isso pode variar muito de pessoa para pessoa. Saber se conseguira estudar aqui, pensar no nível de inglês, etc. Desculpa não dar uma resposta mais concreta!
      De qualquer maneira, boa sorte nas suas escolhas.
      Sejam elas quais forem, tudo sempre tem uma recompensa!
      Um abraço
      Priscila

      Excluir
    5. Muito obrigada pela atenção linda ajudou muito sim...bjim

      Excluir
  18. Bom dia Priscila,sou arquiteta tbm formada a 4anos no Brasil,só que agora vim ficar 3 meses aqui para fazer curso de inglês 2 em Vidtoria e 1 em Vancouver.Você teria algum e mail para eu trocar umas informações e ideias com vc!?att Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiana
      Se você quiser conversar por email, você tem que me mandar o seu através de comentário. Eu não o publicarei. E depois disso te respondo ok?!
      Até mais
      Priscila

      Excluir
  19. Ooi sou nova no blog, e eu é meus amigos estamos pensando em daqui 4 anos ir para o Canada, fazer faculdade...e eu pretendo fazer faculdade de arquitetura, e se eu fazer a faculdade aí eu tenho que passar por tudo isso ou só vamos dizer pela metade :P ficaria grata se me explicasse isso :) muito obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leticia
      Obrigada pelo comentário.
      Quando ao processo de imigração e adaptação, as experiências são diferentes de pessoa para pessoa. No seu caso por exemplo, não sei se você passaria por tudo isso, uma vez que estaria vindo como estudante. Grande parte das nossas histórias é baseada na forma que viemos. No nosso caso, já somos profissionais formados e um pouco mais velhos que você (infelizmente rssss). Por isso, acredito que as suas experiências serão relativamente diferente das nossas. Mas de qualquer maneira, parabéns pela iniciativa!!! Espero que tudo dê certo.
      Um abraço
      Priscila

      Excluir
  20. Oi Priscila! Vc não sabe como seu post me tranquilizou! As minhas pesquisas fazem as coisas parecerem bem mais difíceis e demoradas...
    Me formo no fim desse ano, e o meu namorado (soon-to-be-marido, ;)) temos muita vontade de imigrar para o Canadá. O mais provável é irmos para Vancouver ou Victoria (BC) pois ele vai fazer um college na área dele (TI) nessas redondezas.
    Pelo o que já li em outras partes e no seu blog e comentários, já vi que vou ter q fazer matérias complementares no curso comum, e depois uma especialização... É, haja tempo e disposição! Fiquei curiosa/receosa com a área técnica, parece bem complexa.
    Tenho inglês avançado, 3 anos de estágio e já vi que vou ter q investir muito tempo e dinheiro se quiser ser arquiteta aí... Pelo o que vc e seu marido estão vendo, me diga a sua opinião: Vale e pena? É muuuuuuito tempo "perdido" (na verdade é investido, mas enfim)?
    Tô gostando muito mesmo do seu blog e da sua dedicação em ajudar os outros, meus parabéns, e continue! O mundo precisa de mais pessoas com a sua boa vontade e dedicação ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nina, obrigada pelo comentário.
      Quanto à arquitetura x investimento, eu ainda não tenho uma opinião muito forte formada a respeito. Apesar de eu acreditar que todos os estudos são investimentos, hoje tenho minhas dúvidas se vale a pena fazer o curso aqui, uma vez já concluído no Brasil. Eu sou o tipo de pessoa que acredita no investimento nas coisas que vão agregar de verdade, e não apenas no "peso" dos papéis (nome instituição, número de cursos, etc). Além disso, eu acho as experiências práticas são mais válidas do que as acadêmicas. Acho que vale mais começar a trabalhar em um cargo baixo aqui e aprender na prática do que fazer um curso. Mas esta é a minha atual opinião, não que eu não possa mudar (rssss). Mesmo sendo bem diferente, acho que é possível aprender no trabalho, mais do que na faculdade.
      De qualquer maneira, continue pesquisando.
      Espero ter ajudado um pouco.
      Boa sorte no seu processo.
      Um abraço
      Priscila

      Excluir
  21. Olá Priscila, Primeiramente Parabéns pelo seu Blog e por ajudar nas dicas e sugestões para o pessoal.
    Me chamo Thiago tenho 27 anos, formado em Arquitetura (Belas Artes de São Paulo), Estou querendo muito ir para o Canadá para trabalhar como Arquiteto, mas tenho uma dúvida e queria uma sugestão, pois acho que para ir para o Canadá preciso de mais experiência na área e no começo de 2015 iria começar o curso de Especialização em Sustentabilidade no Mackenzie, o que você aconselharia? Fazer a especialização no Canadá, porém teria que estar trabalhando no País para pagar meu curso, ou faço a especialização aqui e daqui 2 anos irei?...
    Muito obrigado. Sucesso para o Casal!!

    Thiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago, obrigada pela visita no blog!!!
      Quanto as suas dúvidas, fica muito difícil para mim lhe dar sugestões pois há diversos cenários possíveis para o seu futuro profissional. Além disso, não sou especialista no assunto e eu mesma ainda não estou trabalhando na área para lhe dar uma opinião mais concreta. O Mauricio também fica receoso em lhe dar conselhos que possam influenciar em uma decisão de vida. De qualquer maneira, acho que você poderia consultar os preços dos cursos daqui e ver se tem condição de estudar o que deseja (ver links no post). A minha dica é não arriscar vir para cá para morar/estudar sem recurso financeiro suficiente para pelo menos 6 meses como garantia. Afinal, não dá para depender de um emprego para lhe sustentar que ainda não existe. Com certeza é possível achar algo para fazer, mas acho muito arriscado depender apenas do trabalho aqui, porque você não sabe quanto tempo vai levar para conseguir uma oportunidade e nem quanto vão lhe pagar certo? Desculpa a informação vaga, mas é difícil demais opinar. Independente de qualquer que seja a sua decisão, muito boa sorte no seu futuro e carreira.
      Um abraço
      Priscila

      Excluir
  22. Ola Priscila! De todos os blogs que li ate agora sobre assunto o seu foi o mais esclarecedor! Muito obrigada!
    Meu caso e um pouco diferente dos citados acima.
    Me formei em Julho desse ano em Arquitetura e Urbanismo e vim logo em seguida pro Canada visitar meu namorado (canadense). Aqui conheci muita gente bacana e corri atras de arquitetos. Fui ate convidada para dar uma palestra em uma universidade falando sobre minha experiencia com arquitetura (ja trabalhei 3 anos no Brasil e 6 meses na Espanha).
    Gostaria muito de ficar por aqui, mas no momento estou com visto de turista. Acho que pra uma empresa financiar um visto de trabalho para arquitetura eh meio dificil de acontecer e eu nem sei como abordar esse assunto quando vou visitar algum escritorio. O seu marido conseguiu na "cara de pau" um local para trabalhar nesses primeiros 6 meses? Como?
    Tive contato com o coordenador de Master de arquitetura aqui em Alberta e gostei muito do que eles tem a oferecer. Vi que se eu fizer o master nao preciso fazer a regularizacao (sao 2 anos), mas acaba sendo materia que ja tive no Brasil, por isso gostaria de ver uma outra alternativa.
    Obrigada pelas informacoes no Blog!
    Abraço,
    Rafaela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafaela, obrigada pela visita aqui no blog.
      Quanto ao meu marido, ele conseguiu o emprego da forma tradicional, ou seja, participou de workshop para aprender a fazer o currículo de acordo com a cultura local, fez a "cover letter", enviou o currículo por email para diversas empresas, ligou para todas elas, etc, etc, etc. Ele fez tudo como manda o figurino (local). Passou por duas entrevistas e foi contratado por uma das empresas.
      Quanto ao seu curso, aí vai depender do seu objetivo e condições financeiras. Se eu tivesse tempo e dinheiro para fazer um curso, eu faria. No nosso caso (marido e eu), estamos tendo que fazer as coisas na raça pois não temos como ficarmos apenas estudando. Vale lembrar que arquitetura aqui é muito diferente do Brasil, então acredito que as "mesmas" matérias seriam completamente diferente. Não tenho certeza disso, estou apenas dando a minha opinião segundo as coisas que o marido diz todos os dias. Eu em particular gosto de estudar e aprender sempre que possível. Mas aí vai de cada um.
      Espero que você ache uma solução para o seu caso e que lhe traga bastante sucesso.
      Boa sorte
      Priscila

      Excluir
  23. Olá, muito obrigada por compartilhar sua experiência!!!

    Não sei se entendi. Tenho pouco tempo de formada e não tenho experiência de trabalho na área. Conseguiria ir trabalhar na minha área mesmo não sendo elegível?
    Sabe me dizer com qual visto isso seria possível?
    Conhece alguma empresa ou pessoa que auxilie esse processo no Brasil?

    Muito obrigada pela atenção

    Laryssa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Laryssa
      Sim, você consegue trabalhar na área, apenas não terá o registro e não poderá assinar projetos. Mas é possível trabalhar em empresas de arquitetura como desenhista, projetista, desenvolvedor, etc. Existem vários tipos de visto que lhe permitiriam trabalhar, e tudo dependerá do seu objetivo e tempo de permanência por aqui. Recomendo você consultar o consulado do Canadá para obter informações precisas. Ou se quiser vir como estudante, empresas de intercâmbio poderiam lhe ajudar. Não sou especializada nisso e o meu processo aconteceu há muito tempo atrás, então qualquer informação que eu lhe passar poderá ser inválida.
      Boa sorte
      Um abraço
      Priscila

      Excluir
  24. Boa Tarde Priscila, poderia me informar qual o valor médio do curso de arquitetura ai no canada, e quantos anos são de curso? Estou cursando arquitetura aqui ainda, estou no segundo ano do curso, nao sou formado, tenho curso de revit, autocad e sketchup, eu conseguiria arrumar emprego na área ? trabalhar e estudar ao mesmo tempo? compensa eu largar aqui pra começar de novo ai, ja que minha meta é ir pro canada!? Dês de já Agradeço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliano
      Ingelizmente não tenho uma resposta para lhe dar, uma vez que não estou cursando nada relacionado à arquitetura. Sugiro você acessar os links do post (acima) para fazer uma pesquisa conforme seu interesse. Tendo a resposta de valores e prazo, acho que você conseguirá avaliar melhor se vale para você fazer o curso aqui ou aí.
      Boa sorte
      Priscila

      Excluir
  25. Olá Pri, tudo bem ?
    Estou chegando em Van agora em Maio. Tenho uma dúvida a respeito de arquitetura, sou recém formada e não pretendo regulamentar minha profissão até me estabilizar definitivamente, mas gostaria de trabalhar como desenhista, estagiaria, faço maquete eletrônica de exterior e interior com 3ds max, mas estou com dificuldade de procurar por essas vagas nos sites de emprego pois não sei como elas são chamadas por ai, você poderia me dar uma luz ?
    E outra, no inicio tenho interesse de trabalhar como voluntária na área de construção, sei que em toronto tem uma instituição que constrói casas para pessoas carentes, em vancouver existe algo do genero ? Acho que seria fundamental para que eu possa me adaptar ao processo de construção.
    Outra coisa que me preocupa que você sitou no post é sobre o sistema de medidas, é realmente em polegadas ? Fiquei super confusa quanto a isso.

    Pri agradeço imensamente a atenção.
    Um grande abraço para você e o Mauricio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karolline,
      Sei que quando está vindo, a maior preocupação é a questão de trabalho. Mas vou ser sincera, é tanta coisa para se adaptar que eu sugiro você só pensar nisso depois que estiver aqui. O importante é você trazer seus documentos e referências de trabalho para ter material para apresentar em futuras entrevistas. Aqui, as coisas são diferentes, desde o modelo de currículo até a forma de falar com as pessoas. Eu sugiro você procurar ajuda chegando aqui em programas do governo para entender como lidar com tudo isso. E mais do que isso, também considerar a hipótese de trabalhar em algo simples para adquirir experiência cultural e não ficar presa só na area de formação. De qualquer maneira, você pode procurar vagas como "architect", "interior designer", "draft". O sistema de medida vai depender do escritório. Alguns usam métrico, outros imperial e outros ambos.
      Boa sorte
      Priscila

      Excluir
  26. Oi Priscila,
    Eu e meu marido somos arquitetos e eu estou tentando mestrado aí. Pode me dizer se com o mestrado eu consigo a regulamentação na arquitetura? Como está o mercado aí na área? Parabéns pelo blog. Está me ajudando muito. Att, Livia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Livia
      O que você precisa ter em mente é que não basta apenas estudar arquitetura para ser profissional regulamentado. Para se ter o registro, há todo um processo específico a ser feito após a conclusão do curso, seja por imigrantes ou canadenses. Quanto ao mercado, somos uma amostra muito pequena para lhe dar esta informação. Mas como em qualquer lugar no mundo, a construção civil está diretamente ligada ao crescimento econômico real, portanto, eu não acho que este campo de trabalho esteja muito otimista não. Boa sorte no seu processo.
      Priscila

      Excluir
  27. Olá Priscila,
    Meu Marido esta no processo para ir fazer um College na área de IT, pretendemos ficar 2 anos. A prioridade é em dar um up na carreira dele e eu ( arquiteta formada há 3 anos) iria somente acompanhando. Não pretendo exercer a profissão de arquiteta aí pois já saquei que é complicado. Tenho 3 amigas que foram fazer intercâmbio na faculdade e cursaram 1 ano aí, o resultado foi um ano de experiencia cultural, porque profissional não agregou nada, já que é COMPLETAMENTE diferente do que estudamos aqui. Portanto eu trabalharia num survival job, mas gostaria de saber se tem algo que fique pelo menos na área, tipo: Loja de iluminação, loja de móveis, loja de acabamentos, objetos de decoração . Isto existe por aí, assim como é aqui? Será que consigo algo assim? O salário ficaria em torno do mínimo canadense?
    Será que consigo acessar a vaga por aqui ou é melhor chegar aí mesmo?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata,

      Existem estes tipos de lojas sim e é possível você trabalhar em vagas como estas, desde que tenha o visto com permissão para trabalho. Você pode trabalhar como representante ou vendedora, mas tudo vai depender do seu ingles. Eu optei pela Starbucks no início e achei que foi uma excelente escolha. Mas aí, vai depender de cada um.

      Quanto a procura do emprego, eu sempre sugiro para as pessoas começarem a ver isso aqui, pois antes de mais nada, você tem que aprender a fazer o curriculo no formato canadense e entender como as coisas funcionam em relação a entrevistas. Existem workshops que falam sobre isso e ajudam o candidato a se preparar para o mercado local. Quanto mais humilde você for e reconhecer que terá que aprender as coisas desde o início, mais você vai se dar bem. Fica tranquila, é possível trabalhar em lojas de móveis sim, inclusive no Ikea . Aliás, sugiro você entrar no site deles e já dar uma olhada em vagas a disposição., quem sabe né?
      Boa sorte.
      Um abraço
      Priscila

      Excluir
  28. Olá Priscila, tudo bem?
    Estava pesquisando sobre curso de arquitetura no Canadá e encontrei seu blog! :) Eu estudo arquitetura e estou no 4º período aqui no Recife, e meu namorado cursa engenharia. Estamos planejando uma vida no Canadá fazendo com que a gente consiga estudar o nosso curso aí.
    Depois de muitas pesquisas vimos que há a possibilidade de entrar em um curso de inglês no Canadá ( pois não temos fluência na língua e precisaríamos logo de início ter) e depois de fazer uma prova e passar, entraríamos em uma universidade e cursaríamos respectivos cursos.
    Não está nada certo ainda sobre lugar onde faríamos o curso de inglês e nem a universidade, pois tenho poucas informações.
    Você tem alguma recomendação de como podemos fazer?
    Ouvi dizer que algumas universidades não aceitam cadeiras pagas do Brasil. Você poderia me ajudar?
    Aguardo seu retorno
    Alessandra Ferraz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra
      Eu gostaria muito de ajudar, mas não tenho nenhuma informação a respeito pois não estudei aqui. Desculpa :(
      Desejo boa sorte a você e seu namorado no processo de imigração ;)
      Um abraço
      Priscila

      Excluir
  29. Olá Pri! tudo bem? sei que este post ja tem um tempinho! Mas eu e meu namorado estamos planejando nos mudar para o Canadá, eu me formo em arquitetura em 2 anos e ele em Eng. Civil em 1 ano... e planejamos usar o Express Entry (nova modalidade) e para isso preciso ter no minimo 1 ano de experiencia na área de Arquitetura ... entao o plano é pra em 2019 estarmos nos mudando ... a questão é... se um tempo após ter imigrado eu fizer um Master Degree em Arquitetura, eu vou precisar passar por todo esse processo?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Neste caso, não poderei lhe responder pois não tenho conheciemtno sobre os novos processos de imigração. Qualquer informação que eu lhe te passar será apenas um opinião. Sugiro você consultar o consulado do Canadá no Brasil para esclarecer a sua dúvida. Desculpa pela falta de resposta.
      Boa sorte na sua jornada
      Um abraço
      Priscila

      Excluir
  30. Ei Priscila,
    Excelente seu post!! Estou querendo tentar um mestrado no exterior e penso muito em fazer isso no Canadá. Você sabe me dizer de um bom mestrado e como é o processo para tentar uma bolsa? Ou isso não é comum?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Servare
      Infelizmente não tenho a resposta para você.
      Sugiro você procurar os cursos que interessam diretamente com as universidades canadenses. Cada uma possui um processo diferente para avaliar/admitir os interessados, por isso, você terá que ver qual atende melhor o seu perfil. Apenas fique atento ao idoma, pois para cursos acadêmicos, o inglês ou francês será fundamental.
      Boa sorte na sua busca
      Um abraço
      Priscila

      Excluir
  31. Eu adorei seu post. Sou arquiteto em Brasília e estou tentando de tudo para imigrar para o Canadá também. Quero trabalhar na área, mas como vc falou, não me importo de descer vários degraus ou até começar trabalhando como garçom. Como vocês estão agora? O seu marido já conseguiu o emprego? Sei que já tem bastante tempo, mas estou curioso para saber como vocês se viraram ai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Hoje nós dois estamos trabalhando em escritórios de arquitetura. Meu marido já desenvolveu uma ótima experiência técnica na área, o que somou muito à carreira que ele já tinha no Brasil que era muito bem consolidada. Eu comecei recentemente a experiência relacionada à area aqui no Canadá. O meu primeiro emprego foi na Starbucks por causa da minha falta de inglês, apesar dos meus 12 anos de experiência profissional. Vale a pena você ler o blog todo pois tem contado nossa vivência local.
      O começo é muito difícil e consideramos que ainda estamos nesta fase...
      Boa sorte para você
      Priscila

      Excluir
  32. Oi Priscila!
    Então, acabei o 1° semestre em arquitetura aqui no Brasil e estou querendo terminar (ou recomeçar) a faculdade no Canadá, porém não estou achando tantas informações sobre graduação por aí.
    Teria alguma informação para me passar?
    Aaah seu post está super completo, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Infelizmente não tenho mais informações para passar. O ideal é você consultar diretamente as universidades pelo Canadá.
      Um abraço
      Priscila

      Excluir
  33. Oi Pri. Adorei os posts.
    Sou arquiteta formada ha 3 anos e trabalho com interiores ha 4, que é a área na qual me identifico.
    Vou morar no Canadá com meu namorado no final do ano. Ja estamos dando andamento à documentação e tudo mais.
    Ele vai com visto de trabalho e eu de estudo.
    Só estou com receio de escolher um curso que seja redundante.
    Vi que comentou que as técnicas construtivas daí são bem diferentes.
    Acha que é perda de tempo fazer um curso de interiores, já sendo formada arquiteta e com experiência de trabalho na área?
    A empresa que está nos auxiliando não me deu muitas opções de curso.
    Obrigada.

    Ariadne - SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ariadne
      Infelizmente não consigo te ajudar. Esta é uma decisão muito pessoal. Conheço pessoas que optaram em se aperfeiçoar aqui antes de procurar emprego e pessoas que conseguiram sem nenhum curso. Isso varia muito de caso a caso.
      Um abraço
      Priscila

      Excluir
  34. Muito bom, parabéns! Trabalho em Curitiba com Maquete Eletrônica e tenho empresa nesta área onde atendo arquitetos e construtoras.Mas estamos querendo ir para o Canadá. Sabe me dizer como é o trabalho ai nesta área visto que vc é arquiteta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Apesar de ser arquiteta, meu conhecimento sobre o mercado é muito pequeno, quase que insignificante. Não tenho dados para te passar a respeito. Sorry.
      Espero que encontre aquilo que está procurando.
      Um abraço
      Priscila

      Excluir
  35. Oi Priscila tudo bem!, trablaho com 3D mais ou menos à 9 anos,onde faço imagens para diulgação dos empreendimentos. Atendemos arquitetos e construtoras e temos a Certificação da Autodesk. Devido a crise aqui no Brasil estou pesquisando muito sobre o Canadá e queremos ir embora. Como vcs são arquitetos acho que podem me informar melhor sobre a minha área ai. Sabe me dizer algo como é o mercado para quem trabalha com Maquete Eletrônica? Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Infelizmente não tenho informação suficiente para fazer uma avaliação de mercado. De maneira geral, maquete eletrônica faz parte do trabalho de projeto como um todo, e a maioria das empresas desenvolve isso internamente. Boa sorte no seu processo.
      Um abraço
      Priscila

      Excluir