domingo, 15 de setembro de 2013

- O Sistema de medida Canadense





  
Uma coisa é certa, o Canadá é um país extremamente organizado e seguro. Para quem vem do Brasil até acha um pouco impactante a quantidade de regrinhas e a constante educação das pessoas. Mas se existe um ponto negativo no país, posso afirmar com tranquilidade que é o sistema de medida. Diferente de tudo o que se ouve sobre o Canadá, o sistema de medida é um caos e sem nenhum tipo de padrão, ou seja, uma verdadeira confusão entre números e unidades no dia a dia.

Atualmente o sistema oficial do país é o sistema métrico, que é o mesmo utilizado no Brasil. Por este lado, nós brasileiros levamos vantagem. Mas aí você pergunta: então do que ela está reclamando? A questão é que na teoria, o métrico é o sistema adotado pelo governo, mas na prática, você encontra tudo o que é tipo de unidade espalhado entre placas, jornais, etiquetas de roupas, tablóides, etc.

Para entender um pouco desta questão, aí vai um pouquinho de história...

Por muitos anos, o Canadá utilizou o Sistema Imperial de medidas (pés, jardas, onça, galões, etc) como padrão, sobretudo por sua ligação com o Reino Unido. Na década de 70, com o governo liberal de Pierre Trudeau, o sistema métrico passou a ser implementado através de um acordo entre o governo federal e as províncias. Começaram pelas sinalizações de trânsito e a medição da precipitação (que passou a ser apresentada em mm ou cm). As empresas foram obrigadas a expôr as medidas e pesos dos produtos pelo novo sistema nas embalagens.

Mas para complicar um pouco a vida, nos anos 80 as coisas mudaram novamente, com a eleição do conservador Brian Mulroney, que não levou em frente o projeto para converter as medidas. Sem mencionar a proximidade com os Estados Unidos que só utiliza o Sistema Imperial.

Atualmente o país vive sistemas híbridos. Enquanto as pessoas que nasceram antes de 1970 estão mais habituadas ao modelo imperial, os mais jovens utilizam o sistema métrico com a maior facilidade e, na maioria das vezes, eles conseguem ser híbridos também, ou seja, falam tudo misturado.

Para os Canadenses, qualquer medida é compreenssível e no meio de uma conversa eles conseguem usar todas para se expressarem tipo “ande mais 20 milhas e depois vire após uns 5km” (??), ou “esta casa tem 900 square ft de área e a altura é de 10m” (??), ou “o preço do peito de peru é de CAD$ 15,00/lb mas acho que vou querer umas 300g (???)”. Acredite, você certamente fará cara de "paisagem". Nós que somos arquitetos quebramos a cabeça para tentar pensar da mesma maneira. Mas não é simples assim e é difícil entender as proporções das coisas. O Mauricio que já trabalha área passa por enormes aventuras com esta bagunça. No começo ele chegava em casa “P” da vida com isso, xingando o louco Sistema Imperial. Agora já se adaptou e nem liga mais. Eu ainda não estou usando profissionalmente estas medidas, então para mim as coisas ainda não são tão complicadas e me apego ao conversor do celular quando tenho minhas dúvidas.

Em geral, as coisas ligadas ao governo são expressas pelo sistema métrico, ou seja, documentos, formulários, declarações, etc. Há uma facilidade por este lado, pois todas as sinalizações de trânsito são iguais às brasileiras (kilometro, km/h, metro, etc). O governo ainda faz esforços para tentar implementar o sistema oficial e, para se ter uma idéia, se o projeto de uma construção for apresentado à prefeitura para aprovação no sistema métrico, o proprietário tem desconto nas taxas.

Já no comércio você encontra de tudo, então pode-se comprar uma carne com o preço por libra ou kg, e aí pode cair em uma roubada achando que está pagando uma pechincha por algo que está extremamente caro, já que 1 lb = 0,45 kg (aprox.).




Para amenizar um pouco, é comum encontrar para o mesmo produto duas medidas, uma de cada sistema. Mas isso não significa que é para tudo, então o negócio aprender o deles, mesmo que para você não faça sentido que 1 ft (pé) = 12 in (polegadas) e que 1 yd (jarda) = 36 in (polegada) = 0,91m (?????????).



O que eu realmente recomendo para ficar mais seguro com isso é instalar um programa de conversão de medidas no celular e nunca mais desgrudar do seu smartphone. 

6 comentários:

  1. como que interpreto esta medida: 11' - 2" x 13' - 0" ????? é a medida na planta baixa... a conversão fica um tanto absurda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Esta medida 11' - 2" x 13' - 0" [lê-se eleven feet
      two inches by thirteen feet = onze pés e duas polegadas por treze pés] seria equivalente a 3,40m x 3,96m aproximadamente.
      Faz sentido?

      Excluir
  2. estou curtindo muito teus posts! parabéns! são ótimos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada
      Continue nos acompanhando.
      Logo postarei mais histórias.
      Um abraço
      Priscila

      Excluir
  3. oieeee Priscila! grata pela resposta! faz sentido sim! :)
    preciso de mais uma ajudinha....(desculpa...tenho lido sobre tua falta de tempo) 9' - 3" x 11' - 10" e 7' - 6" x 7' - 8", podes me dar mais esta ajudinha?
    atualmente estás morando em Vancouver?
    mais uma vez:grata pela atenção! muito sucesso pessoal e profissional a vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos lá:

      9'-3" x 11'-10" = 2,820m x 3,605m (aprox)
      7'-6" x 7'-8" = 2,285m x 2,335m (aprox)

      Excluir