terça-feira, 29 de outubro de 2013

- Hiking, costume local





O conceito de hiking é um pouco difícil de explicar e minha história vai deixar isso bem claro.

Mas para quem não sabe absolutamente nada do que estou falando, dizem por aí que hiking nada mais é do que uma caminhada ao ar livre em ambiente natural, geralmente em trilhas. Aqui em British Columbia este esporte é super popular e quase todo canadense o pratica. E não é para menos, pois se tem uma coisa de sobra por aqui são as montanhas cheias de trilhas.

Me explicaram que é um ótimo exercício porque faz um esforço bom para as perna e para os gluteos. Aí a Priscila (eu) neurótica já pensou: "nossa, então quer dizer que posso fazer uma caminhadinha que ajudará a fortalecer meus músculos". E claro, quem está na chuva é para se molhar, então, porque não praticar mais uma atividade canadense certo? E o melhor, que me ajudará a ficar em forma. Aí eu, mala sem alça, pedi para o maridão me levar para fazer hiking, afinal é só uma caminhadinha.

Mas onde praticar pela primeira vez o hiking??? A resposta era fácil: em Grouse Mountain. Na realidade, Grouse Mountain é uma montanha localizada em Vancouver que tem uma pequena e conhecida estação de esqui durante o inverno. Mas depois falarei disso em outro post, por enquanto ficarei focada na história do tal esporte. Esta montanha tem uma das trilhas de hiking mais famosas do mundo, então obviamente queríamos o privilégio de começar por lá.

Mas antes de irmos nos aventurar, há uns dois meses atrás levamos uma amiga brasileira que veio nos visitar (Thatiana) para passear por Vancouver e passamos em Grouse Mountain para ela conhecer este ponto turístico famoso da cidade. Por coincidência, o Maurício encontrou um conhecido por lá que iria iniciar a trilha de hiking. Ele estava empolgadissimo porque estava se preparando para quebrar o próprio recorde. O objetivo do dito cujo era terminar quase 3km em 40 minutos. Quando eu ouvi isso eu pensei: "Como assim 40 minutos? Tá doido? Você vai caminhando em que ritmo amigo? A passos de tartaruga?" Bom, neste dia não foi a nossa vez.



No mês passado, resolvemos finalmente iniciar o hiking. Aí fomos nós para a tap montanha. Estávamos vestidos como se fossemos correr, nada de especial. Quando iniciamos a trilha, eu via algumas pessoas com mochila, uma galera segurando umas varetas (tipo aquelas de esqui), outras com uns cintos cheio de suprimentos. E eu é claro, só com minhas pernas e não entendendo nada do porquê de tanto preparo  Enfim, começamos nossa "caminhada". Passo a passo. Era uma subida no meio de uma floresta. Lindo! Atrás de nós havia uns adolescentes falando alto, brincando, rindo e fazendo bagunça. Como o conceito é apreciar a natureza, resolvemos acelerar o nosso ritmo para nos afastar deste grupo de malas. Meu primeiro erro. Sem ter a menor idéia do que vinha pela frente, aceleramos mesmo. Depois de 20 minutos, eu não tinha mais ar e meu coração estava acelerado. Parei para recuperar o fôlego e perguntei para o maridão quanto faltava, esperando que ele fosse dizer uns 500m de distância. A resposta me tirou mais ar: "faltam mais de 2,0km". Com o fôlego que peguei retruquei: "Como assim?????????? Impossível, seu aparelho deve estar com problema!"

Nesta hora eu só conseguia me lembrar do tal conhecido que queria terminar a trilha em 40min. Para não acabar com o passeio do marido atleta, logo falei para nos separarmos e que ele deveria ir na frente que eu o alcançaria depois (até parece!!).

Claro que ele foi... E eu não desistiria assim tão fácil e resolvi continuar, mas num ritmo mais lento e controlado. Aí fui eu no maior esforço do mundo, deixando um dos pulmões para trás. Depois de quase morta, parei para descansar novamente. Um canadense parou do meu lado e começamos a conversar. Perguntei a ele quanto faltava e sorrindo ele me disse que eu estava um pouco mais de 1/4. Nesta hora, lembrei novamente do tal conhecido dos 40min. O canadense viu que eu estava sem mochila e me ofereceu água e um sanduíche para me ajudar a recuperar as energias. Além disso, recomendou que da "próxima vez" me preparasse melhor, porque para fazer esta trilha seria fundamental estar hidratada. Aí lembrei daquelas pessoas equipadas lá no começo. Eu queria desistir mas não podia porque na entrada da trilha havia uma placa dizendo que é proibido descer. Antes que você leitor não entenda isso, quando se alcança o topo, o hiker pega uma gôndola (teleférico fechado) para retornar à base da montanha. Mas enquanto eu descansava e conversava com o tal canadense um loco "desavisado" estava descendo a trilha. Sem dúvidas, resolvi acompanhá-lo e desistir da minha subida. Agradeci as dicas e a gentileza e voltei antes mesmo de chegar na metade.




Confesso que dava para continuar, mas o fato de estar tão longe do final me assustou, principalmente porque eu não estava "equipada". E o maridão???? Foi até o fim, tirou uma foto e me mandou para dar inveja. Apenas um detalhe, como ele deixou a carteira comigo, não pôde pagar a descida de gôndola e encarou o retorno na raça! É isso mesmo o que você está pensando, enquanto eu não completei nem metade da trilha, ele subiu e desceu (mesmo não sendo permitido).



E porque é tão difícil?? Vou explicar: existem hikings e hikings. Depois te tudo, fui descobrir que esta trilha é famosa porque é desafiadora. O caminho é feito de pedras e degraus, por isso, você não faz a trilha caminhando e sim subindo 2,9km de escada. Simples assim. E pensa que ficou por aí???! De maneira nenhuma. Na semana seguinte eu já estava de volta. Desta vez levei uma garrafinha de água, mas só. Depois de 1:15h eu alcancei o topo. Aí foi só a alegria de tomar um belo chocolate quente para esquentar o corpo nos 4 graus celsius lá em coma.




Para concluir, acho que dava para ter feito em um menor tempo, mas como foi a primeira vez que fui disposta a chegar ao topo, preferi controlar meu ritmo e alcançar o fim da trilha, principalmente porque no decorrer da "caminhada" eu não tinha muito idéia de como seria a dificuldade a frente. Mas já fique super feliz em ter conseguido. E o mais legal é que achei que ficaria super dolorida no dia seguinte, mas nada disso, ainda fui no parque correr para aproveitar o sol!

Então, o dia que alguém lhe convidar para praticar hiking, recomendo que você se informe em relação ao percurso antes de enfrentá-lo. Isso significa saber a inclinação, distância e tempo médio para vencer a trilha. Cuidado, existem hikings que duram dias e requer muita resistência, preparo e equipment's. Então, esqueça este conceito de que é uma caminhada pela natureza!!!!!


SOBRE GROUSE MOUNTAIN




O que eu fiquei sabendo só depois... A Grouse Grind Trail é uma montanha extremamente marcada por degraus, começando em uma altitude de 300m e finalizando em uma elevação de 1.100m com distância de aproximadamente 2,9km.

O tempo de caminhada varia de acordo com o atleta e pessoas com problemas de coração, pressão ou problemas respiratórios são alertados a não tentar praticar o esporte nesta trilha. Recomenda-se nunca fazer o esporte sozinho e se preparar carregando água, alimento, roupas quentes e um celular.

O hiker deve planejar tempo suficiente para completar a trilha antes do anoitecer. Após a noite cair, o percurso se torna muito perigoso e pode resultar em pessoas perdidas durante a temporada, sobretudo porque esta trilha não tem serviço de patrulha. Além disso, dê maid atenção no inferno quango os dias são ben maid curtos e o sol se põe super cedo.

Também deve-se dar atenção ao clima e temperatura. As condições podem variar durante o percurso, sobretudo na época de inverno quando a neve pode estar presente. Dependendo das condições ou previsões, a trilha pode ser fechada para evitar riscos aos hikers.

Para maiores informações, acesse o site do resort clicando aqui.


Vista a partir do topo de Grouse Mountain

Vancouver vista do topo de Grouse Mountain

4 comentários:

  1. Que legal, mas tem que ter um preparo físico senão morre do coração.

    Muito bonita a vista lá de cima. Vc foi com 4C, nossa acho que fica pior a sensação.

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Izabel, obrigada pela visita e pelo comentário!!!!

      É verdade, tem que ter preparo físico, mas se for devagar dá para chegar no final.Mas sem ar! (kkkkk)
      No dia em que eu fui estava frio, mas sabe que isso até ajudou. Acho que se estivesse calor não teria chegado nem na metade!!! Quando tiver a oportunidade, vale a tentativa!!!
      Vi que você está planejando vir para estes lados, por isso, qualquer coisa fique a vontade para perguntar!

      Um abraço

      Excluir
  2. Que bacana! Eu adoro a idéia de hiking, já fiz algumas, mas nada realmente puxado... Lembro que quando ainda morava em Brasília, eu costumava ir para a Chapada dos Veadeiros nos feriados e era preciso fazer algumas trilhas para chegar nas cachoeiras. E sim, muitas vezes eu chegava com o coração pra fora! Mas é uma sensação super boa ver que você conseguiu...

    Vou pesquisar para ver se rola esse tipo de coisa aqui por perto de Montréal!

    Beijos,
    Lidia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lidia. Tenta mesmo achar um cantinho por aí para praticar este exercício, pois queima muita caloria (rssss) Mas espera o inverno acabar, porque acho que com as temperaturas baixas será impossível chegar em qualquer topo! Principalmente aí em Montreal!!!! Beijos Pri

      Excluir