sexta-feira, 8 de novembro de 2013

- Uma notinha especial




Sei que o objetivo do blog é falar sobre nossa vida no Canadá e blá, blá, blá. Mas como parte deste “blá, blá, blá”, também vem o lado emotivo né?! Então hoje terá um pequeno desabafo e reflexão…

É engraçado como às vezes pessoas desconhecidas de repente fazem diferença na nossa vida, enquanto pessoas próximas simplesmente se apagam. Ultimamente tenho me sentido super sozinha, o que era esperado como parte da imigração, porque querendo ou não, criar relacionamento ao redor não é mais algo simples como no Brasil, especialmente por causa da dificuldade na comunicação.

No dia a dia tenho enfrentado vários obstáculos e vencido um a um. E claro que fazer até as pequenas coisas sem nenhum tipo de suporte é difícil. Mas tenho que escrever aqui no blog que hoje tenho uma professora de inglês que tem feito muita diferença na minha vida. Sem mesmo saber disso, ela tem sido um grande e forte pilar para mim. Tem sido minha motivadora todos os dias. Tem me encorajado a enfrentar cada pequena batalha, a perder medos, a confiar em mim mesma. Sempre fui uma pessoa confiante, mas aqui me sinto completamente perdida e fragilizada pelo desconhecido.

E quando consigo algo, sempre compartilho com ela, que faz festa, comemora, me abraça e fica feliz com os meus pequenos passos. E faço questão de registrar aqui isso para no futuro poder lembrar desta importante peça deste quebra-cabeça da imigração. Leyvi é o nome desta professora que hoje tenho muita consideração e carinho. Obrigada Leyvi por toda a ajuda e suporte!!!

E depois de uma enorme mistura de sentimentos, o que eu percebi é que grande parte do que tenho sentido é gerado por mim mesma. O que hoje eu consegui realmente avaliar é que tudo está baseado em uma única questão: expectativa.

Às vezes pessoas apenas conhecidas nos surpreendem, assim como pessoas extremamente próximas nos decepcionam. Estas duas sensações estão diretamente relacionadas ao tamanho da expectativa gerada para cada uma destas pessoinhas que fazem parte da nossa vida. Quando esperamos mais do que podem nos oferecer, vem aquela enorme decepção. Assim, hoje, depois de muito pensar sobre a minha vida, percebi que deixei lá trás em algum momento da minha história, uma parte da minha identidade. Quando eu era mais nova, não esperava nada de ninguém, nem das minhas amigas. Sempre achava que as coisas dependiam de mim e por isso, não me sentia mal quando algo não era correspondido na proporção que eu queria.

Então, a melhor solução é parar de esperar das pessoas em volta algo que não podem corresponder. Não gerar expectativa e levar a vida da maneira que dá certamente nos fará mais feliz.

Aquelas pessoas que valerem a pena, de uma forma ou de outra estarão junto de nós sempre. Outras apenas passaram ou passarão na nossa vida em um determinado tempo, com começo, meio e fim. E desta forma meio louca, fizeram, fazem ou farão parte da nossa história. Eu poderia listar muitos nomes de amigos que foram suuuuper importantes para mim e marcaram grandes momentos da minha vida, mas que hoje não tenho mais contato. Destas pessoas, ficou apenas a saudade, mas de uma maneira bem gostosa de sentir.


E para aquelas que ainda estão fazendo parte da minha vida, vou doar de mim o máximo que posso, não esperar nada delas e apenas receber da vida o que eu mesma construir. J

2 comentários:

  1. Nossa Pri, que post profundo!

    É interessante mesmo como as pessoas entram e saem de nossas vidas, umas deixam marcas mais profundas que outras, mas todas sempre nos fazem aprender algo, seja bom ou ruim. Esse aprendizado nos torna pessoas diferentes, talvez melhores.

    É tão bom ter uma pessoa, que mesmo sem saber, nos ajuda, nos incentiva, nos apoia, vibra com nossas vitórias... assim como a sua professora. Essas pessoas são pequenos "anjos" em nossas vidas, e que sempre aparecem nos momentos mais difícil para nos iluminar.

    Que bom que vc esbarrou com mais essa "anjo" na sua vida :)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Get Away!
      Adoro seus comentários, sempre positivos! Logo logo vocês também passarão por isso e desde já recomendo, não espere nada de ninguém e, assim, até os dias difíceis ficarão mais leves. Bjs ;)

      Excluir