sábado, 12 de abril de 2014

- Copa do Mundo no Brasil




"Não sou muito chegada em escrever sobre assuntos polêmicos aqui no blog, sobretudo porque não quero passar uma impressão ruim para quem lê, caso discorde da minha opinião. Não gostaria que alguém deixasse de acompanhar a nossa história ou pegasse raiva de mim por pensamentos diferentes. Mas considerando que nem todo mundo pensa igual, tem hora que não dá para deixar passar. Tem um assunto que está engasgado na minha garganta há tempos. Como o blog é pessoal, achei melhor escrever aqui o meu pensamento ao invés de sair divulgando idéias soltas por aí com indiretas em rede sociais a fora. Bom, vamos lá..."

Faltam exatamente dois meses para iniciar a Copa do Mundo da Fifa. Na vigésima edição do campeonato de futebol, não tem como negar que a ansiedade tem aumentado ao redor do globo na espera do início dos jogos, que acontecerá no dia 12 de junho deste ano. Não é para esperar por menos, o esporte mais popular do mundo faz bater mais forte o coração de atletas, espectadores, organizadores e todos os profissionais envolvidos na atmosfera do esporte. Sob os holofotes de todo o mundo e dos olhos de milhões de pessoas, o Brasil sediará pela segunda vez a competição.

E apesar da euforia, o campeonato sempre gera reações adversas, e isto é um fato histórico que sempre aconteceu nos países anfitriões. Na vez do Brasil não está sendo diferente. As perspectivas seguem o interesse de cada grupo envolvido no campeonato, sem necessariamente haver o certo ou o errado, mas definitivamente com diferentes intenções. Governo brasileiro buscando crescimento, desenvolvimento e publicidade internacional; espectadores estrangeiros querendo torcer, apreciar os jogos e o turismo; empresas correndo atrás de investimentos diretos ou indiretos; atletas almejando vitória e superação. Cada um procurando alcançar um objetivo específico. A questão contraditória ficou para os cidadãos brasileiros que estão divididos entre diferentes visões. Enquanto uns estão ansiosos pelo primeiro chute na bola, outros não conseguem nem mais lembrar da proposta da Copa do Mundo. Entre a favores e contras, há divergências nas opiniões dos efeitos que o campeonato poderá deixar para o país sede, ou ainda como muitos se preocupam, no que poderá acontecer durante a Copa do Mundo.

No último ano antecedente ao evento, iniciou uma febre de cidadãos brasileiros contra a Copa. Cada um com sua razão. Uns porque se indignaram com os valores gastos na concretização do evento, mesmo que já esperados (incluindo a infeliz corrupção). Alguns por questões sociais, outros por motivos culturais ou econômicos, e as vezes até religiosos. O número de campanhas brasileiras "contra" a Copa espalhadas pela internet é incontável, e mais do que isso, é crescente. Muitos ainda estão trabalhando fortemente na tentativa de sabotar o evento, pedindo ao público estrangeiro que não visitem o país, que não comprem ingressos, que não assistam os jogos, entre outras "ações".  As previsões do número de protestos durante o período dos jogos não são baixas e o governo já tem trabalhado para evitar qualquer tipo de ação do tipo (democracia???). E toda a onda que tomou conta destes cidadãos não são aleatórias, afinal, motivos para todas as indignações não faltam. E ainda soma a questão da falta de infra-estrutura e da violência fora de controle. Tudo junto justifica tanta contrariedade. Eu mesma não sou a favor do campeonato ser realizado no Brasil. Quando o país foi escolhido para sediar os jogos, não comemorei, e sim lamentei. Eu sabia que não haveria a menor condição de proporcionar um evento nestas dimensões. Nós brasileiros sabemos bem como são as coisas relacionadas a "dinheiro x governo". Infelizmente o individualismo fala mais forte e não dá para confiar. Não que o Brasil não tivesse capacidade para fazer a Copa do Mundo, porque isso tem de sobra. Confio nas empresas e profissionais brasileiros, além de saber que há recursos financeiros para bancar tudo o que fosse necessário. É mais a questão de [não] planejamento e corrupção que esgota os cidadãos. Não tem jeito, é um por si e Deus por todos, e nestas horas não é o brasileiro que sai recompensado pelo suor do dia a dia. Na verdade, não sou contra a Copa do Mundo no Brasil, mas sou contra os moldes que isso seria e está sendo.

Aquela história de que há prioridades é verdade. Mas vamos ser sinceros. O Brasil tem dinheiro para a Copa, saúde, educação, segurança e tudo o que um país precisa. É questão de querer fazer. A Copa só prova para os brasileiros aquilo que todos sabem: que somos capazes de empreender e fazer as coisas acontecerem. Eu acredito que a base para qualquer sociedade é a educação, e infelizmente o governo brasileiro não prioriza isso. E o motivo para a falta desta prioridade é simples: povo sem educação é facilmente manipulado. E para o governo, quanto mais "ignorante" for o povo, mais fácil de controlar. É triste demais este pensamento, mas como já disse aqui no blog, a individualidade fala mais alto e os governantes preferem isso à ter um bom país para viver.

Por tudo isso, é compreensível que muitas pessoas queiram aproveitar a oportunidade de um evento desta dimensão para protestar e mostrar ao mundo questões brasileiras, quase como um pedido de ajuda. Mas o problema é que isso não trará nada muito significativo, afinal, questões internas são questões internas, e o "mundo" não se movimentará para resolver problemas nacionais. Saúde, educação, sociedade, economia, entre milhares de outros pontos são e devem ser tratadas internamente. O brasileiro vai ter que resolver todas as questões sozinhos por si só. E neste caso, o "mundo" tem um único objetivo em relação ao evento, que é o esporte e tudo o que ele proporciona. A Copa do Mundo tem seus próprios propósitos e certamente deixará um legado ao país sede. E portanto, apesar disso tudo, existe o outro lado da história.


O evento vai acontecer, independente da vontade dos cidadãos. A decisão foi tomada há anos atrás e os jogos iniciarão em breve. Isso não é uma opção, é um fato. Sabendo-se disso, talvez valerá mais a pena o grupo do "contras" aderir o grupo do "a favores" e juntos trabalharem por um único objetivo, que é fazer com que a Copa do Mundo aconteça como um espetáculo que só o Brasil poderá oferecer na história. Não estou dizendo que as questões negativas do governo (e tudo mais) devem ser deixadas de lado e ignoradas, mas estou me referindo em respeitar o público estrangeiro que tem o direito de aproveitar o campeonato, assim como os próprios brasileiros. É claro que um país menos desenvolvido, como o Brasil, pode sofrer mais que o esperado para organizar o Mundial, mas ainda assim, os jogos vão acontecer e o evento deixará resultados. Apesar de tantas controvérsias, agora não tem mais jeito, por isso é mais válido fazer as coisas acontecerem. 

Eu em particular não me lembro de nenhum questionamento social, político, econômico, whatever, por parte dos brasileiros quando aconteceu a Copa na África do Sul. Eu não me recordo de nenhuma conversa relacionada aos problemas internos daquele país. Por que será? Simples, porque não era do interesse de ninguém. O máximo que se comentava era a respeito da segurança e infra estrutura que seria oferecida ao turista durante o Mundial. E da mesma forma, hoje todos ao redor do globo aguardam os jogos sem se quer se preocupar se há fome, hospitais, corrupção, ou qualquer coisa no Brasil. Não é preocupação do mundo, e sim do brasileiro. Por isso volto a dizer, campanhas contras só farão mal e não trarão nenhum resultado positivo. Quem está na chuva, é para se molhar. 

Hoje, estando de fora da muvuca enxergo tudo de outra forma. Conheço canadenses que irão assistir os jogos no Rio. E sabe o que me perguntam? Eles querem saber qual é a melhor praia, melhor caipirinha, melhor feijoada, onde alugar carro, que horas é melhor visitar o Cristo Redentor, etc. Acima de tudo, eles são turistas. Ponto!

E sabe o que eu faço? Dou as melhores dicas possíveis para que eles façam uma excelente viagem. Quero mais é que eles voltem para cá felizes e satisfeito com as férias merecidas. E ainda peço para torcerem pelo nosso país! Claro! Quero que eles tenham vontade de voltar para o Brasil e conhecer outros lugares além do Rio, que amem esta terrinha (assim como eu), que só falem bem do país. E aí sim, quando ouvirem mais para frente alguma notícia ruim do Brasil, eu espero que eles pensem o quanto o povo brasileiro merece algo melhor. Mas só. Mais do que isso, seria ilusão da minha parte.

Acho engraçado quando alguém "suplica" por atenção externa. Quando o Brasil resolve ajudar outro país, todo brasileiro se indigna e acha um absurdo, pois afinal, acham justo que os impostos pagos sejam investidos no próprio país, e não apenas dinheiro, mas que a atenção política seja para os problemas internos. E eu concordo com isso. Não dá para ajudar os outros quando não consegue ajudar a si próprio. E é por isso que não espero nada dos estrangeiros, pois sei que cada cidadão de fora está correndo atrás de resolver os próprios problemas. Apesar de vivermos em um mundo globalizado, os interesses ainda são independentes. Talvez um dia o mundo pense de forma unificada, mas até lá, não dá para ficar esperando atitude do outros né?! Principalmente de turista.

Agora, aproveitar a oportunidade para mostrar para o governo o quão o povo está insatisfeito, sim, acho isso absolutamente espetacular. Vaiar a presidente? Ótimo! Demonstrar a realidade? Claro que sim! Esclarecer que a política do "pão e circo" já não funciona mais? Certamente!! Eu, como todo brasileiro trabalhador, sei bem como é revoltante não ter o retorno do merecido recurso pago através dos impostos. Não é a toa que hoje sou imigrante. Há razões concretas para isso.

Neste meio tempo, enquanto escrevo estas coisas, tenho certeza de que tem gente pensando que desisti do Brasil e que é fácil falar estando fora. Não, isso não é verdade. Muito pelo contrário. Para começar não desisti do Brasil, desisti de ser "passada para trás" e desrespeitada pelo governo. O país é uma democracia, na qual a maioria vence. A partir do momento que não concordo com a "maioria", simplesmente me vi como um peixe fora d'água. Não me encaixo mais no lugar e ponto. E quanto ao "é fácil falar estando de fora", só quem não é imigrante pode pensar assim. Recomeçar uma vida por questão de princípios e valores não é fácil. Deixar tudo para trás que foi construído, e mais do que isso, abrir mão da convivência com a família é extremamente difícil. Adaptar-se aos novos costumes e regras é algo surreal. Foi uma opção? Sim, e muito bem pensada, mas longe de fácil. Então para aqueles que acham que é "fácil falar" ou que sou fraca por ter "fugido", acredite, as coisas não são assim. Sobretudo porque há milhares de razões que fazem uma pessoa sair do seu país nativo. 

Estar do lado de fora vendo o país afundando, e ainda mais com a minha família por lá, é muito frustrante, preocupante, triste, revoltante, tudo junto e misturado. E o pior, não ver uma luz no fim do túnel simplesmente acaba com qualquer esperança.

Eu sou o tipo de pessoa que fala do Brasil com orgulho, mas de forma realista. Sou clara e sempre digo que "o Brasil é o melhor país do mundo com o pior governo do mundo, e que a somatória dá uma média que fica abaixo da expectativa de qualquer pessoa honesta e trabalhadora". Acrescento que é difícil demais conviver com a desigualdade social, e suas consequências, que é frustrante trabalhar e fazer a sua parte diariamente sem ter nenhum tipo de retorno, ao contrário, de ser apenas "sugado". Que é triste ver as pessoas em um estado de estress (que poderia ser evitado) que acaba resultando na falta de respeito e na individualidade, muitas vezes até por questão de sobrevivência. E o pior de tudo, não ter nenhuma perspectiva de melhora.

Então, depois da mistura de esporte e reflexão, acho que no final as pessoas já não sabem mais do que se trata de fato a competição. Agora não é o momento de lamentar, é hora de torcer pela seleção do coração, e ir mais além, torcer por um evento de sucesso capaz de gerar excelentes resultados e saudáveis frutos ao Brasil e brasileiros. E a nós que vivemos de fora desta arquibancada, resta torcer para que tudo certo! 

Ponto! Falei e desabafei!









2 comentários:

  1. Ótimo texto e concordo plenamente!
    Estou adorando o seu blog!
    Estou "devorando" nos últimos dias! Continue com ele, por favor!
    Eu e minha esposa queremos morar em Vancouver. Quem sabe não nos tornamos vizinhos?
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanderlei
      Obrigada pelo comentário. Fico feliz que esteja curtindo nossa história ;)
      Pode deixar que vou continuar escrevendo. Só é difícil manter a freqüência pela falta de tempo, no meu caso, pela falta de organização de tempo (rsssss). Espero que seus planos de vir se concretizem o quanto antes, especialmente aqui para Vancouver que é bem legal! Se precisar de algo que eu possa ajudar, é só escrever!
      Boa sorte para vocês!!!
      Um grande abraço
      Priscila

      Excluir