quarta-feira, 9 de julho de 2014

- Copa do Mundo: A tal semi-final




Então né... está aqui engasgado os tais 7 x 1 da Alemanha contra o Brasil. Não vou negar, estou triste, chateada. Como brasileira que sou, a esperança é a última que morre. E morreu ontem a chance de ver a final no Maracanã. Poxa, na Copa de 1950 eu não estava lá! Então para mim não valeu! E esta, mesmo estando longe da terrinha e vendo as coisas por outro ângulo daqui de fora, eu estava ansiosa pela final do Brasil x "qualquer time".
É gostoso torcer, assistir, ver algumas pessoinhas alí em campo representando um país todo. Sejam elas para o Brasil ou para outro país. O esporte é algo muito maravilhoso. Faz as pessoas irem aos extremos da emoção, sejam elas os atletas ou os torcedores. Acredito no patriotismo diário, mesmo estando longe do meu amado país, não deixei de ser brasileira nem por um segundo. Falo feliz para as pessoas "I'm from Brazil" o tempo todo. E acredite, todos gostam e são receptivos. Mas não tem como negar que todo este patriotismo aumenta durante uma competição desta né?! É quando todos querem a mesma coisa, todos se unem, as diferenças são colocadas de lado. É bonito de se ver. É gostoso ouvir o hino; ver as bandeiras; as pessoas berrando; caras pintadas; idosos, adultos, crianças, diversas gerações no meio disso tudo. Fazendo parte de uma pequena parte da história. 
Mas enfim, como parte do esporte, para alguém ganhar outro alguém tem que perder. E neste caso foi o Brasil, com "s" mesmo. Mas SETE X UM foi demais né?! Esta doeu. Pior foi ter que aguentar os comentários pelo resto do dia no trabalho. E provavelmente por toda a semana que está seguindo. Por aqui ninguém parou a vida pela Copa, sobretudo porque o Canadá nem foi classificado. Ontem, dia do jogo foi fogo! Uns diziam "I feel bad for you", outros riam ou zoavam. Ok, isso faz parte do esporte e tive e vou ter que aguentar :)

Pelo menos a maioria dos brasileiros não perdeu o bom humor e as redes sociais se infestaram de piadas. É isso, hoje é um novo dia e quer saber? Independente do ontem, o sol vai nascer novamente e a vida continua...

Eu em particular lamento as excessivas críticas aos jogadores. Não acho que seja fácil estar alí correndo tentando fazer algo. Fico imaginando a cabeça deles naquele momento. Sabe quando você tem um problema e fica matutando por horas, às vezes dias, de como resolver? Então, acho que para eles foi assim ontem, com a diferença de que não tinham horas e muito menos dias para entender a situação e achar uma solução. Em questão de minutos foram bombardeados! Ficaram perdidos, sem saber o que fazer. Fico imaginando a sensação horrível de estar lá sem saber como melhorar, como enfrentar o outro time. Seja a falta de experiência em Copa, a falta de maturidade, a falta de liderança, whatever, não importa. Eles estavam tentando bem ou mal fazer algo, neste caso mais mal do que bem (rssss). Por mais difícil que fosse. Não conseguiram. Ninguém joga para perder, muito menos por este placar! Espero que sejam capazes de superar esta perda e que continuem a fazer o que bem sabem, jogar futebol.

Vejo às vezes as pessoas dizendo que eles recebem milhões para jogar e tem obrigação de ganhar. Eles e todos os outros jogadores né?! Se eles ganham milhões é porque valem! É porque as pessoas assistem aos jogos, formam as platéias e giram o dinheiro. Futebol é business, assim como outros diversos esportes! E para eles isso é trabalho. Não acho que sejam mercenários. Cobram o que querem, pagam os que podem e os que querem. É o público que cria a audiência e faz o esporte valer tanto. Eles aproveitam isso. E não vejo nada de errado em aproveitar as oportunidades da vida. Se eles podem, sorte deles. Se alguém me pagasse milhões para eu exercer a minha profissão, aceitaria tranquilamente e feliz da vida. E não me acharia mercenária por isso. Trabalho é trabalho. Existe um abismo entre os valores, uma enorme desproporção? Sim. Mas mais uma vez, somos nós, o público, que faz valer tanto. 

Além disso, também vejo gente desafiando torcedores por aí dizendo que não pode colocar o futebol em primeiro lugar, tem coisas mais importantes, tragédias, corrupções, blá, blá, blá. Ok, isso tudo é verdade. Mas gente, uma coisa não precisa necessariamente eliminar outra. As pessoas não precisam ignorar os esportes, neste caso o futebol, porque há outras questões na vida. Pode-se ter os dois. Relaxa! Esporte é entretenimento e a vida também precisa disso. Não podemos viver focados só em problemas. Ou vai dizer que não é bom comer uma pipoca assistindo uma boa competição junto dos amigos? Tem gente que precisa aprender a curtir a vida e parar com este mimimi. Quer ver o jogo? Otimo. Não quer? Desliga a TV e pronto. Mas não enche ou critica quem gosta.

E para todos aqueles brasileiros que estão fazendo este evento algo tão maravilhoso: PARABÉNS! Parabéns aos jogadores, torcedores, trabalhadores, público, aos garçons de bares, aos taxistas, aos motoristas de ônibus, ao pessoal da freirinha, a moça que vende o queijo coalho na praia, ao jornaleiro e a todos os brasileiros que estão sendo brasileiros de coração, sem tanto mimimimimi.

Enfim, de coração, vou esperar mais quatro anos para torcer na próxima Copa e tentar novamente o Hexa. Relaxem, mesmo com o placar de 7x1, ainda temos mais títulos! (rssss) 

Abaixo coloco um texto escrito por Ruth Manus para o Estadão que li e gostei bastante. Vale para refletir. 
"Meninos,
(sim, meninos, porque quando uma seleção é eliminada na Copa do Mundo, não há mais homens no gramado. Há meninos. Com olhos vazios, sem rumo e sem qualquer indício de vergonha ou de pudor.)
Escrevo só para agradecer.
Agradecer porque vocês nos fizeram sentir o que há muito tempo não sentíamos.
O nervosismo. A voz embargada. Tensão. Alegria. Nó na garganta. Dor de garganta. Explosão. Tristeza. Desilusão. Um turbilhão de sentimentos condensados em 4 semanas.
Agradeço porque vocês conseguiram mexer com muitas emoções que andavam paradas. Bandeiras na janela por amor a um país (e não apenas a uma seleção), acima de qualquer outra questão.
Porque vocês fizeram mais do que colocar corações para bater mais forte. Vocês colocaram corações absolutamente brasileiros para bater.
Agradeço porque a cada jogo que passava, me sentia mais parecida com os desconhecidos na rua. Mais próxima do meu país, da minha gente.
Agradeço porque o desfecho traumático não anula a alegria vivida.
E por saber que vocês vão ter que encarar aqueles brasileiros de momento, que até ontem tinham orgulho e hoje já acham que “isso é Brasil”.
Mas não se preocupem, para nós também é difícil suportá-los. Tamo junto.
E o fato é que a tristeza é geral: do campo, do banco de reservas, da arquibancada, do sofá da sala, do banco do bar, da sarjeta.
Mas, por favor, entendam, nós não estamos tristes com vocês, estamos tristes JUNTO com vocês.
E tanto é assim que posso garantir que milhares de brasileiros queriam poder dar em vocês hoje o abraço que o David Luiz deu no James depois da eliminação da Colômbia.
Obrigada, meninos.
Obrigada por me lembrarem que eu nunca quis ser europeia. Alemã, holandesa, francesa, belga… Nem que me dessem um belo par de olhos claros.
Que o que eu quero sempre é minha camisa amarela, minhas emoções escancaradas, quero o choro embriagado de hoje, esquizofrenicamente orgulhoso de ser quem somos até quando estamos apanhando como apanhamos.
Abracem seus pais. Seus filhos. Suas mulheres. Seus amigos.
Façam isso por nós, que queríamos abraçá-los talvez até mais do que iríamos querer se ganhássemos a Copa.
E continuem sendo assim, brasileiros, acima de tudo.
No cabelo enrolado, nas danças no vestiário, nos abraços verdadeiros, nos choros sofridos, na oração sincera e na certeza de que, bem ou mal, a gente segue em frente.
7 a 1? Dane-se.
Vocês me representam. E não é pela bola que jogam, é pelos caras que são."

E vai dizer que não deixa lembranças???





  














6 comentários:

  1. adorei. Tambem tenho uma certa 'etiqueta' de gente que mistura tudo, põe a culpa no salário, no buraco da casa deles. tanta coisa sem fundamento que da ate pena. Melhor nem ler. Mas tem gente que le, da um "like" e te manda...minha cabeça ferve de tantos "maria vai com as outras"> Sofri ontem, hoje estou bem leve. Nossos jogadores são uns fofos e somos Penta, alem disto somos os Host..O Brasil ta cheio de visitantes e pelo que sei, estão adorando o Brasil em todos os sentidos..Minha irma foi a Holanda e a casa dela tem 4 holandeses hospedados.Meu primo tem 2 australianos que não querem ir embora, haha e americanos esqueceram de voltar..Dane-se! Nos somos uns lindos,rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Marilia,
      Tenho conhecidos canadenses que estão lá agora, só curtindo!!!
      E são pessoas como a sua família que fazem a festa ser tão linda!
      Parabéns a eles que estão dando suporte aos estrangeiros e aos próprios brasileiros!
      Um abraço!
      Priscila

      Excluir
  2. Pri, simplesmente adoro seu blog! Agradeço a você por tanta informação preciosa, acredito que vc saiba o quanto cada pequena informação é preciosa! Estou começando o processo de imigração agora e lendo suas publicações me deixa muito mais animada e otimista, pois meu inglês não é fluente e fico um pouco desesperada..rs eu,meu marido e nossa filha de quatro patas estamos pretendendo ir para Toronto pois pelo que pesquisamos tem mais oportunidades na área do meu marido. A blog esta maravilhoso, confesso que fico um pouco ansiosa e assustada com o início de uma nova vida. Mas estamos a procura de qualidade de vida e poder construir uma família sem os problemas do nosso pais! Bjos e por favor não pare de escrever te acompanho sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lidianne
      Fico feliz que esteja curtindo nossa história!!! Vou continuar escrevendo, pode deixar :) Só não consigo manter a freqüência que queria. Mas aos poucos vamos compartilhando as nossa vidinha aqui. Sei que esta mudança assusta, mas fica tranquila que dá para encarar (rsssss). E como tudo vida, há o lado bom até mesmo nas coisas ruins. Sempre há algo novo para aprender e não dá para enjoar com tanta novidade! Cada dia mais uma descoberta.
      Boa sorte no seu processo!!! Se tiver alguma dúvida que eu possa ajudar, é só falar.
      Um abraço
      Priscila

      Excluir
  3. Oi Pri!! Realmente, esse 7x1 doeu! E eu ainda fui assistir em um bar com uma amiga; chegando lá mais da metade do bar eram torcedores alemães... só rindo mesmo!! O mais engraçado foi notar o tipo de comportamento: eles cantavam e torciam felizes, mas em momento nenhum ficavam tirando sarro e provocando os poucos gatos pingados brasileiros que sobraram no bar...pelo contrário, todas as vezes que algum vinha falar com a gente, era pra falar pra gente não ficar triste, que era uma pena mas que ainda dava tempo de virar o jogo (ahammm...até parece!! rs)! Não pude deixar de pensar que se fosse o contrário, vários brasileiros estariam lá tirando sarro e provocando o pessoal.... Mas enfim,a parte boa de estarmos morando no Canadá é essa, né? A vida continua no dia seguinte, como se nada tivesse acontecido, sem maiores neuras e quebra-quebra! rs
    Aproveitei essa copa pra fazer uma super limpeza no meu FB. Dei unfollow em muitas pessoas, principalmente essas que insistem em misturar esportes com política, problemas e etc, e que gostam de propagar a discórdia. Concordo com você, há espaço pra tudo e temos que perceber que pode haver entretenimento mesmo com a vida cheia de problemas..se divertir sem compromisso não significa ser alienado e não pensar nas coisas importantes também!
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bia,
      Sabe que pensei em também limpar o meu Facebook, assim como você, porque ficou até cansativo né?! A gente daqui do outro lado acaba vendo as coisas de outra maneira, mas tudo bem, a vida continua (ainda bem!!!)
      Um abraço
      Priscila

      Excluir