sexta-feira, 4 de julho de 2014

- Strike = Greve


Nem tudo são flores e o Canadá também tem seus probleminhas. Entre política, democracia, interesses, opiniões e afins, neste momento está tendo greve de professores aqui na província de British Columbia. A greve é dos professores de nível escolar, que seria eqüivalente à escola brasileira até o ensino médio. Os universitários não fazem parte disso pois são administrados pelo governo federal, e aí é outra questão.


A discussão e negociação é entre o governo provincial e os professores (representados pelo sindicato). Esta história vem rolando desde março, mas a greve propriamente dita começou no final de junho. Consequentemente, estou sem aulas.


A piada do momento é que por muita ironia, é a primeira vez na minha vida que sou diretamente afetada por uma greve de professores. No Brasil só estudei em escolas particulares, então este tipo de questão nunca atingiu a minha vida na prática. O Canadá é reconhecido internacionalmente pela educação de qualidade, especialmente por ser pública. Eu estava super feliz com isso e blá blá blá... Aí me pegam de surpresa sem mais nem menos e param as aulas!!!!! Injustiça!!! Vai ter azar assim lá longe Priscila! Isso é a Lei de Murphy me perseguindo aqui do outro lado do planeta (rsssss) Greve desta maneira com paralisação total é coisa rara por aqui, e ainda assim, esta conseguiu me pegar! Resultado, estudos de inglês estagnados! Tudo o que eu precisava...

Eu já li o lado do governo e o dos professores. E como toda história, cada parte tem a sua versão e a sua verdade. Não estou do lado de ninguém porque o meu conhecimento sobre isso é zero! O problema é que não estão chegando em um consenso e a negociação parece estar longe do fim. E com isso tudo, quem sai perdendo é todo mundo! Professores sem salários, governo com população insatisfeita, alunos sem escolas e pais enlouquecendo. Aliás, os pais são os que estão mais perdidos, pois as férias de verão foram antecipadas e agora estão desesperados atrás de babás ou Daycare para deixarem os filhos. Enquanto não conseguem vaga nas "creches" ou profissionais para cuidar das crianças, tentam conciliar os horários de trabalho com a vida pessoal em casa. Uma bagunça total!

E no meio disso tudo, meu Super Inglês vai ficando parado. Claro que dou uma estudada aqui e outra acolá. Mas sem orientação fica difícil avaliar o certo e o errado.

Bom, é isso. Um post rápido só para registrar um fato canadense!

Nota: O assunto já foi resolvido e estou voltando neste post para atualizá-lo. A greve total durou dois meses e meio, começando em meados de junho e finalizando no início de setembro deste mesmo ano. Agora, tudo de volta ao normal e todo mundo correndo atrás do tempo!


2 comentários:

  1. A greve dos profs. ja aconteceu anos anteriores, mas desta vez estou achando pior mesmo. Sobre as ferias, são de fins de junho ate incio de setembro e não sei porque vc fala em "inicio de agosto". Estudei inglês aqui também e fui prejudicado 1 semestre inteiro que simplesmente não recebi notas e nem menções. Qdo fui pedir explicações, ouvi que deveria ter ficado feliz em receber aulas free e conhecimento não se perde. Gracinhas ne? mas consegui terminar depois de varias paradas. Foram quase 4 anos na escola mas formei, ufa! Minha filha estuda em escola particular e acredite, a fila de espera esta interminável e so entram alunos se houver vagas apos fazer teste e entrevistas. Dificil, viu. Torcendo para um acordo senão recomendo a VCC ou UBC. BCIT era free agora estão cobrando bem o curso de inglês.Nunca quis estudar la pque era bem longe de minha casa, entao optei por uma escola perto. Agora também estão cobrando cursos e anuidades. A cada greve , o governo tira algum beneficio dos alunos e diz que não tem dinheiro, estranho viu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marilia
      Obrigada pelo comentário. Vou acrescentar esta informação das ferias iniciarem no fim de junho. É que no meu caso, eu só teria um mês de ferias (agosto). Mas isso é algo que deve variar dependendo do curso. Mas o que vale disso tudo, é o quanto faz falta ter aulas, sejam para adultos ou crianças. Acho isso tudo muito triste, e como brasileira, sei bem que educação é algo que não se deve economizar, ao contrário, deve-se investir. Obrigada pelas informações. Vou dar uma olhada em outras opções. ;)
      Um abraço
      Priscila

      Excluir