segunda-feira, 16 de março de 2015

- Doação nas ruas, fácil e simples


Doação é uma ação que eu admiro muito. Aqui no Canadá isso é bem valorizado e de maneira geral, faz parte da cultura local. As pessoas não apenas doam dinheiro e bens materiais, mas também doam tempo. A quantidade de trabalhos voluntários que acontecem todos os dias é incontável. E o que eu acho mais legal é que não se trata apenas de grandes ações, mas também de pequenas atitudes. Na Starbucks que eu trabalho por exemplo, parte dos alimentos que não são vendidos, são doados para um abrigo que fica lá na comunidade em que a loja se localiza. Digo “parte” porque alguns são mais perecíveis e não poderiam ser consumidos. Além disso, café também é doado. Logo pela manhã é preparado um café bem fresquinho que é condicionado em um container apropriado. Este bebida também vai para o abrigo.  Algo simples, mas que certamente faz diferença na vida de alguém.

Acho que todo mundo tem vontade de ajudar. Mas infelizmente, às vezes nos afundamos na nossa rotina e preocupações e acabamos deixando este lado altruísta completamente fora da nossa agenda.  Vamos admitir, a maior parte das doações são trabalhosas e aí acabamos desistindo de ajudar. Outras ocasiões, é por falta de informação e conhecimento mesmo.

Lembro que no Brasil eu ligava para a Casa André Luiz para fazer doação de móveis. Roupas e alimentos para a igreja. E acho que só.  Minha mãe é bem mais dedicada do que eu. Ela pesquisa locais que precisam de ajudas específicas e corre atrás para fazer algo a respeito, geralmente relacionadas à idosos.  Mas isso é burocrático e complicado. Ela vive reclamando disso: “Nossa, como é difícil ajudar. O caminho é tão longo que dá vontade de desistir!” Ela não desiste, mas demora para conseguir fazer qualquer doação.

Aqui no Canadá isso é mais fácil, além da pré-disposição dos canadenses. Trabalhos voluntários sempre são anunciados, assim como eventos de caridade para arrecadar fundos. Campanhas então, nem se fala. Todo mês tem alguma sendo divulgada. O que já comprei de símbolos você nem imagina. Flores e laços tipo bronche já tenho coleção de todas as cores!!! Dá para ajudar de alguma forma. Mas se ainda assim isso parece não encaixar para você, existem outros caminhos. Não precisa se sentir culpado. A vida é difícil para todo mundo e mais para outros. Algumas pessoas simplesmente não conseguem se organizar para fazer parte disso. Não é má vontade, é só uma questão de hábito ou tempo.

Então, para você que precisa de algo mais prático e quer ajudar de alguma forma, simples doações podem ser feitas na rua. Roupas, calçados, livros e alimentos não perecíveis podem ser depositados em “containers” que ficam espalhados pela cidade. Todo e qualquer supermercado tem isso. Então aquela roupa ou sapato que você não usa mais, pode ser deixado em um destes containers. Não precisa fazer nada, só levar e pronto. É simples, fácil e todo mundo pode fazer. Então naquele dia que você vai fazer as suas comprinhas, aproveita para deixar alguma coisinha para doação. Às vezes, simples e pequenas atitudes podem fazer grande diferença. :)

Aí embaixo segue uma imagem de modelos destes coletores. Legal né? Assim, todo mundo consegue fazer um pouquinho.

4 comentários:

  1. Oi querida
    Espero que estejam melhores!!
    Muito legal isso ne?
    Doaçao faz bem para os outros e para nos tambem!!
    Abraçao a voces
    ANDRADE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Andrade. Estamos sim andando para frente :)

      Excluir
  2. Muito legal!

    Tenho muita dificuldade em achar lugares onde posso deixar doações de roupas e calçados, antes o Walmart aqui perto de casa aceitava, agora não mais... Tudo no Brasil parece incrivelmente complicado :(

    xx
    Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Camila, sei bem com o é isso. Aqui conseguimos dar uma ajudada de forma mais simples, ainda bem. Espero que um dia isso mude no Brasil. Quem sabe né?!
      Obrigada pela visita
      Um abraço
      Priscila

      Excluir