domingo, 30 de agosto de 2015

- Nossa nada mole vida de domingo



Hoje resolvi escrever um pouco sobre como passamos o nosso maravilhoso domingo... trabalhando em casa :(

Eu sei que já escrevi aqui sobre isso há um tempo atrás, mas depois de mais de dois anos, a nossa vida mudou bastante e já vale fazer um update.

Não é nenhuma novidade que não temos ajuda de secretaria doméstica ou diarista por aqui, e todas as tarefas relacionadas à casa ficam por nossa conta mesmo. E não tem como fugir disso, afinal todo dia a casa suja, trocamos de roupa e, acredite ou não, nos alimentamos. Então por mais que odiamos trabalhar em casa, inevitavelmente nós precisamos dedicar algum tempo a isso.

E para que estas obrigações não se tornem um problema diário, marido e eu temos tentado dividir as tarefas para mantê-las mais ou menos em ordem. Não que isso tenha sido um caso de sucesso, mas estamos tentando nos adaptar. Depois de mais de dois anos de Canadá, ainda estamos procurando uma fórmula que seja mais eficiente e menos trabalhosa. Mas continuamos longe de chegar na equação ideal.

A nossa dificuldade é criar coragem para fazer alguma coisa depois da correria do dia. Marido e eu costumamos dizer nestas horas estamos com "preguicite", que seria a inflamação da preguiça (rssssss). Além disso, geralmente nós tentamos fazer algo legal e interessante após o trabalho, o que não inclui afazeres domésticos. E entre encontros com os amigos, esportes, passeios e seriados do Netflix e HBO, é quase impossível sobrar tempo para fazermos alguma tarefa da casa a noite. E no fim estas chatices acabam ficando para o sábado e domingo. E vamos admitir, isso atrapalha um pouco o nosso momento de lazer.

Para ser honesta, nos esforçamos para gastar o menos tempo possível com as tarefas de casa. Geralmente fazemos tudo "meia-boca" e gastamos a maior parte deste tempo cozinhando. Em relação a limpeza geral da casa, eliminamos o costume brasileiro completamente e aderimos o canadense 100%, o que significa limpar rapidamente a casa passando um paninho aqui e outro acolá. Nada de faxina profunda. Exceto pelos dias de arrumação que eu resolvo fazer num cômodo ou armário específico, quando saio eliminando tudo o que está na minha frente. Neste sentido, marido e eu somos muito diferentes. Enquanto eu odeio guardar coisa, ele adora juntar tralha. Então às vezes eu preciso me dedicar mais em uns pontos da casa. Mas isso é exceção. Nosso quintal então, nem se fala. Uma vez ao mês e olha lá. E nem temos opção de fazer mais, porque o condomínio tem regras que especificam os dias exatos para limparmos o nosso pátio. O que eu acho ótimo pois a falta de opção tira este peso da minha consciência (rssssss).

Roupa também tentamos seguir o padrão canadense e simplificar o máximo possível. O processo é bem prático: a roupa vai do cesto para a máquina de lavar (nada de tanque), depois máquina de secar e em seguida cabide. Nada mais do que isso. Fazemos o "laundry" duas vezes por semana, tipo roupa escura no sábado e roupa clara no domingo. Passar é algo que eu fujo assim como o diabo foge da cruz. Até já tem umas camisas acumuladas que preciso enfrentar. Para resolver esta questão, marido tem comprado algumas camisas que não precisam passar. Parece mentira, mas elas existem!!! Como não são baratas, ele tem comprado "once in a while". Nosso objetivo é eliminar as camisas convencionais aos poucos até que todas tenham sido substituídas pelas camisas mágicas ;)

Mas de todas as tarefas domésticas que temos que fazer, cuidar da alimentação tem sido a mais trabalhosa e a mais difícil. E isso tem acontecido porque ainda estamos tentando manter a qualidade das nossas refeições, misturando um pouco da cultura canadense e um pouco da brasileira. E como fica isso?! Bem, nós temos almoçado diariamente comidinha caseira igual ao brasileiro. A noite fazemos igual ao canadense, ou seja, só salada ou sopa ou sanduíche, aquilo que for mais rápido. Além disso, aderimos o costume da marmita canadense. Levamos o nosso almoço para o trabalho diariamente, o que ajuda a mantermos a qualidade e a economizar uma graninha. Aliás, nem sei se economizamos de verdade, pois já ouvi falar que aqui sai mais barato almoçar fora. Mas nós não queremos nos arriscar nas opções práticas de jeito nenhum, pois normalmente não são muito saudáveis. Aqui não existe restaurante por quilo, que vamos adimitir, é algo que facilita muito a vida de nós réles mortais. Mas para não ser injusta, há alguns lugares muito bons que oferecem opções saudáveis ou tipo buffet onde você monta o seu prato de forma meio personalizada. Mas neste caso eu já sei que não é nada em conta pois quando preciso comer fora, recorro a estes lugares. Sendo assim, marido e eu concluimos que para nós, seria melhor fazermos a nossa própria comidinha do dia a dia.

E apesar de termos a melhor intenção do mundo em planejar o nosso cardápio cuidadosamente, confesso que isso dá um trabalhão.  E como eu já mencionei, fica difícil fazer estas coisas durante a semana, então ultimamente temos reservado o domingo para nos dedicarmos à culinária e a maior parte das tarefas domiciliares. Então enquanto a maioria das pessoas está com o pé para cima curtindo um momento especial, nós deste lado estamos com a barriga no fogão na correria em pleno domingo. Luxo total!!!!

Eu sei bem que ultimamente a galera resolveu que cozinhar é algo bacana e que o espírito gourmet está na moda. Muitas pessoas curtem uns momentos na cozinha. Tem gente que até considera isso terapêutico e relaxante (oi???). Vira e mexe vejo meus amigos brasileiros postando em rede sociais várias fotos de pratos preparados por eles mesmos. Sempre acompanhados de um excelente vinho e rodeado de um clima sofisticado e chique.

E gente, não estou julgando ninguém. Muito pelo contrário. Porque apesar de eu ser mega preguiçosa e não ter o menor jeito para culinária, admito que eu adorava visitar meus amigos brasileiro com habilidades de chef. E acho super legal quem curte isso. De verdade. A questão é que aqui as coisas são "levemente" diferentes.
 
Enquanto meus queridos amigos estão desenvolvendo seus dotes culinários como hobby, aqui fazemos por obrigação no clima "senzala" mesmo. Enquanto eles preparam os pratos bem decorados com todo o requinte, aqui a comidinha vai para a marmita de plástico, pronta para ser esquentada no microondas dias à frente. Enquanto eles apreciam suas inovadoras receitas sentados à mesa decorada com belo faqueiro, guardanapo de linho, taças de cristal e um maravilhoso jogo de jantar, aqui comemos à frente do computador, na marmita (já falei de plástico???), geralmente com talher descartável para evitar mais louça para lavar. E a bebida??? Pelo amor né! No horário do almoço tem que ser um café para nos mantermos acordados ou um chá digestivo para ajudar o corpo a processar aquela comidinha que temos que devorar em poucos minutos já que ninguém reserva uma  hora inteira para o almoço.

Mas calma, nem tudo está perdido. Às vezes nos damos ao luxo de almoçarmos comida japonesa no meio da nossa jornada de trabalho, o que não significa frequentar um restaurante e relaxar um pouco. O hábito da marmita é tão forte aqui, que as pessoas se dão o trabalho de se deslocar a um restaurante, comprar o combo "to go", voltar para o escritório, e apreciar todos os sushis e sashimis à frente do computador em poucos segundos. É inacreditável! E o pior, estamos fazendo igual!!! Nada de momento "relax".

Claro que nós poderíamos levar a vida de forma mais prática em relação à nossa alimentação. Mas infelizmente, facilidade e conveniência geralmente não andam juntos de vida saudável. E como solução para a nossa maravilhosa ideia de manter o "shape" em ordem para evitar qualquer infarto futuro, reservamos o domingo para cozinhar. Ou seja, cortamos algumas boas horas do lazer para organizar a nossa rotina alimentar semanal. Mas vale repetir que parte deste trabalhão é uma opção nossa.

Então agora já dá para imaginar o quão luxuoso é o nosso domingo. Normalmente gastamos parte do dia
organizando o cardápio semanal, indo ao mercado, guardando as coisas, cozinhando, cortando frutas,  ajeitando as marmitas e ufa, finalmente tudo, o quase tudo, pronto para a semana que está por vir. Na prática, deixamos tudo preparado para três dias (segunda, terça e quarta) e algumas coisas adiantadas para quinta e sexta. Na quarta-feira a noite, montamos as marmitas dos dois dias seguintes com alguns itens já semi-preparados no domingo e com acompanhamentos fresquinhos. Assim, a comida fica realativamente fresca.

A parte boa desta história é que realmente mantemos a nossa dieta bem balanceada. O lado chato é que o cardápio se repete muito. E nem é somente por questão de manter a forma, mas também pela qualidade do sabor. Na nossa opinião, nem todas as comidas mantém o sabor quando esquentada dias à frente, o que acaba restringindo bastante as nossas opções. Minha mãe mesmo acha isso bem bacana no sentido de saúde, mas ela vira e mexe me pergunta como conseguimos comer sempre a mesma coisa. Honestamente??? Nem percebo que repito o mesmo cardápio. E isso porque deixamos a curtição para os finais de semana quando vamos aos restaurantes ou bares com os amigos. Durante a semana, o nosso foco é nos mantermos vivos!!!

Bom, e o resultado do nosso domingo de requinte??? Pois bem, as fotos podem mostrar melhor o nosso momento luxuoso e o resultado da semana...



 




cardápio de um dia todo
 E você, tem alguma sugestão para nos dar???

10 comentários:

  1. Bravo!! Pode não ser glamuroso, mas que é lindo de ver é!! Vou copiar e adotar aqui no Brasil mesmo!rs Se não for pedir demais, podia nos contar o que vai na marmita de almoço e de lanche! Os potes do jantar são saladonas?! Obrigadão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana
      Vou ver se escrevo um post sobre o que preparamos aqui. Mas antecipando rapidamente a resposta, o lanche geralmente é fruta, iogurte ou sanduíche (peru, ricota e espinafre). No almoço nós tentamos preparar algo que não altera muito o sabor depois de requentado. Fritura jamais! Normalmente são grelhados ou assados. O mais comum é levarmos peito de frango ou peito de peru grelhado. Mas também já levamos bolo de carne assada. Acompanhamento sempre tem algum legume e um carboidrato. As vezes faço feijão ou lentilha. Macarrão com legumes também fica ótimo! E a noite geralmente é salada, que pode ser acompanhada de algum grelhado, atum ou omelete (com claras de ovo, que aqui vende em caixinha). Enfim, nada de sofisticado. Tudo bem simples e básico. Que aliás, dá um trabalhão!! Outro detalhe que temos que pensar é em relação ao espaço na geladeira para estocar tudo depois. Espero ter ajudado um pouco :)
      Um abraço
      Priscila

      Excluir
  2. Priscila, tudo bom?

    Amei o menu de vocês. Gostaria de ser tão saudável assim, mas sempre admiro quem é. Os pratos sempre ficam muito bonitos.
    Estou indo para Vancouver em Março do próximo ano e sou arquiteta também. Sei que inicialmente não irei trabalhar na área, mas espero conseguir num futuro não muito distante. rs
    Será que eu poderia, de vez em quando, te incomodar um pouquinho com as milhares de dúvidas e curiosidades que vão surgindo?

    Abraços e sucesso para vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carolina
      Obrigada pelo comentário. Fique a vontade para perguntar. Se eu souber a resposta, ficarei feliz em poder ajudar.
      Boa sorte para vocês
      Um abraço
      Priscila

      Excluir
  3. Bem, depois deste "glamoroso" cardápio sugiro um belo churrasco de picanha e costela com mandioca, nos finais de semana....kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você pensa que vou comer o que no natal deste ano? Nada de peru, vou querer mandioca e picanha hahaha

      Excluir
  4. Adorei a organização do menú.

    Rose (Mãe)

    ResponderExcluir
  5. aaaiiiii tudo lindo! quando li o post quase chorei com a história da "marmita plástica".... mas tá linda!
    minha filha e marido estão há 3 meses em Vancouver (ele estudando e ela trabalhando) e é puxado cozinhar todas as noites! vou indicar teu blog como dica ;)
    abração e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, esta vida de cozinheira não é nada fácil. Tentamos concentrar todo o trabalho num dia só (no máximo dois) para ter tempo para curtir um pouco as nossas noites depois do trabalho. Espero que seu marido e filha não estejam passando fome (rssss).
      Um abraço
      Priscila

      Excluir