domingo, 27 de setembro de 2015

- Emburrecendo


Você já teve a sensação de que está emburrecendo, ou melhor, desaprendendo? Ou que está completamente desatualizado? Pois bem, esta é a minha mais nova fase de vida. E como isso foi acontecer?


Well, vida de novo imigrante justifica tudo. Enquanto a maioria das pessoas gostam de compartilhar publicamente o lado poético da
vida em outro país, eu me vejo perdida no meio de infinitas informações ao meu redor. E mesmo depois de mais de dois anos de Canadá, ainda existe muita novidade sendo absorvida diariamente. E quando digo muita, quero dizer muuuuuuita mesmo. Acho que não existe uma hora do dia em que não aprendo algo novo. E nem sem quando isso vai diminuir... Claro que aprender é uma atividade constante na vida de qualquer pessoa, ainda bem. Mas atualmente, apesar de já ser adulta, sinto que voltei a ser uma criança que está tentando entender tudo e qualquer coisa ao alcance dos 5 sentidos. O problema é que o meu "HD" já está relativamente ocupado, e às vezes parece que tenho que apagar algumas informações para armazenar outras novas. E é bom mesmo fazer isso, porque quando não se apaga o que já sabe, corre o risco de misturar tudo (rsssssss).

A verdade é que sinto que estou "emburrecendo". Sim, em-bur-re-cen-do. E o pior, em vários ângulos da minha vida. Obviamente o idioma é um dos itens problemáticos. Assassino a língua portuguesa a todo instante. O inglês nem se fala. Agora estou criando o "Priscilanês". Para quem quiser, posso dar cursos particular sobre o novo idioma criado por mim mesma. Uma maravilha! Marido até se assusta de vez em quando. Não somente pelas minhas derrapadas grosseiras, mas porque antes de vir para cá eu era bem "chatinha" com a minha forma de lidar com o Português. E apesar de nunca ter sido perfeita na escrita e na fala, eu tinha orgulho de tentar falar tudo "quase" corretamente.

 

Ultimamente adquiri a terrível mania de criar palavras novas, ou até concordâncias inéditas. Às vezes eu lembro das palavras em português e seus derivados pela metade, e aí invento qualquer coisa no meio da conversa. E são coisas do tipo "intensamente ou intensificadamente", "adequação ou adequadação", "incansadamente ou incansavelmente", "variavelmente ou variadamente", entre outras coisas absurdas. No meio da conversa falo algo esquisito, percebo que eu disse alguma coisa errada, paro de falar, fico repetindo a palavra de formas diferentes até encontrar aquela que encaixa melhor no contexto, não necessariamente a correta. Um show de horror!!!! Eu não sabia que idioma poderia ser desaprendido, ou confundido desta maneira. Sério. Confesso que outro dia falei "menas". Gente, "menaaaaaas". Este é o pior deslize possível. "Menas" não poderia ter acontecido. Quando eu falei esta palavra, no mesmo instante eu me corrigi. Juro! Mas não tem como voltar no tempo e esta derrapada aconteceu. Não é para começar a se preocupar? Será que já está no momento de procurar psiquiatra? Ai que medo de mim mesma (hahahah).

Ainda bem que matemática é igual no mundo todo. Ou não. Claro que sim Priscila! Com certeza é. Deve ser. Talvez seja. Não sei mais. Brincadeiras à parte, como arquiteta uso o sistema imperial, o que parece não ter lógica nenhuma. E não se trata somente de operações matemáticas com fração. Trata-se de mistura mesmo. Por exemplo: 3'-4 5/8" + 28" = 5'-8 5/8" ou 68 5/8" (??????). Aí você lembra que a sua calculadora não tem sistema imperial. E mesmo que tivesse, você não saberia usar. Mas tudo bem, porque afinal, eu aprendi a fazer conta de fração na escola lá na quarta série quando eu tinha uns 10 anos. E é muito simples, basta usar o "mdc" (mínimo divisor comum), ou será que eu deveria usar o "mmc" (máximo múltiplo comum). Sei lá, só sei que não posso somar 3/8 com 1/4 se não tiverem o mesmo divisor (posso???). E o pior, 1' = 12" (leia-se um pé é igual a doze polegadas, ou one foot comprises twelve inches). Por que doze????????? Pelo amor de Deus! Estou acostumada a fazer conta de dez em dez!!! Por que doze????? Por que doze????? Aí vira aquela confusão. 5" + 9" =14", ou seja, 1'-2" (um pé e duas polegadas). E isso é simples, porque 14-12 =2, então temos 1 pé inteiro e 2 polegadas, porque no pé cabem 12 polegadas então.... Socorro!!!!! E eu jurava que era boa de matemática. Só faltava ter que usar logaritmo... Será que tem e ainda não estou sabendo?


Aí vai juntando tudo né. As novidades da vida, as contas para pagar, o emprego novo, o inglês, o sistema imperial, o sistema de construção no Canadá... Calma Priscila, sem pânico. Respira fundo e conta até 10 (ou seria melhor contar até 12 para se acostumar com o sistema imperial). Sei lá minha filha, conta qualquer coisa para colocar oxigênio nesse cérebro porque o negócio tá feio!!!!


Mas calma, ainda tem mais coisa me emburrecendo. Na minha "pacata" vida brasileira eu tinha o ótimo hábito de estar antenada a tudo (até então eu não sabia que a minha vida era pacata). Eu simplesmente amava ler e ouvir notícia. Eu adorava ler jornal impresso pela manhã. Sei que é coisa de gente mais velha, mas é a verdade. E isso não bastava, no carro eu só ouvia AM. E não somente porque eu era nerd, mas também porque escutar notícias era um
mecanismo contra enxaqueca. E só quem sofre disso sabe o que eu estou dizendo. Eu não conseguia (e ainda não consigo) ouvir música por longos períodos pois vira um barulho atormentador. Por isso acabei adquirindo o hábito de ouvir notícias no carro como distração no trânsito, unindo o útil ao agradável. Eu sabia tudo o que estava acontecendo no mundo. 

Mas hoje eu não consigo mais ler notícias, nem ouvir! Não dá tempo. Não sei mais o que está acontecendo no Brasil, no mundo. Socorro!!!! Presidente de onde? Dólar subindo? Impeachment de verdade? Guerra? Crise? Refugiados de onde? Coitados! Jura que isso está mesmo acontecendo? Descobriram isso agora? Inventaram esta coisa aí? Cientista quem? Novo planeta? Vão mesmo para Marte? Vacina nova para esta doença? Que ótimo! Que doença é esta mesmo?


Gente, é desanimador. Atualmente tenho que escolher entre ler sobre arquitetura, sistema imperial ou aperfeiçoar o inglês. Ainda preciso saber mais sobre o cantinho que vivo hoje e como fazer a minha vida funcionar por aqui. Eu nunca imaginei um dia que ficaria em déficit com as informações gerais do mundo. E isso me dá um aperto no coração. Sinto que às vezes estou regredindo ao invés de progredindo. Sei que isso não é verdade, espero! Mas é triste sentir que estou meio deslocada do mundo. E podem até dizer que falta de tempo é desculpa. Mas não é somente a questão de tempo, mas sim o foco atual. E é por isso que digo que imigrar é "FODA", pois as dificuldades estão nos detalhes. Sabe quando parei para imaginar que aprender tanto me faria desaprender tanto? Que ironia! Ok, sei que não estou desaprendendo. Estou apenas deixando algumas questões de lado temporariamente. Todo momento tem as suas devidas prioridades. E hoje tenho as minhas. E não tenho como fugir disso. Por isso, só me resta torcer para que isso realmente seja apenas uma fase passageira.


"Desculpa mundo, vou ter que te deixar um pouco de lado. Espero que possamos nos encontrar novamente num futuro próximo e compartilhar as novidades. Hoje, realmente preciso me focar no pequeno mundo em volta do meu umbigo por uma questão de sobrevivência. Não fique magoado, um dia estaremos sintonizados novamente, prometo!"


 

15 comentários:

  1. Tb me sinto emburrecendo e fora de orbita completamente. Até sai do facebook, twitter, etc. Tinha que terminar a facul em francês, fazer trabalhos, provas, fiquei um ano longe do meu blog, pq era muita informaçao para minha cabeça, eu estava saturada e nao queria saber de nada, nao ligo nem a tv. Cansei de querer ser mulher maravilha, vou devagar e sempre que uma hora deslancha, principalmente o idioma. Estou longe de ser a pessoa que era antes da imigraçao, eu era super antenada em conhecimentos gerais, mas agora tô bitolada, aprendendo uma nova lingua e uma nova cultura, sinto-me até egoista por estar pensando exclusivamente em mim, mas nao tem jeito, a gente nao da conta de tudo e minha prioridade é em me adaptar por aqui.
    Boa sorte ai com sua calculadora rsrs Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana
      Obrigada por reservar um tempinho em escrever aqui ;)
      Vamos ficar calmas. Uma hora as coisas vão fluir. Boa sorte aí com suas tarefas e adaptação.
      Um grande abraço
      Priscila

      Excluir
  2. Oi Priscila!

    Adorei o post, ri horrores!
    Justamente no semestre passado estudei esse "felomeno" linguistico do qual voce falou... Peguei uma materia x na McGill e tive que fazer uma pesquisa, escolhi observar quem acaba fazendo isso com mais frequencia. Surpreendentemente isso ocorre mais com jovens adultos e adultos (25-40), independente de ha quanto tempo eles estao aqui. Eu diria que tem mais a ver com "com qual comunidade voce se identifica mais, ou quer se identificar" do que com idade ou tempo de imigracao. Mais ou menos a mesma razao pela qual tantos adolescentes no mundo inteiro misturam ingles com a propria lingua e tal... Talvez essa seja a forma de o seu cerebro te dizer que sim, ele esta 112% de buenas com essa coisa de imigracao e que se for pra se integrar que seja por inteiro (processos cognitivos inclusivamente! :D)

    Quanto aos numeros, 7 anos depois eu ainda tenho que perguntar para o namorado-tradutor-de-imperial "how many cm/km/kg is that?" voce definitivamente anda melhor que muita gente!!!

    Cheers,

    Babi Lapin
    (ah sim, e a gente se acostuma com a falta de acento tambem... :( )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Babi,
      Obrigada pelo comentário.
      Fico feliz em saber que não sou a única com a sensação de emburrecer. E quanto ao sistema de medida, não tenho a opção de "não aprender". Vou ter encarar a bagunça do sistema imperial mesmo :)
      Um abraço
      Priscila

      Excluir
  3. Oi Priscila!

    Adoro o seu blog! E como já te disse em um comentário de outro post, também sou arquiteta e em breve estou chegando em Vancouver.
    Confesso que me assustei um pouco com esse post. rs Emburrecendo? Deus... eu já me sinto assim aqui no Brasil! Será que vai piorar? Não imaginei que seria possível ficar pior do que estou aqui. A correria é tão grande, que só tenho tempo de trabalhar. Quase não leio ou ouço notícias sobre o mundo, Brasil...! Juro que acreditei que no Canadá iria melhorar, já que, aparentemente, as pessoas têm um pouco mais de tempo para se dedicar às outras coisas que não seja trabalhar 16h por dia (ou mais), sete dias na semana. Tá... estou exagerando um pouquinho... mas não muito. Você sabe como são as coisas por aqui.
    Mas enfim... vou esperar para ver o que acontece! Mas você se arrepende da sua decisão de imigrar?
    E outras dúvidas, você trabalha com o que agora? Arquitetura ou Design de Interiores? Você trabalha como tecnólogo em Arquitetura, ou você conseguiu validar o seu diploma? Qual a carga horária de trabalho? Desculpa se eu estiver fazendo perguntas já respondidas em outro post. É que ainda não consegui ler tudo.
    Bem...já falei demais! rs
    Abraços! E boa sorte! Sei que você irá conseguir driblar os problemas! Li o seu post sobre o outro emprego, e você conseguiu superar as dificuldades. Vai consegui novamente! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carolina

      Não quero desanimar ninguém, fica calma. A tendência é que você tenha muito mais tempo para a vida pessoal aqui. É verdade que a maioria das jornadas de trabalho são respeitadas. Mas isso vai depender da empresa e posição. Aqui é muito comum as pessoas trabalharem part-time. E entenda que isso não necessariamente significa meio período todos os dias. O termo “part time” está relacionado ao tempo de trabalho semanal, e muita gente tenta trabalhar duas ou três vezes por semana apenas, mas jornadas de 8,5 horas, o que daria mais ou menos umas 25 horas/semana. Claro que a receita também é pequena, mas muita gente prefere ter uma vida mais simples e trabalhar menos mesmo. Mas isso, vai de pessoa para pessoa. A questão que pega o imigrante é que no início de vida por aqui, há muita coisa para se aprender em relação ao país, e isso consome tempo e dedicação. Acredito que depois de um período isso passa (espero). No meu caso, como mencionei no post, quando tenho tempo sobrando para ler notícias, priorizo ler coisas sobre arquiteura e/ou inglês. No dia a dia, não sobra muuuuuito tempo para lazer. Hoje trabalho das 9am as 5:30pm, mas gasto duas horas de commute (1 de ida e outra de volta). Mas tenho mais tempo do que tinha antes no Brasil, pois aqui não levo trtabalho para casa e nem misturo vida pessoal com profissional. Não tenho email do trabalho no meu celular e coisas do tipo. Acho que esta é a maior diferença.

      Hoje estou trabalhando em um escritório de arquitetura que tem projetos tanto de interiores como de arquitetura bem diversificada. Não validei o meu diploma pois ainda não sei se ficarei trabalhando nesta área. Só pensarei nisso depois que eu tiver um tempo de experiência em arquitetura local e ter certeza de que é um mercado que vale a pena investir.

      E mais uma coisa, não me arrependo de imigrar. Apesar da saudades da minha família, gosto da minha vidinha simples daqui.

      Ufa! Espero ter respondido suas dúvidas
      Um abraço
      Priscila

      Excluir
    2. Obrigada pelas resposta, Priscila!

      Ajudou muito!!!

      Abraços!

      Excluir
  4. Fique tranquila, hoje em dia inventar palavras, termos etc é permitido... Veja que a nossa presidentA, disse que a "mulher também é sapiens ", então MENAS é permitido. kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora me preocupei mais ainda! Se eu estiver igual a ela significa que há emburreci de vez kkkkk

      Excluir
  5. Olá Priscila!
    Acompanho seu blog e adoro ler o que você escreve.
    Também tenho uma vontade de ir e já faço meus planos e tenho algumas duvidas.
    Meu marido é engenheiro civil e fico preocupada com o diploma dele e as possibilidades de conseguir um emprego. Você saberia me dar informações?
    Parabéns e sorte sempre.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Fica um pouco difícil falar sobre mercado de trabalho pois é um assunto muito abrangente, sobretudo de uma profissão que não é a mesma que a minha. Recomendo começar a sua pesquisa a partir da lista NOC, que indica as profissões que estão sendo mais favorecidas pelo governo canadense. Espero que sua busca se concretizem.
      Boa sorte
      Um abraço
      Priscila

      Excluir
  6. PRISCILA! rsr De coração srsrs imagino o que tu está passando, até por que, tudo é novidade num país de primeiro mundo srsr acabei de comentar com minha esposa, ao meu ver nós os Brasileiros somos o povo com maior índice de "diferença" do mundo, como bem colocaste, a matemática daí é diferente, eu já acrescentaria: globalizada rsrs Nós é que temos uma linha de ensino completamente de marte no que tange o mundo. Nossas escolas mal se ensina o inglês e ainda naquela linha "The book on the table" rsrsrs Sinceramente brazuca, sua vida está começando agora, pois daí em qualquer região do mundo (Tirando o Brasil) você poderá se dar bem em sua profissão com o vosso marido. Eu ainda não sou da área, pretendo fazer arquitetura fora do Brasil, e só tenho 3 meses para definir para onde darei o próximo passo. I do not speak english - Uso tradutor do google e confesso, não sei por onde começar. Não quero perder mais tempo por aqui, demorei demais da conta para abrir os olhos. Tenho 41 anos de idade e não vislumbro futuro promissor em nosso país. Já estive em Portugal, mas teve algo que não batizou sabe srs e aí lendo as suas declarações, percebo o quão necessário é para mim, sair daqui agora. TENHA FÉ, TENHA FOCO, e continue a "REAPRENDER" aquilo que usará em outra região do planeta, caso algum dia decida respirar outras culturas srs EStou de olho nos seus posts viu srs Queremos novidade rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Lima

      Obrigada pelo comentário.
      Se você realmente pretende sair do Brasil, sugiro fazer uma pesquisa sobre muitos países para ver qual pode te oferecer aquilo que procura. Depois de decidido o local, precisa ver quais são as possibilidades de imigração e política do país para receber imigrantes. É necessário verificar se você atende os requisitos exigidos pelo país escolhido. Se tudo estiver de acordo, você entrará com um processo para adquirir o visto e/ou documentos necessários para se tornar imigrante. Aí depois disso tudo, poderá fazer as malas.

      O Canadá é um bom país, mas isso não significa que é o ideal para todo mundo. Cada país oferece pontos positivos e negativos, por isso é muito importante avaliar bem o lugar para não perder tempo e dinheiro se arriscando a ir para qualquer lugar.

      Imigrar não é nada fácil, mas muita gente consegue e você também pode. É mais uma questão de pesquisa e paciência.

      Espero que você encontre aquilo que procura.

      Um abraço
      Priscila

      Excluir
  7. Oi Priscila,
    acabei de conhecer teu blog e confesso que já "virei-o". Me identifiquei muito com tuas palavras e tive a sensação de já nos conhecermos há tempos rsrs.
    Estou me mudando para Edmonton, e foi ótimo ouvir/ler algumas palavras confortantes e não só os perrengues.
    Um beijo e sucesso na sua jornada!

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Por aqui todo dia temos um perrengue e uma novidade rssss. Aliás, se você chegar no inverno por lá, vá preparada para o frio. Já escrevi sobre "como se vestir no inverno canadense". Aproveite algumas dicas para se preparar.
      Muita boa sorte para você! Você vai adorar este país :)
      Um abraço
      Priscila

      Excluir