sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

- A viagem da Jesse e Bart (dogs)



A viagem dos cachorros foi milimetricamente planejada por nós para minimizar o sofrimentos deles, aliás, melhor do que a nossa própria.

Levá-los nunca foi uma dúvida. Isso sempre fez parte dos nossos planos, mesmo porque os consideramos nossos filhinhos. A dificuldade estava em saber como seria a viagem deles e como seria a adaptação ao Canadá, sobretudo pela diferença de clima.

Os nossos cachorrinhos tiveram que ir obrigatoriamente como "carga" por causa do tamanho e do peso, conforme post "Passagens e datas marcadas". Por isso, a viagem deles foi agenciada por uma empresa especializada.

Como parte da viagem, tivemos que cuidar de muitos detalhes que incluíram check-up da saúde deles, laudos veterinários, caixa de transporte, documentações, vacinas, taxas na cidade que iríamos, etc. E não foi pouco preparo, mas entre todos os itens, sem dúvida a parte mais dificil foi adaptá-los à caixa de transporte na qual teriam que ficar por mais de 30 horas contínuas. A vantagem do Canadá é que não exigem quarentena, o que já foi um alívio.

Em relação às caixas de transporte, para o caso do Bart houve uma peculiaridade. Como ele é da raça Pit Bull, tivemos que comprar da própria empresa um modelo específico, feito em madeira e com alguns furos. No início ficamos morrendo de dó dele, mas depois, queríamos uma igual para a Jesse. Por ser de madeira, a caixa é muito rígida e estável, o que é muito bom porque não sofreria tanto com turbulências e instabilidades do vôo, pouso e decolagem.

Caixa de transporte do Bart

Já a Jesse, foi um caso um pouco mais complicado. Ela é uma cachorra super nevosa, medrosa e ansiosa, sem falar que é grande e espaçosa. A pequena cachorrinha mede 1,20m de comprimento (sem o rabo),  por isso, fizemos questão de comprar a maior caixa que existe no mercado, de preferência uma "mansão de transporte". Queríamos oferecer o maior conforto possível, conclusão, compramos uma caixa que é usada para transporte de São Bernardo. Foi muito difícil de achar e sempre que encontrávamos para comprar, custava muuuuuuito caro. No fim, optamos pela Pet Tour 70.  Onde compramos? No próprio Canadá, em uma viagem que o Mauricio fez para lá ao longo do ano de 2012. No Brasil o preço médio é de R$ 1.500,00, mas lá foi comprada por CAN$ 250,00. Esperávamos que isso facilitasse um pouco a viagem dela. Nem conseguíamos imaginar qual seria a reação da nossa princesa, coitadinha!


Caixa de transporte da Jesse


Bom, definida a empresa (Carga Viva Export), agendada a data da viagem deles, saúde em ordem, documentos e laudos em mãos, restava a nós adaptá-los às suas respectivas casinhas. As caixas ficaram em nossa casa por mais de um mês, ocupando a nossa sala e escritório. Quase tivemos que sair do apartamento para que coubessem lá. Mas isso faz parte do negócio. E a reação deles? O mais inesperado possível. O Bart amou as caixas, tanto a dele como a da Jesse. Sem nenhum tipo de medo ou constrangimento, ele entrava sozinho, acomodava-se e tirava a maior soneca (do tipo de dar inveja). Já a Jesse foi um sacrifício convencê-lá a entrar. Ficar lá dentro então, nem por decreto.

Durante o treinamento de adaptação da Jesse à caixa, o máximo que conseguimos dela foi que ficasse lá dentro deitada por uns 20 minutos. A situação estava difícil, ela só precisava agüentar mais umas 30 horas. Coitada!

Bom, para aumentar a nossa apreensão, quando embarcamos para o Canadá (25/12), a data deles ainda não havia sido confirmada pela Cia Aérea. A justificativa eram as nevascas. Quando chegamos em Vancouver, ainda enquanto esperávamos nossa bagagem na esteira, ligamos para a empresa responsável pela viagem dos cachorros e, Graças a Deus, confirmaram o embarque deles para dia 27/12 saindo do Brasil e chegando em Vancouver no dia 28/12, às 21:00h (horário local). O itinerário foi definido da seguinte forma:

- 12:00h (Brasil) translado de casa para o aeroporto de Cumbica
- 16:00h (Brasil) vistoria pelos órgãos brasileiros
- 23:00h (Brasil) embarque pela Continental com sistema Pet Safe
- 06:00h (Houston) conexão nos EUA onde ficaram 12 horas esperando pelo vôo para Vancouver. Lá passaram por um tipo de "desestresse" em uma área reservada para animais. Além disso, foram avaliados pelos órgãos americanos e monitorados por veterinários enquanto ficaram na espera do próximo embarque.
- 18:00h (Houston) embarque para Vancouver
- 21:00h (Vancouver) chegada no Canadá

Quando o Leandro (irmão do Mauricio) nos ligou dizendo que a empresa responsável já havia ido buscá-los em casa bateu o desespero em nós dois. Eu em particular comecei a chorar e fiquei em pânico com medo que algo acontecesse com eles.

Quando deu 21:30h, no dia seguinte, fomos buscá-los no aeroporto no setor de carga, da Cia Aérea Continental. Tivemos que pagar umas taxas e tudo isso levou mais uma hora de agonia, e até o momento não tínhamos notícias dos cachorros, apenas guias para pagamento.

Depois de tudo pago, o rapaz da Cia Aérea pediu que fôssemos retirá-los no portão ao lado pois eram muito grandes. O homem que foi nos entregar as criancinhas primeiramente fez umas perguntas que quase nos mataram do coração:

- The Pit Bull is your dog?
- Yes, yes, yes
- Was he sick?
- He is old, why? Where is he? Is he good?
- Because there is a milk in his eyes...
- Ufa! Is that it? So that is ok, because he is old.... Can I see him?

Aí a pessoa nos trouxe os cachorros.

O Bart estava deitado, com aspecto de exausto e sonolento. A Jesse estava sentada e apavorada. Mas nem pensamos muito, abrimos os lacres das caixas o mais rápido que pudemos e eles fizeram a maior a festa quando nos viram. A Jesse pulava e corria como se fosse um carneiro. No mínimo devia estar tentando alongar os músculos nas perninhas. Tadinha!

Mas o sufoco havia acabado. O rapaz da Cia Área nos instruiu de que provavelmente eles passariam por uma semana com comportamento atípico e que isso era comum. Mas nossos filhos foram heróis. Nada de comportamento estranho, ao contrário, foram eles mesmos!!! Depois de mais de 30 horas de estresse, fizeram festa, nos beijaram, choraram e ficaram muito bem.

Finalmente chegamos em nossa nova casa, onde as caminhas novas os aguardavam com cobertores e brinquedos. Demos janta para eles e foram nanar. O primeiro sonho em terras canadenses!


Os dogs ainda no aeroporto após a chegada

Abaixo, segue um vídeo do treinamento da Jesse para se adaptar à caixa de transporte (com som). Para ver com o som, sugiro ver pelo computador através de um navegador.
Caso prefira ver pelo youtube, utilize o link http://youtu.be/FA1659J0hnY



Ao escrever um comentário para o qual espera uma resposta, por favor, indique um email de contato. Comentários com emails de contato não serão publicados.

10 comentários:

  1. Muito bacana!
    E o vídeo ficou muito engraçado...ainda bem que deu tudo certo, Pri!!
    Esses peludos sempre superam nossas expectativas né??
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles sempre superam as nossas expectativas. É impressionante!!!! Cachorro é incrível, só quem tem sabe!!!!
      Obrigada Bel. Pelo comentário. Bjs a vicê e todos em casa.

      Excluir
  2. Pri já fiz um comentário lá no primeiro post e agora estou lendo seu blog inteiro. Nossa esta esclarecendo milhares de dúvidas que eu tenho.

    Eu tenho dois Yorks que não pesam nem 2,5kg pelo que estava lendo acho que vou conseguir leva-los junto comigo na cabine, mas eles são muito frageizinhos. Morro de medo de não se adaptarem...

    karolturcato@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karol.

      Certamente você poderá trazê-los na cabine com você, o que facilitará muito a viagem dos peludos. Quanto a adaptação, com certeza dependerá muito de cada um deles, mas para ser sincera, eu nunca ouvi história de cachorro que não tenha se adaptado. Pelo contrário, em geral eles vivem muito melhor aqui. No inverno eles se divertem com a neve. Nas outras estações, as áreas verdes são um paraíso para correrem e se divertirem. Acredite, Eles são muito mais fortes do que você imagina. Toda a fraqueza que achamos que eles tem é coisa da nossa cabeça!!!

      Venha tranquila com seus amados cachorrinhos!

      Um abraço
      Priscila

      Excluir
  3. oi Priscila! Estamos de mudança para Winnipeg em agosto e estamos com dificuldade pra levar a nossa pet. Existe um embargo de verão e as companhias aéreas não levam os animais, só a partir de setembro. Você tem ideia de preço para enviá-la sozinha? abs,
    Ana Ligia Coelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana,
      Eu não me lembro ao certo quanto gastamos porque foram vários gastos separados ao longo do ano, incluindo a contratação de uma empresa de transporte (passagem aérea + documentos), kinnel, vacinações, etc. Mas pelas contas que fizemos, no final gastamos com cada cachorro em torno de uns 4 mil reais com tudo. Lembrando que os nossos pets são de grande porte, então isso também implica em custo. Só o kinnel do Pirbull foi mil reais.
      Acho que vale a pena você consultar uma empresa para ter uma idéia de valor atualizado.
      Um abraço
      Priscila

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Olá, estou mudando para o Japão e irei levar meu cão ,um pit bull, contratei a empresa Carga Viva para cuidar de toda a documentação. Vi que foi vc mesma que fez o desembaraço no aeroporto né, é muito complicado? Pois estou pensando em contratar uma empresa para fazer isso.Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana
      No meu caso, a empresa Carga Viva fez toda a documentação. Eu só fui pegá-los no aeroporto, mas já com a papelada em mãos. Teve um procedimento a seguir e pagar algumas taxas na hora de pegar os pequenos, mas nada muito difícil. Boa sorte e boa viagem para vocês :)
      Um abraço
      Priscila

      Excluir