quinta-feira, 1 de agosto de 2013

- Organizando e decorando a casa no Canadá (Vancouver)





Junto com qualquer mudança vem o planejamento, a organização e a decoração. Como arquiteta eu deveria estar tranquila e feliz, afinal é algo conhecido certo? Errado! Na verdade comigo foi exatamente o oposto!!!

No Brasil, sempre cuidei do meus projetos pensando nos mínimos detalhes, não só para os clientes, mas para mim mesma também. A questão é que isso acabava exigindo um investimento relativamente alto, sobretudo porque eu preferia serviços personalizados. Foram raríssimos os casos em que comprei móveis prontos, principalmente porque tentava aproveitar cada canto possível, mas isso fazia parte da natureza do meu trabalho.

Quando você passa a viver em outro país, é inevitável mudar o jeito de ser e de pensar pois querendo ou não, o universo passa a ser outro. Depois de anos projetando, calculando, dimensionando e personalizando, exatamente no momento da nossa mudança fui obrigada a deixar absolutamente tudo de lado e me adaptar ao nosso novo modo de vida, ou seja, sem dinheiro, sem espaço, sem marceneiro, sem marca nos móveis… para resumir, sem nada! E isso é muuuuuito difícil. Talvez para algumas pessoas seja algo simples, mas para mim que vivi disso até hoje, nossa, é uma crise existencial (que exagero!!!). Mas como já falei aqui no blog e vou repetir: para ser imigrante tem que estar disposto a mudar, e quando digo isso, me refiro a mudar mesmo. Ok, ok, esta foi a premissa da imigração certo???  Mas tenho que admitir, é F*** !!!

Apenas para esclarecer, não estou abrindo mão dos meus conhecimentos e experiências profissionais, apenas no momento da minha mudança tive deixar isso um pouquinho de lado! Continuo sendo arquiteta!!!

Bom, indo ao assunto que interessa, falarei da minha experiência na decoração do novo apartamento, lembrando que estou alugando um imóvel, e não comprando.

O CONCEITO

Em geral, os imóveis vem com todos os acabamentos prontos, persianas (simples, mas funcionais), luminárias (as principais), gabinetes nos banheiros e a cozinha equipada com armários e eletrodomésticos pesados como geladeira, fogão, exaustor (não é coifa) e lava-louça. Em alguns casos, se der sorte, com microondas. A parte da lavanderia vai depender do tipo de imóvel que alugar, pois pode ser independente (dentro do próprio apto já com as máquinas e só para você, que é o ideal) ou comunitária (fora do apto em um espaço comum para outros residentes também usarem).

Sabendo disso, o primeiro passo é admitir que você viverá num patchwork, pois parte das coisas serão suas e parte serão originais do imóvel.

Em segundo lugar, você deve aceitar que se não for o primeiro imóvel que estiver morando no Canadá, pode ser que as coisas que você já tem não combinem com as existentes da “nova casa” (normalmente móveis da cozinha). Aí o negócio é tentar dar uma integrada ou assumir de vez que a cozinha (geralmente tipo americana em aptos pequenos) será diferente do resto mesmo. Nem sempre dá para ter o ideal né!!

OS MÓVEIS

A questão dos móveis é algo muito particular, umas pessoas preferem o bonito, outras o prático, algumas o confortável e eu (claro), quero tudo junto (kkkkk). Ok, ok, eu sei que todos querem isso, mas se não conseguir conciliar, pessoalmente eu dou preferência para o prático, confortável e o bonito, necessariamente nesta ordem. Pensando nisso, fomos às compras para adquirir alguns itens que precisávamos.

Naturalmente como arquiteta sofri, mas percebi que o importante neste caso é aceitar ter as coisas mais simples possíveis para não gastar muito $$ em algo que será temporário. Não adianta, pesquisei bastante e definitivamente não há lugar melhor que o Ikea para mobiliar a casa com preço baixo. Mas mesmo lá, fique atento aos valores pois é possível sim gastar muitos e muitos dólares. Para se ter uma idéia, você pode encontrar sofá com as mesmas dimensões (e modelos diferentes) nesta loja, sendo um a CAD$ 500.00 e outro a CAD$ 2,000.00. Portanto cuidado!!! Não se empolgue achando que só porque está lá vai economizar, não tem jeito, tem que garimpar.

No nosso caso, fomos para o segundo imóvel e tivemos que aproveitar algumas coisas que acabamos adquirindo para usar no primeiro. O apartamento anterior que nós alugamos já era mobiliado, mas ainda assim precisamos comprar alguns itens para complementar o que existia e melhorar o espaço (estante, criado-mudo, rack, etc). O problema foi que acabamos tentando combinar com o que já tinha por lá e não era muito do nosso gosto pois era tudo escuro e o ambiente era meio “pesado”. Mas não teve jeito, tivemos que aproveitar cada item e acabamos seguindo pela mesma linha do anterior, quase tudo escuro :(

Para terem uma noção de algumas aquisições nossas, para sermos práticos compramos um sofá que estava em promoção super confortável e que pode trocar o tecido a qualquer momento. Ele vem com uma capa bem legal e no próprio Ikea vendem outras cores avulsas, além de poder lavá-la na máquina. Também compramos umas mesinhas laterais pelo valor de CAD$ 12.00 cada uma. Tudo bem que é não é super resistente, mas para uso de apoio está valendo. Não achamos nenhuma cadeira que nos agradasse e optamos em comprar uma estante que transformamos em banco incrementando com umas almofadas. Não é o que queríamos mas ficou bem bancana. 

COMPRAS NOS EUA

Alguns itens do apartamento acabamos adquirindo nos EUA. Era 4 de julho e as coisas ficaram com preços imperdíveis no meio de um monte de promoção por causa do feriado. Fomos buscar próximo a Seattle e trouxemos no carro, tudo certinho. As coisas estavam tão baratas (chegamos a comprar coisa com 75% de diferença por causa da promoção) que quando entramos no Canadá o valor de tudo o que trouxemos não atingiu a cota permitida de uma única pessoa! Valeu a pena! Mas foram coisas simples. A maioria ficou por conta do Ikea mesmo.

Quando se cruza a fronteira entre os dois países, assim como no Brasil, você deve declarar o que está trazendo e há um limite liberado por pessoa. Fizemos tudo certinho.

Apenas para complementar a informação, é comum as pessoas fazerem compras nos EUA e trazerem para o Canadá. Nós em particular damos preferência para produtos canadenses quando há a opção, mas isso nem sempre acontece. A própria Amazon e Ebay americanas são bem mais completas. Mas vale lembrar que tudo o que você compra fora do país é tributável. A mesma taxa que seria paga em uma loja aqui é cobrada em itens importados, podendo chegar até 12% em Vancouver, dependendo do caso e do imposto que deverá ser pago. 

Para se ter uma idéia, quando se compra algo na Amazon americana, para muitos produtos (não todos) no momento de efetivar o pedido o imposto canadense já é calculado junto com o frete. Por isso, não se assuste quando o valor final apresentado for diferente do anunciado. Em alguns casos, o vendedor não manda o produto para cá, aí você terá que se satisfazer com a Amazon.ca.

O imposto também é cobrado em compras feitas em outras lojas, inclusive Ebay. Caso o vendedor não cobre a taxa automaticamente no momento da compra, a cobrança do imposto fica por conta da empresa responsável pela remessa (Fedex, UPS, DHL, etc) e é feita no momento da entrega através de cartão de crédito (eles levam a maquininha na hora), por isso, você deverá estar no local esperando a encomenda chegar. Caso não tenha ninguém para receber pessoalmente, aí o pacote terá que ser retirado em uma loja física da respectiva empresa conforme endereço informado por eles em uma das tentativas de entrega (geralmente umas duas ou três vezes)

Para resumir, é preciso calcular direitinho o total da compra porque muitas vezes o valor do imposto mais o frete internacional (mesmo sendo vizinho nem sempre é barato) pode ficar mais caro do que comprar no Canadá. É questão de pesquisar.

Também vale lembrar que sonegar imposto é crime é dá cadeia, por isso, não invente caminhos estranhos para economizar. O negócio é fazer tudo certinho né?!

ILUMINAÇÃO

Na minha modesta opinião, a iluminação pode fazer toda diferença no conforto do ambiente. Claro que os efeitos serão mais visíveis a noite, mas se você parar para pensar, no inverno em que 4:00 pm já o "dia" já fica escuro por aqui, esta dica pode fazer bastante efeito na sua sala e quarto. Abajur ajuda muito e pode ser um complemento interessante. No Ikea há várias opções começando por CAD$ 15.00.

DECORAÇÃO BARATA

Então, aí é uma questão mega pessoal e as dicas ficam mais difíceis, mas tem uma coisa que vale a pena mencionar: Dolorama.

Para quem nunca ouviu falar, o Dolorama é uma loja que tem em qualquer canto do Canadá (pelo menos em Vancouver) e é tipo uma loja de 1,99. Lá você encontra de tudo referente a miudezas e vale a pena conferir. Claro que você não vai comprar cristais e nem louças francesas, mas quebra um galhão. Para você que como eu, deixou no Brasil algumas Le Creuset e cristais para trás e já descobriu que dá para tomar vinho em taça de vidro e cozinhar em panela de Teflon (verdadeiro) sem gastar muito (com mesmo resultado!!!), também vai perceber dá para pegar algumas coisas no Dolorama e se divertir a beça. :)

Lá no Brasil achava uma graça aquelas pessoas mais simples que mesmo sem dinheiro vivia em ambientes bem decorados. Sem gastar muito, eu via que muitas vezes era mais uma questão de capricho do que financeira. É claro que todos querem o melhor, mas o fato de não ter dinheiro não pode justificar o desleixo, certo? Pois bem, eu adoro casa com cara de lar e não é porque agora estamos em uma situação mais simples deveria ser diferente. Não poderia abrir mão disso e largar as coisas de qualquer jeito, então, o Dolorama quebrou um galhão!

Para se ter uma idéia, comprei porta-retrato (de plástico, rssss) por CAD$ 1.25. Não é lá aquela maravilha, mas juro que na Target um igual (simples e de plástico também) era CAD$ 12.00. Plástico por plastico, fiquei com o do Dolorama. Saco a vácuo para organizar roupa de cama comprei por CAD$ 1.25 também. Quando peguei este item eu até pensei “nossa, vou comprar uns a mais porque se alguns não funcionarem ainda estará mais barato que os da Bed, Bath & Beyond (que é uma loja que eu amo!)”. Que a verdade seja dita, não perdi nenhum e todos funcionaram perfeitamente. Também peguei umas caixas organizadoras, cestos, umas canecas bonitinhas, velas, vidros, etc.

Claro que nada é de super qualidade, mas por CAD$ 1.25, não dá para querer um Cristal Baccarat né?

TRANSPORTE

A maneira mais fácil é o U-Haul. Nós não usamos porque não precisamos conforme já falado no post anterior. Mas para quem precisa, tem de todos os tipos e tamanhos.

CONCLUSÃO

Acredite ou não, estamos felizes (e orgulhosos de nós mesmos) por termos feito tudo de forma simples, sem excessos, sem marcas, sem luxo. E olha que nosso apto ficou uma graça, mesmo sendo um patchwork!

Queremos ir bem devagar por aqui e andar passo a passo. O que percebemos é que dá sim para ficar muito bem com o básico! Dá para não ser refém da moda e viver mais na simplicidade. Talvez, em um futuro, façamos as coisas diferente. Mas honestamente, espero não precisar gastar um centavo a mais do que o necessário. Espero que estes aprendizados não fiquem apenas para este momento.

REFLEXÃO PARA BRASILEIROS

Um professor (do meu curso de ingles, ainda falarei sobre isso) comentou que todos os brasileiros, absolutamente todos, se dão bem no Canadá. Ele disse isso claramente e ainda acrescentou que é um povo trabalhador, esforçado e de raciocínio lógico (??), e mais do que isso, não é acomodado. Mas ele disse que o brasileiro tem um enorme defeito que é o que atrapalha, não é paciente. Conversando comigo, ele disse que a primeira coisa que um imigrante deve ter é paciência e dar tempo ao tempo. Detalhe, ele é imigrante (do Afeganistão) e está aqui a quase 25 anos. O que me explicou é que nós brasileiros (e isso me inlui) somos imediatistas e segundo ele, não dá para estabelecer uma vida (principalmente aqui onde as coisas são lentas) em menos de 5 anos. Não adianta, o canadense tem um ritmo mais lento sim. Nós do Brasil não esperamos as coisas acontecerem e temos o costumes de criar objetivos a curto prazo, e diferentemente de nós, tanto o canadense como a maioria do mundo, cria “goals” a longo prazo. Neste dia em que conversamos sobre isso ele falou o seguinte: “Priscila, everything will happen, but you have to wait because everything needs time!" (Priscila, tudo acontecerá, mas você precisa esperar porque tudo precisa de tempo)

Well, quem sou eu para contrariar. Meu pai sempre me disse isso. Até pensei brincando “nossa, ele deve ter ligado para o professor” (rssss)

Enfim, agora com conceito novo de vida, o que vale é ser feliz!

Abaixo uma demonstração do cantinho...
















3 comentários:

  1. Nossaaa... Ficou ótimo Priscila!!!

    Abraços;

    Carol
    www.diariodebordoquebec.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol,

      Obrigada! A gente faz o que pode e do jeito que dá (cabe no bolso) né?! :)
      E vocês, já estão por aqui?!

      Um abraço
      Pri

      Excluir
    2. Queee nada! Estamos na fase do francês (ainda)... Mas não pretendemos esperar pelo processo para enfim irmos pro Canadá, na verdade estamos nos planejando ir como estudantes e podermos aplicar pelo PEC posteriormente, e neste caso vamos para Québec. Mas com certeza vamos conhecer Vancouver!!!

      Abraços;
      Carol
      www.diariodebordoquebec.blogspot.com.br

      Excluir