quinta-feira, 31 de outubro de 2013

- Halloween




Halloween, ou Dia das Bruxas, é comemorado todos os anos no dia 31 de outubro principalmente em países de língua inglesa, especialmente no Canadá, Estados Unidos, Irlanda e Reino Unido. Aqui por estes lados é um dia muito esperado pelas crianças, que aguardam anciosas pelas brincadeiras nas ruas e pela coleta de doces. Mas afinal, o que é o Halloween. Pesquisei, pesquisei e pesquisei e cheguei em um bilhão de histórias. Resolvi escrever apenas algumas, pois para relatar todas as explicações precisaria de um blog só para isso (rsssss)

UM POUCO DE HISTÓRIA ...

A origem do Halloween é um pouco confusa e se mistura entre duas histórias basicamente.

Uma delas é a origem pagã que não tem nada relacionado às bruxas. Na verdade, esta versão tem a ver com a celebração celta chamada Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos. Mas diferente do que muitos pensariam como algo triste, este culto era comemorado com festa e alegria, pois para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo. Sabe-se que as festividades do Samhain eram celebradas muito possivelmente entre os dias 5 e 7 de novembro (a meio caminho entre o equinócio de verão e o solstício de inverno). Eram precedidas por uma série de festejos que duravam uma semana, e davam início ao ano novo celta.

Já a outra versão seria de origem Católica e está relacionada à data que comemora o dia de "Todos os Santos" (01 de novembro). Como a maioria das grandes festas, esta também ganhou a sua celebração de véspera (31 de outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e "All Hallow Een" até chegar à palavra atual "Halloween".

Atualmente a forma com que o Halloween é celebrado tem pouco a ver com as suas origens: só restou uma alusão aos mortos, mas com um carácter completamente distinto do que tinha ao princípio. Além disso foi sendo pouco a pouco incorporada toda uma série de elementos estranhos tanto à festa de Finados como à de Todos os Santos.
Entre os elementos acrescidos, o mais conhecido é o costume dos "disfarces". Esta brincadeira começou lá trás ainda quando os europeus, assim como os celtas, também acreditavam que os espíritos retornariam à terra no Halloween. Como temiam que as almas ruins pudessem fazer algum mal, eles se vestiam como fantasmas ou criaturas malvadas para se disfarçarem de "mortos" e tentarem confundir os mal espíritos. (???)


ABÓBORA

 A abóbora é o principal símbolo do Halloween e isso também tem outra explicação e está ligada à adaptação da lenda de Jack o’lantern para o folclore norte-americano. Na Irlanda, acendiam velas dentro de nabos para afastar maus espíritos na festa celta de Samhain, que celebrava o fim do verão. O costume teria sido levado pelos imigrantes para os EUA e incorporado ao All Hallows Even (véspera do Dia de Todos os Santos), dando origem ao Halloween. Reza a lenda que Jack, homem que gostava de beber, cruzava com o diabo em seus porres e enganou o coisa-ruim várias vezes para não ser levado para o inferno. Até o dia em que, de tanto beber, morreu. Sua entrada foi negada no céu e também no inferno, já que humilhara o demônio em vida. Desde então, Jack passou a vagar com velas dentro de nabos para iluminar sua alma penada. Quando os irlandeses chegaram à América, teriam percebido que as abóboras eram mais abundantes por lá e passaram a usá-las no lugar dos nabos. Lembrando que o Halloween acontece no outono, época de colheitas. Assim, a fartura da abóbora está relacionada ao período do ano em que a festa acontece.


AS BRUXAS

As bruxas tem um papel importantíssimo no Halloween.
 Não é à toa que o dia 31 de Outubro é conhecida como "Dia das Bruxas" em português.
 Segundo várias lendas, as bruxas se reuniam duas vezes por ano durante a mudança das estações: no dia 30 de abril e no dia 31 de outubro.
 Segundo conta-se a lenda, chegando em vassouras voadoras, as bruxas participavam de uma festa chefiada pelo próprio Diabo.
 Elas jogavam maldições e feitiços em qualquer pessoa, transformavam-se em várias coisas e causavam todo tipo de transtorno. 
Diz-se também que para encontrar uma bruxa era preciso colocar suas roupas do avesso e andar de costas durante a noite de Halloween.
 Então, à meia-noite, você veria uma bruxa!
A crença em bruxas chegou aos Estados Unidos com os primeiros colonizadores. 
Lá, elas se espalharam e misturaram-se com as histórias de bruxas contadas pelos índios norte-americanos e, mais tarde, com as crenças na magia negra trazidas pelos escravos africanos.
 O gato preto é constantemente associado às bruxas devido à lendas, as quais citam que elas podem transformar-se em gatos e também devido à crenças, as quais pregam que os gatos são na realidade espíritos de pessoas mortas.
 Muitas superstições estão associadas aos gatos pretos.
 Uma das mais conhecidas é a de que se um gato preto cruzar seu caminho, você deve voltar pelo caminho de onde veio, pois se não o fizer, é azar na certa.


TRAVESSURAS OU GOSTOSURAS (Trick-or-treat)


A brincadeira de "doces ou travessuras" é originária de um costume europeu do século IX, chamado de "souling" (almejar).
No dia 2 de novembro, Dia de Todas as Almas (ou Finados aqui no Brasil), os cristãos iam de vila em vila pedindo "soul cakes" (bolos de alma), que eram feitos de pequenos quadrados de pão com groselha. 
Para cada bolo que ganhasse, a pessoa deveria fazer uma oração por um parente morto do doador.
Acreditava-se que as almas permaneciam no limbo por um certo tempo após sua morte e que as orações ajudavam-na a ir para o céu.



CANADÁ E O HALLOWEEN

Aqui em British Columbia o pessoal acompanha a cultura. As lojas também se prepararam para vender fantasias e doces aos montes. Tudo muito bem planejado. Para os adultos, resta a tarefa de rechear as casas com doces para distribuir para a criançada. Nada difícil pois são vendidas caixas preparadas com balas e chocolates temáticos em quantidades apropriadas. É possível comprar pacotes com 150 mini chocolates para fazer volume e não pesar no bolso. O preço??? É possível encontrar por CAD$ 6.00, nada muito caro. A idéia é a diversão! Mas o mais legal e divertido é andar pelas ruas e ver a decoração das casas. Algumas com super produções. Fantasmas, abóboras, luzes, morcegos, bruxas e todo tipo de enfeite possível. Para quem gosta de entrar no espírito, é um prato cheio de alegria. A cidade fica decorada e as lojas entram no clime.

Casa na vizinhança

E A NOSSA EXPERIÊNCIA

Bem, digamos que estávamos ancisosos para o nosso primero Halloween e até havíamos comprado uma fantasia para a Jesse, mas... o frio de 2 graus celsius e a chuva constante nos fizeram desistir de qualquer tentativa de comemoração na data com trick or treat. Apenas nossa amada peluda se divertiu fazendo successo entre as crianças. Além disso, nosso condomínio não permitiu o acesso de crianças para pedir os doces :( 
Conclusão, fomos a um restaurante beber um pouco e relaxar!!!

Jesse fantasiada
Jesse fantasiada


2 comentários:

  1. Que linda a Jesse!!! Fofura!!!
    Adoro o Halloween, não vejo a hora de estar ai e poder comemorar o meu primeiro também, deve ser muito divertido!
    Ano passado fizemos uma festa de Halloween em casa, foi muito divertido!!! Fato engraçado da festa: meu marido se fantasiou de Coringa e como temos uma afilhada que estava com um pouco mais de 1 ano, ficamos com medo dela se assustar com a maquiagem borrada do Coringa. Mas, assim que ela viu o meu marido de Coringa falou: é o Patati Patata??? Caímos na risada...
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Get Away, acho que seu marido podia repetir a "dose" de coringa por aqui. Acredito que as crianças locais entenderão mais o conceito já que elas não conhecem estes palhaços brasileiros (rsssss). Aqui os adultos também se fantasiam para entregar os doces e "assustar" as criançada. É bem legal!! Beijos

      Excluir