quarta-feira, 12 de novembro de 2014

- 1 ano de experiencia canadense


Nossa, o tempo voa! Hoje completo 1 ano de experiência canadense! Uhuuuul!!!! E tenho muito para comemorar, pois para mim, conseguir o meu primeiro emprego e me manter na empresa foi um verdadeiro desafio. É isso aí, 1 ano de Starbucks.

O meu trabalho não é nada de extremamente complicado, ao menos agora, depois de um  ano de prática. Mas no início foi tudo muito difícil pois tive que aprender algo novo e completamente diferente de qualquer experiência anterior. Talvez para algumas pessoas tudo pareça simples, mas para mim foi um tanto complicado aprender novas atividades, sobretudo trabalho prático e braçal. Até então, eu só havia tido experiências intelectuais que não exigiam habilidades físicas. Além disso, uma coisa é você fazer o que já sabe e para qual estudou e se preparou por anos, outra coisa é tentar algo completamente diferente de qualquer experiência passada. 

Mas dentro de tudo o que passei, sem dúvida nenhuma o maior desafio esteve (e ainda está) na adaptação cultural, principalmente as questões do idioma. Quando cheguei aqui no Canadá, eu não falava absolutamente nada de inglês, e quando comecei a procurar emprego, eu ainda não tinha nem 4 meses de estudos. Ou seja, era quase uma analfabeta (rssss). Mas o tempo foi passando e fui me adaptando. Atualmente já faço outras coisas além do básico, incluindo treinar co-workers. Cada dia, uma nova lição e mais um pouco de crescimento.

Quando comecei a trabalhar nesta empresa, o meu plano era ficar por lá por apenas 6 meses até que eu pudesse melhorar o meu inglês. Mas conforme o tempo foi passando, vi uma outra realidade e percebi que a experiência estava muito além do idioma. Reconheci que tudo o que haviam me ensinado a respeito do processo de imigração e da fase de adaptação nos anos iniciais era verdade. Entendi que tudo o que foi falado nos workshops em relação adquirir experiência canadense era algo muito maior do que simplesmente treinar a língua local. E esta compreensão foi me deixando mais confortável em ficar por mais tempo na Starbucks. Aprendi que eu precisava preciso daquilo por um período maior do que eu imaginava. Que a experiência tem me agregado valores que certamente me ajudarão no meu próprio futuro canadense. E a sensação que eu tinha de estar "perdendo tempo" foi tomada pela sensação de estar "ganhando tempo" através do aprendizado e novos conhecimentos. E espero que isso tudo possa ser algo sustentável quando eu me sentir preparada para um novo desafio, permitindo um futuro mais consistente e duradouro.

Hoje olho para trás e sinto muito orgulho de mim mesma. Primeiro, por ter enfrentado os meus medos. Segundo, porque me propus a passar por uma nova experiência que no Brasil eu jamais teria pensado viver, querendo ou não, para quem estudou muito é difícil admitir trabalhar em algo do tipo. Terceiro, por compreender melhor um novo universo que tem me ensinado muito, não somente como profissional, mas muito mais como pessoa.

E sim, a Starbucks foi a empresa que me deu uma oportunidade e acreditou em mim quando nem eu mesma acreditava. Foi a empresa que me acolheu, que teve paciência e me ensinou muito. Hoje só tenho a agradecer. 



12 comentários:

  1. Enfrentar medos e buscar novas realizações são para poucos.
    Parabéns e que você tenha muito sucesso!
    bj,
    J

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joice, obrigada pelo comentário.
      Suas palavras são sempre positivas e carinhosos. Obrigada pela força ;)
      Um grande abraço
      Priscila

      Excluir
  2. Essa sim é a maior prova da adaptação local, a humildade em aprender o novo. Sei exatamente oq é isso! Pois já passei por isso e desejo novamente a voltar a sentir isso... Parabéns!!!
    http://dianocanada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paula
      Obrigada pelo comentário!
      Espero que você ache aquilo que está procurando, incluindo este tipo de experiência novamente ;)
      Um abraço
      Priscila

      Excluir
  3. Oi, vc trabalha full time? Sempre tive curiosidade nos empregos daqui no canada que são de pe. Sim, sem cadeiras para sentar, sem descanso e quase tudo que vejo eh assim. Eu trabalhei no Brasil em Banco. Com minha própria escrivaninha. Depois fui secretaria de médicos. Eu não tinha uma escrivaninha, mas um balcão do tamanho de um corredor. Administrava clientes/pacientes de 4 medicos com computer, fax . telefone com 5 ramais e ainda tinha 1 hora para almoço. mais tarde trabalhei em escolas. Querdizer, sempre com conforto e sentadinha. Aqui vejo o pessoal todo de pe, no mall, caixas de mercado e me da uma pena danada. Como eh trabalhar no Starbucks? O desafio maior são os clientes ou os co-workes? Tambem quero te cumprimentar, tive um chamado qdo cheguei no Canada mas tinha filho pequeno e não quis assumir. Hoje sinto falta deste tempo ou experiência que não tive.Bjos marilia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marília
      Na Starbucks há trabalho full-time e part-time. Em ambos, as atividades são em pé o período todo. Dependendo da escala, a pessoa tem 1 intervalo (15min), ou 2 intervalos (15min + 30min), ou 2 intervalos (30min). Nestes breaks aproveitamos para sentar e comer alguma coisa. Não é algo de outro mundo e dá para aguentar. Antes de começar o trabalho eu também estava receosa de não conseguir ficar o shift todo sem sentar. Mas nem é tão difícil. Geralmente o dia é tão corrido que nem dá para sentir o tempo passar.
      Ficar de pé nem é problema. Uma desvantagem em relação a trabalhos em escritório é que nem sempre estamos bem dispostos (gripado, enxaqueca, etc) e temos que trabalhar sem enrolação. Não dá para fazer as coisas mais devagar, o ritmo é o mesmo independente de você estar bem ou não, sorrindo e tudo mais. Em compensação, você não leva "trabalho" e "problema" para casa. Outra grande vantagem de trabalhar na Starbucks é a flexibilidade de horário. É possível de vez em quando negociar dias e horários com o gerente para adequar a escala a compromissos específicos. Acho isso super conveniente.
      Quanto aos clientes e co-workers, acho tudo tranquilo. As pessoas de maneira geral são bem respeitosas por aqui, o que facilita a relação com todos. Claro que há diferença no comportamento ou pensamento, mas nada que interfira no dia a dia ou no trabalho. Também existem clientes mais exigentes, mas isso é em todo lugar certo?!
      E diferentemente do que as pessoas pensam, é um trabalho relativamente estressante, pois existe bastante pressão por parte da empresa e do cliente em relação a velocidade de preparo e qualidade e atendimento. Mas claro, que o grau de responsabilidade fica por aí. Não estou falando de nada super preocupante como ser arquiteto, médico, advogado, etc
      Para resumir, acho que é uma boa empresa, sobretudo para quem tem que começar do zero. Aliás, se você quiser recomeçar sua carreira, é uma boa opção pois a empresa está sempre de portas abertas para "iniciantes" ou "reiniciantes"
      Obrigada pela visita!
      Um abraço
      Priscila

      Excluir
  4. Oi Priscila
    Ha muito tempo acompanho seu blog e seus relatos e admiro demais sua humildade .Infelizmente para muitos brasileiros preconceituosos , o seu trabalho e considerado como sub emprego, ainda mais para uma pessoa com a sua formaçao;considero seu emprego como um grande portao aberto para um futuro promissor no Canada.Acabei de fazer o landing e teria a maior satisfaçao em ter um primeiro trabalho igual ao seu;sou medico.Tenho amigos aqui no Canada que trabalham em cafeterias que estao igualmente satisfeitos.
    Parabens e continue assim que voce ira longe
    Abraçao
    ANDRADE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andrade, obrigada pela visita!
      Fico muito feliz em receber este tipo de força e super motivada quando leio comentários como o seu :)
      Se por um acaso você chegou por estes lados da costa oeste, fique a vontade para entrar em contato, até mesmo para pedir ajuda ou apoio se precisar. Muita boa sorte no seu processo de adaptação. Fique tranquilo que tudo vai dar certo!
      Um grande abraço
      Priscila

      Excluir
  5. Olá Priscila,

    Tentei te andar uma msg via google+, não sei se você chegou a receber!

    Parabéns pelo seu blog e pela tua força de vontade.

    Adriano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriano,
      Não sei ao certo se recebi a mensagem a qual você se refere. Em geral respondo todas. Caso você não tenha recebido nenhuma resposta, provavelmente não a recebi. Fique a vontade para escrever aqui pelo blog. Caso você coloque seu e-mail, o comentário não será publicado para manter a sua privacidade.
      Obrigada pela visita. Continue acompanhando nossas histórias que ainda virão mais coisas pela frente.
      Um abraço
      Priscila

      Excluir
  6. Pri,

    comecei a acompanhar seu blog hoje, por acaso, através do Galera do Processo e tenho que dizer que já varri o blog lendo os seus posts e estou gostando muito. Fiquei muito impressionada com a sua coragem e determinação na busca de um emprego, no desapego ao trabalhar em algo tão diferente do que estava acostumada.

    Eu e meu marido estamos indo para Winnipeg no meio deste ano e, apesar de ambos falarmos inglês fluente, sei que teremos que passar por situações como essa e desapegar do fato de sermos formados e termos experiência no Brasil, pois variavelmente precisaremos trabalhar em algo não relacionado.

    Espero ter a mesma força e determinação que você teve.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Natalie
      Fico feliz que esteja gostando blog :)
      Espero que algumas informações sejam úteis.
      Admito que esta fase inicial é bem difícil, sobretudo a questão do trabalho. Mas acredito que o ponto principal para tudo é o foco a longo prazo. Pensando no que queremos láááá na frente, é possível lidar com todas as coisas que aparecem e abraçar toda e qualquer oportunidade. Fica tranquila, dá para levar :)
      Boa sorte para vocês e fiquem firmes, afinal, os meios justificam os fins!
      Um abraço
      Priscila

      Excluir