domingo, 16 de novembro de 2014

- Plano 10: o que comer no Brasil durante uma visita rápida



Daqui uma semana iremos ao Brasil para visitar a família e ir ao casamento do meu cunhado. Ficaremos apenas 10 dias, o que é muuuuito pouco para matar a saudades das pessoas que tanto amamos. Não conseguiremos ver nem um décimo dos nossos queridos familiares e amigos, e isso nos deixa extremamente tristes. Infelizmente foi impossível estender esta viagem. Primeiro, por causa das condições da nossa amada cachorrinha Jesse. Segundo, porque não temos mais dias de férias no trabalho, e convencer os nossos chefes a serem generosos e nos darem uma mordomia já foi uma tarefa constrangedora. Mas enfim, vamos aproveitar o que dá, afinal, "temos que jogar com as cartas que temos na mão". Pensando assim, se são apenas 10 dias que temos, que sejam 10 dias maravilhosos!

Deixando de lado o emocional e em vésperas da viagem para o Brasil, já estou imaginando milhares de coisas brasileiras que vou querer comer. Muitos destes desejos e apetites estiveram ao meu alcance facilmente enquanto eu morava lá, mas com o conceito de tentar manter a saúde e o shape do corpo razoavelmente em ordem, eu procurava mantê-los a distância. Raramente eu me dava ao luxo de apreciar saborosos (e gordos) treats. Agora que é bem mais difícil ter qualquer um deles, parece que a vontade é muito maior.

Infelizmente não poderei cair em todas as tentações, caso contrário, vou explodir. E mais, tenho um casamento para ir, imagina que vergonha se o vestido não entrar ou ficar aquela barriguinha saliente safada que só aparece em momentos como estes?!?! De maneira nenhuma, vou ter que me conter em relação algumas vontades e "gordices".

Mas ainda assim e pensando de forma menos consciente, resolvi fazer uma lista para tentar organizar a agenda do meu estômago. Quem sabe não consigo atingir a minha meta com um bom plano estratégico para 10 dias em terras brasileiras (rsssssss). É claro que estou incluindo no projeto uma corrida diária de 10km para compensar parte do consumo energético né?! Sem brincadeira!

Então vamos aos meus desejos de 10 itens salgados (alguns deles nem tão brasileiros):

1) FEIJOADA: Quero uma feijoada com seus respectivos acompanhamentos, arroz branco, couve e farofa-fa-fa. Talvez uma  light seja a opção, se é que isso realmente é possível.

2) STROGONOFF: Tem que ser o strogonoff da minha mamãe, acompanhado com batata palha. Ok, sei que posso fazer o meu próprio, mas nunca fica igual. O dela é maravilhoso!!!! Além disso, ainda não vi batata palha aqui :(

3) ARROZ SÍRIO: Também tem que ser feito pela minha amada mamãe, preferencialmente com quibe frito. Este prato eu jamais farei porque é muito trabalhoso, além disso, o dela é incrível. Sei que este item nem é brasileiro, mas este mimo da minha mãe só tenho lá.

4) PIZZA BRASILEIRA: Adoro pizza e para mim qualquer uma sempre é boa. Mas estou com saudade de uma feito "a la moda Brasil", de preferência uma Portuguesa.

5) PASTEL DE FEIRA: Será que um de carne e um de queijo seria muito?

6) PÃO DE QUEIJO: Este talvez eu já pegue no aeroporto, contanto que esteja fresquinho, crocante por fora e macio por dentro, eu quero.

7) COXINHA: Nossa, preciso comer coxinha. Se puder ser da Ofner, melhor ainda.

8) TORTA DE FRANGO: A torta tem que ser feita pela minha sogra, que é uma delícia. Sempre bem recheada e com a massa fresquinha e sequinha.

9) PÃO FRANCÊS COM MORTADELA NA CHAPA: Este item é fácil, e acho que poderei matar esta vontade no meu primeiro café da manhã. Nossa, imagina só um pão francês fresquinho com aquela casquinha quebrando :P

10) POLENTA FRITA + MANDIOCA FRITA + BOLINHO DE ARROZ: Tudo de boteco, por favor. É claro, acompanhados de uma cerveja Original super gelada!

Claro que não vou esquecer dos doces né?! Mas achei que 10 itens seriam exagero, por isso cortei a lista pela metade e defini apenas 5 (como se fosse pouco). Desta forma, os doces poderão ser consumidos em dias alternados (rssssss).

1) AÇAÍ NA TIGELA: Já encontrei aqui, mas ter um açaí no Brasil é diferente e refrescante!!! Se possível, após uma corrida no Parque Ibirapuera. 

2) PÃO DE MEL: Pensei em pão de mel caseiro da minha sogra, e alguns da marca Pan.

3) CHOCOTONE DA BAUDUCO: Talvez uns três possam matar a minha vontade acumulada desde o ano passado.

4) TORTA MIL FOLHAS: Já comi por aqui, mas ainda não achei nenhuma igual às brasileiras. Talvez da doceria Di Cunto poderia resolver o problema.

5) SONHO DE VALSA + OURO BRANCO: Estes nem preciso comer lá. Posso trazer na mala, assim deixo umas calorias aqui para o Canadá.

Bom, espero não lembrar de mais nada até lá, porque matar a vontade de toda esta lista já vai dar um trabalhão e render um belo aumento de barriga. Talvez seja melhor eu não contar calorias e deixar para queimar isso quando voltar ao inverno canadense, afinal, correr em temperaturas baixas ajuda a queimar mais gordura e energia.

Claro que existem outros itens que poderiam fazer parte da lista, mas serão só 10 dias  para aproveitar, sendo que um deles terá uma festa onde certamente terá muita comilança. A minha dieta vai para os ares, não tem jeito.

E as vontades do Mauricio????? Quanto ao marido, parece que não existe tanta saudade dos quitutes brasileiros. Ele me disse que está com vontade de comer só três coisas específicas: torta de frango (da mãe dele), purê de mandioquinha e esfiha de carne, sendo que este último nem é comida brasileira. A esfiha é mais um gosto pessoal pois ele adora um restaurante que frequentávamos em São Paulo. 

Bom, espero que eu não seja a única louca a sonhar com gordices de vez em quando... E você, também pensa em algo do tipo às vezes?!


2 comentários:

  1. Oi Pri,
    Aproveitem a viagem e quando voltarem tem o Marche Sá, mercadinho portugues que vende batata palha, pao de queijo dentre outros quitutes brasileiros. Boa viagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana,
      Obrigada pela dica. Certamente irei lá quando eu voltar para manter minhas vontades de quitutes em dia!!!
      Endereço anotado!!!
      Um abraço
      Priscila

      Excluir