domingo, 30 de dezembro de 2012

- Finalmente, Canadá



Finalmente chegou 25/12/2012, data de ida para o Canadá. 

Agora estamos seguindo o Plano B, ou seja, desta vez o Mauricio ficará no Canadá e eu voltarei na metade do mês de janeiro ao Brasil para resolver umas coisinhas que ficaram para trás. Em função disso, o dia foi mais pesado para ele.

Como tudo na vida, existe sempre o lado bom e o lado ruim. Enfim, a ansiedade foi grande para a chegada deste dia, mas as despedidas nunca são fáceis. Confesso que ao longo do dia, o Mauricio pensou em desistir de tudo pois não queria se despedir da família. Mas foi forte e fez o que tinha que fazer. 

Para ficarmos mais tensos, dois dias antes da nossa viagem ficamos sabendo que os cachorros não poderiam embarcar na data marcada (26), que foi adiada para dia 27, mas  sem confirmação. A justificativa foram as nevascas que poderiam atrapalhar o desembarque deles nos EUA, onde fariam conexão. Teríamos certeza da data de ida deles somente no próprio dia 27. Às vésperas da nossa viagem, tivemos que correr atrás dos preparativos para eles ficarem mais alguns dias no Brasil.

Bom, a viagem começou em São Paulo e chegamos ao Canadá por Toronto, onde fizemos a conexão para Vancouver. Nossa entrada no país não teve surpresas e nem boas vindas, pois não foi a primeira vez viemos desde que recebemos nosso "Resident Permanent". Como já temos o nosso PR Card, entramos como residentes e nem pegamos fila. 

O maior trabalho foi lidar com as bagagens, que ficaram volumosas. No final, foram três caixas de papelão, uma mala grande e quatro bagagens de mão. O Mauricio já tinha deixado parte das roupas dele em Vancouver (onde esteve em novembro conforme post Procura de imóvel em Vancouver), então, o que ele trouxe desta vez foi menos do que esperado. Mas muita coisa dele ainda ficou no Brasil. 

Pegamos um carro alugado no aeroporto e fomos direto para o nosso apartamento, que eu ainda não conhecia pessoalmente, somente por fotos. O nosso novo endereço é ótimo, fica em um lugar muito bom, cheio de coisas no entorno que facilitam a vida de quem ainda não tem carro. O apartamento é pequeno, mas tem uma varanda excelente. Luxo zero, apenas o necessário. Alugamos o imóvel incluindo as contas básicas (luz, gás, água), tv a cabo, internet, telefone, impostos e móveis. A cozinha já veio com armários e equipamentos. Os móveis são simples, mas novinhos. Apesar do apartamento estar mobiliado, vimos que iríamos precisar de mais alguns armários para organizar as nossas coisas, pois o espaço que tinha disponível era insuficiente. Como arquitetos, fizemos um planejamento rápido do que seria possível melhorar, pegamos algumas medidas dos ambientes e resolvemos ir atrás de algumas soluções no Ikea (tipo a Tok Stok). 

Deixamos nossas coisas em casa e já fomos às compras. Na verdade, não compramos nada, mas como era Boxing Day (promoção do dia seguinte ao Natal), fomos ver se achávamos alguns móveis em promoção. Fizemos uma avaliação e deixamos para comprar com calma no dia seguinte. Enfim, já colocamos na conta alguns móveis e utilidades domésticas. Além disso, compramos comida e acessórios para os cachorros de adaptarem ao inverno canadense. A maior dificuldade foi a diferença de fuso horário de 6 horas. 

Após a chegada, passamos três dias arrumando o apartamento e providenciando o básico para o dia a dia. 

E como "plus" na história, fomos à delegacia fazer um Report (tipo Boletim de Ocorrência no Brasil) referente a perda de documentos do Mauricio. Em novembro passado, no dia que voltou ao Brasil, ele perdeu a carteira e não teve tempo para reportar o caso à policia. Fomos logo no dia seguinte a nossa chegada e, para nossa alegria, a carteira dele estava na delegacia. Quem a encontrou devolveu com tudo dentro, incluindo documentos, cartões e dinheiro. Que sorte!! 

Em resumo, apesar dos primeiros dias terem sido bem cansativos, deu tudo certo. 


Pensamento em paralelo:

Vejo que muita gente fala em fazer um "balanço" da vida para facilitar decisões. No nosso caso faremos uma lista de coisas significativas da vida no Brasil e da vida no Canadá com o propósito de comparar os países e ajudar na avaliação se esta valendo a pena estar aqui. Achamos esta idéia muito válida e realmente pode ajudar a dar uma baliza para tomarmos futuras decisões. Mas uma coisa é certa, a família nunca entrará nesta lista, pois a balança seria sempre desigual. Descobrimos que não podemos pensar em nossos pais, irmãos, parentes e amigos, como pontos de comparação entre os países, caso contrário, nunca teríamos nos dado a chance de conhecer o Canadá.

E a saudade? Ainda não a conhecemos nesta situação. Sabemos que será forte. A saudade é um sentimento traiçoeiro que nos prega umas peças de vez em quando. Mas também é um sentimento gostoso, afinal, só existe quando há amor de verdade. Por isso, deixaremos que o tempo nos ensine a lidar com a saudade. 





Ao escrever um comentário para o qual espera uma resposta, por favor, indique um email de contato. Comentários com emails de contato não serão publicados.

2 comentários:

  1. Que foto linda ! Comecei a sonhar já com a nossa chegada a Vancouver que, pelo plano A será dia 20 de abril já com esposa e filhos. Vi no planejamento de vocês tanto tempo para resolver tudo e nós teremos 90 dias para fazer tudo, incluindo vender tudo que temos por aqui, como apartamentos, carros, móveis, e tudo que temos no apartamento. Dando tudo certo, já sei que teremos arquitetos brasileiros aí perto para nos ajudar na montagem da nossa casa aí, que deverá ser em Burnaby.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vinicius. Realmente não foi fácil planejar. Confesso que diversas vezes quisemos vender tudo e sair correndo. Mas como temos negócios próprios em andamento, fomos obrigados a ser mais prudentes. Acabei de voltar para São Paulo para finalizar nossas pendências. O Mauricio ficou por lá junto com os cachorros. Vamos manter contato pois certamente, todos nós precisaremos de amigos!!!! Qualquer dúvida que eu possa ajudar, não deixe de perguntar! Um abraço, Priscila

      Excluir